18/12/2020 às 12h16min - Atualizada em 18/12/2020 às 12h16min

Carta política ou carta de político tentando manobrar bastidores?

O simples desejo do prefeito reeleito Airton Garcia, de convidar a reitora Wanda Hoffmann, para assumir a Secretaria da Educação, já provoca um burburinho danado Ácidas da Política

Um simples desejo (por enquanto) do prefeito reeleito Airton Garcia, de convidar a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Hoffmann, para assumir a Secretaria Municipal da Educação, já provocou um burburinho danado entre os profissionais da área. Mensagens que circularam pelas redes sociais e até uma carta encaminhada ao prefeito e aos vereadores, apontam que se esse desejo se confirmar, a categoria fará uma greve.

A carta

“Quando o povo chancela a reeleição por meio das eleições, significa que o governo foi aprovado. Votamos nos Senhores, pois a maioria de nós queria a continuidade dos trabalhos iniciados. Mudar as regras do jogo no meio da partida é desumano, estamos diante de um estelionato eleitoral. Nós, Profissionais da Educação, não aceitamos a Senhora Wanda Hoffman à frente da Secretaria”, diz a mensagem.

Outra citação

A carta ainda cita que a ainda reitora acabou de perder uma eleição dentro da Universidade Federal de São Carlos por compactuar com políticas neoliberais e antidemocráticas. “Não queremos isso para uma rede que sempre foi destaque pelo diálogo e pelas ações afirmativas que desenvolve Precisamos ser ouvidos! ”.

Mas de onde partiu?

O curioso nesta história toda é que a coluna consultou alguns profissionais da Educação, questionando sobre a carta, pessoas que tiveram ligação inclusive com o protesto que teve recentemente na frente da Secretaria da Educação. E elas não sabem de onde partiu essa carta.

Ninguém sabe

“Não sabemos que escreveu esta carta, não sabemos de onde ela saiu”, revelou uma fonte. Será que a Educação que é um “braço forte” da categoria de servidores está rachada? Ou será que estão querendo “rachar” a categoria. A coluna apurou que essa carta que originou uma reportagem publicada pelo Jornal Primeira Página desta sexta-feira, não partiu dos professores.

Manobras

A quem diga que essa “carta”, seria uma manobra de quem hoje ocupa posições de liderança na Secretaria de Educação e que são contrários a mudanças na pasta. Tem gente até que deseja o Nino Mengatti de volta. Seria esta carta uma manobra política interna? Perguntar não ofende?

Ele apareceu

E quem apareceu na mídia depois de um longo e tenebroso inverno foi o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi. Não, ele não apareceu apresentando algum projeto ou novidade em sua pasta. Apareceu em uma cerimônia online em homenagem aos vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2020.  

Parque do 29

A Prefeitura publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17) o Decreto Nº 572 que cria o Parque do 29 na região conhecida como Represa do 29. A área total é de 63.035,00 m² e terá como finalidade o uso público para atividades culturais e educacionais, recreação e lazer. Até aqui nenhuma novidade.

Parque do 29 II

Já o artigo 3º do Decreto cita que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação ficará responsável pela coordenação do processo dos planos de manejo, com a participação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA.

O que irá mudar?

O que será que se passa na cabeça de quem criou esse Decreto para o futuro dessa área que sempre foi esquecida pelo Poder Público. Será que alguma coisa boa vem por aí ou é apenas mais um Decreto para “inglês ver?”

Não pode soltar, mas pode comprar

O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano com apoio da Secretaria de Segurança Pública, PROCON, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, está realizando desde o início de dezembro um trabalho educativo e de orientação sobre o cumprimento da Lei Municipal 18059/2016 que proíbe manusear, queimar ou soltar fogos de artifícios e artefatos em locais onde haja a participação de animais.

Não pode soltar, mas pode comprar II

A Lei proíbe, ainda, soltar fogos em comemorações, porém esse ano, em virtude da pandemia e do cumprimento do Plano São Paulo, também estão proibidos a realização de eventos nas comemorações de Natal e Ano Novo. Oras bolas se é proibido soltar não seria mais fácil proibir a venda desses fogos?

Ah! tem mais

O Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo está orientando que para a comemoração das festas de fim do ano as famílias devem reunir no máximo 10 pessoas e que as comemorações devem ter curta duração e com a proteção total das pessoas mais idosas.

Ah! tem mais II

E que o Departamento de Fiscalização recomenda que não haja aglomeração de pessoas em chácaras e demais imóveis para evitar a disseminação da COVID-19. “O proprietário do local também poderá ser acionado na justiça e não somente quem realiza o evento. Lembramos que não está autorizada a realização de eventos comercias, com a venda de ingresso e aglomeração de pessoas”, disse Samir Gardini, secretário de Segurança Pública.

Visitinha

Então tá. Se você descumprir algumas das regras, já sabe, a “Força Tarefa Howwww”, pode bater aí na porta da sua casa. Fique esperto.

Ah, isso pode!

Agora diplomação de políticos no Fórum, festa da posse no Teatro, e outros eventos “políticos” como a festa da vitória do prefeito Airton Garcia, ocorrida em uma chácara da cidade, aí pode, não tem problema nenhum.

Bom final de semana

Algumas vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas para nos colocar na direção das melhores coisas que poderíamos viver. Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp