04/12/2020 às 13h52min - Atualizada em 04/12/2020 às 13h52min

As mudanças “drásticas” que não estão agradando ninguém

Professores P III realizaram um buzinaço na tarde de ontem, eles também se reunirão em assembleia para discutir uma possível greve Ácidas da Política

Maicon Ernesto/Radio Sanca Web TV

Os professores PIII, vem discutindo e dialogando com a Secretaria a mais de 1 ano, alternativas para resolver a hora/aula. No entanto, na última semana a Secretaria simplesmente ignorou todos os encontros, estudos e conversas e decidiu fazer de acordo com o "que pensa ser melhor", esquecendo todos os problemas que pode gerar ao professor. E claro isso mobilizou a categoria.

PI

Como se não bastasse o problema dos PIII, a secretaria ainda, em uma reunião com diretores de escola, anunciou que a falta de alunos impactaria no fechamento de 48 salas nas creches de São Carlos.

Tiro nos dois pés

Com todas essas medidas que desagradaram, as duas categorias se uniram. E com isso as ilustríssimas da Educação não contavam.

Ato

Os professores se uniram e fizeram um ato digno de respeito. Na tarde de ontem os professores fizeram uma carreata e um Buzinaço na frente da Secretaria de Educação, com direito a coroa de flores com a frase de duplo sentido "Luto pela educação". Boa sacada!!!

Impacto

O ato dos professores impactou o centro da cidade e caiu feito uma bomba no governo de Airton Garcia.

Ficou feio

Logo após o ato dos professores, a Secretária de Educação Cilmara Seneme veio a público dizendo que não fechará salas e que isso nunca foi dito.

Ficou feio II

Rola um áudio da Secretária nos grupos onde ela fala do fechamento das salas.

Na imprensa

Já na imprensa ela mudou o discurso e disse que poderá ocorrer o fechamento, pois hoje a demanda de matriculas está baixa. “Realizamos uma reunião com o departamento, conversamos com diretores e solicitamos que seja estudada uma forma de divulgar mais essas salas de aulas, que estão precisando de alunos. É difícil abrir uma sala sem aluno. Se não tenho aluno matriculado, fica difícil a abertura”, chegou a citar.

Professores P III estão P da vida

E o SINDSPAM estará realizando uma assembleia virtual com os professores P-III na próxima terça-feira (08). Na pauta está a discussão da análise da atribuição de aulas previstas para o dia 14 de dezembro e definição e mobilização para uma possível greve. Eita...

Pedras no sapato

Algo me diz que o prefeito Airton Garcia, terá grandes dores de cabeça no começo de sua próxima administração se algo não for feito de imediato na Secretaria Municipal de Educação. Ah! E na Gestão de Pessoas também.

Nos bastidores

O curioso desse protesto todo foi o que ocorreu nos bastidores. Os manifestantes marcaram como ponto de encontro dos veículos o estacionamento do Sindicato dos Servidores (SINDSPAM) que representa o funcionalismo municipal.

Não faz não, não faz não...

Teve um monte de “gente entendida e de puxa saco da prefeitura” que por meio de mensagens de whatsapp, tentou melar a manifestação, fazendo ameaças aos SINDSPAM, do tipo que por conta da pandemia, estava proibido qualquer tipo de protesto por conta da aglomeração de pessoas. Cabe ressaltar que não foi o SINDSPAM quem organizou a manifestação, mas está apoiando as reivindicações.

Antes das eleições podia

Interessante que antes das eleições os candidatos a prefeito, podiam fazer suas carreatas sem problema algum. Questionado a respeito, um dos entendidos, teria respondido que as carreatas podiam, pelo fato de estarem enquadrados pela Lei Eleitoral.

Nós entendemos

Eu entendi e a Sars-CoV-2, causadora da atual pandemia de covid-19, também entendeu. Carreata política não pega coronavírus, carreata de protesto pega. Simples assim.

Para encerrar esse assunto

Para a imprensa a secretária Cilmara esclareceu que a Prefeitura ainda não decidiu pelo fechamento e que pretende aguardar que a demanda seja efetivada. “Estamos falando em atribuir salas sem alunos, porém, se até março do ano que vem, não houver essa demanda, não teremos como manter”. A Secretária ainda destacou que tratam-se de salas de alunos menores, que são bebês de até 2 anos. “Não se sabe quando será o retorno das aulas presenciais. Nessa incerteza, as mães acabam não fazendo as matrículas.

Para encerrar esse assunto

Nas EMEBS a situação é oposta. Ela declarou que as salas estão cheia e com as demandas confirmadas. “Nosso intuito é pedir para a comunicação e a imprensa estimular os pais a realizarem a matrícula. Temos uma responsabilidade muito grande no cenário atual, que é atípico”.

Mais uma ação

E o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou na quarta-feira (2) outra ação civil pública contra o Município de São Carlos, pedindo em caráter liminar que sejam disponibilizados, de forma contínua, equipamentos de proteção individual (EPIs) “adequados e eficientes” para os profissionais que trabalham em unidades de saúde da cidade, incluindo os agentes comunitários de saúde.

EPIs

O MPT citou ainda que os EPIs devem ser aqueles recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, todos devidamente certificados. E mais, foi pedido ainda a Prefeitura fiscalize o comportamento das empresas terceirizadas contratadas para fazer a higienização das unidades de saúde, garantindo que elas forneçam aos seus empregados EPIs certificados e adequados para suas atividades. O processo tramita na 2ª Vara do Trabalho de São Carlos.

A quarta

Essa é a quarta ação civil pública ajuizada pelo MPT contra a Prefeitura de São Carlos durante a pandemia. Será que a Prefeitura não vai aprender nunca?

Boa pergunta

Gostaríamos de saber qual o destino que estão sendo dado aos semáforos que funcionavam, que de vez em quando queimavam um led aqui, outro alí e que aguentava a força das enchentes e que foram substituídos pelos “modernos” caixões do Coca Ferraz, que não aguentam uma enxurrada e que queima o temporizador toda hora?

Vai lá vereador

Seria interessante algum vereador dar uma voltinha lá pelos lados da garagem municipal (sim, ela ainda existe, apesar de estar ocupada pelos terceirizados) e ver como os equipamentos semafóricos “que funcionavam” estão armazenados.

Doação

Se não vão usar, bem que poderiam doar para cidades menores que tem a necessidade de semáforos em um cruzamento aqui, outro alí.

Tá podendo

Quem vem se destacando também nos últimos dias em São Carlos (Além de Edson Ferraz) é o Deputado Federal Júnior Bozella (PSL-SP). Ele esteve novamente na cidade na tarde de ontem, acompanhando a reunião técnica, que aconteceu entre a Defesa Civil do Município e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, para alinhar as questões relativas às enchentes causadas pela forte chuva do último dia 26 de novembro.

Tá podendo II

Bozella está confiante e declarou que o governo federal “deverá” encaminhar recursos para a cidade já na semana que vem. Uau! Se isso realmente ocorrer o “homi” vai entrar para a história.

Tá podendo III

A ministra Damares Alves prometeu mundos e fundos no começo deste ano e nenhum centavo do Governo Federal pingou para combate às enchentes.

O Deputado

Bozella tem acompanhado os problemas causados pela última enchente desde o início. Foi ele que intermediou o encontro de Airton Garcia com governador Dória que se comprometeu a ajudar com R$ 11 milhões. Foi ele que entrou em contato com o Ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), e marcou a reunião em Brasília, onde foi definida a realização de uma videoconferência entre os técnicos e a possível liberação de recursos.

O Deputado II

Esperamos que ele seja “forte” assim mesmo. São Carlos agradece.

Falando nisso

Na sessão extraordinária onde se votou em primeiro turno o orçamento de São Carlos para o ano que vem, destacamos aqui a declaração do vereador Azuaite em relação as enchentes. Ele ressaltou a importância do Plano Diretor de Drenagem Urbana no planejamento de ações contra as enchentes.

E emendou

"Não mais podemos atribuir aos deuses, como castigo imposto a um povo trabalhador, a culpa pelas enchentes. Nem mesmo podemos admitir as enchentes como algo natural, que sempre ocorreu e continuará ocorrendo eternamente. Muito menos, podemos aconselhar que as pessoas se mudem para outros locais. Existem soluções para tais problemas, recursos constituem uma questão de estabelecer prioridades. " É isso aí.

Bom final de semana

Toda manhã, quando você se levantar, decida se você quer ser feliz ou infeliz, e então insista nisso o dia todo. Fale conosco: “[email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp