27/11/2020 às 11h19min - Atualizada em 27/11/2020 às 11h19min

Como evitar que os comerciantes tenham prejuízos? Pergunta lá para o Toninho Calçados

Pois é prezados internautas, de novo a região comercial da baixada do Mercado Municipal, foi duramente castigada pelas forças das águas das chuvas desta quinta-feira (26) Ácidas da Política

 

Pois é prezados internautas, de novo a região comercial da baixada do Mercado Municipal, foi duramente castigada pelas forças das águas das chuvas desta quinta-feira (26) e dos seus córregos, os mais famosos, Gregório, Monjolinho e Simeão, esses os que passam por baixo da das ruas Episcopal e Geminiano Costa.

Histórico

Infelizmente nossa querida São Carlos enfrenta esse problema endêmico, que se manifesta desde quando a cidade começou a se urbanizar e esse problema, infelizmente sempre serviu de palavra e discursos em palanques políticos.

Culpa deles?

Não, não iremos criticar o prefeito Airton Garcia que foi reeleito, não iremos criticar o governador Dória ou presidente Bolsonaro. A crítica deve ser feita aos políticos do passado, lá atrás que permitiram que se construísse uma cidade “em cima de rios”.

Culpa deles II?

Quem autorizou a construção daquela galeria de lojas na Geminiano Costa? Quem mudou o curso do Gregório? Quem canalizou o Simeão? Quem autorizou a construção de bairros no passado sem se preocupar com o escoamento das águas pluviais?

Escancarado

Hoje temos as redes sociais que escancaram um problema antigo. Hoje todo mundo com celular na mão se tornou um repórter e ontem não foi diferente, tivemos uma avalanche de imagens e vídeos da destruição.

Motivo

Mas por qual motivo não iremos criticar os políticos de hoje. Simples, eles não tem culpa. Todo mundo pede providências, atitudes, ações etc...

Simples

A cidade foi mal construída desde o princípio! Não adianta agora culpar A ou B, uma obra para “tentar” consertar isso requer muito dinheiro e muito tempo, a baixada do mercadão precisa de reformulação urgente.

Velho problema

O problema é histórico e estamos colhendo os frutos do aquecimento global, excesso de impermeabilização da cidade, falta de obras de saneamento e infraestrutura (lagoas de de retenções nos bairros, captação das águas pluviais que atualmente correm livremente pelas ruas do centro, principalmente nas ruas Major, 7 de Setembro, Raimundo Correia, Getúlio Vargas entre outras), alargamento da passagem embaixo da ferrovia próxima a rotatória do Cristo, etc, etc. Ou seja, tudo o que não dá voto.

O PT foi o último que tentou

O nosso centro é velho, feio e não atrativo para ninguém investir na área pois, a cada chuva forte, tudo se perde. As gestões do PT foram as últimas que tentaram fazer alguma coisa, mas hoje percebemos que não resolve.

E não vai resolver

Mesmo que se invista milhões e milhões em obras, se continuarmos em cima dos rios, se continuarmos impermeabilizando as áreas “ainda verdes”, se continuarmos desafiando a força da natureza, iremos apanhar dela cada vez mais.

Poderia ser pior

Foi devastador, foi sim, mas poderia ser pior, a sorte que a região oeste da cidade, não choveu com a mesma intensidade, se não, teríamos um cenário ainda mais desolador.

Teimosos

O que chama atenção são alguns comerciantes que mesmo sabendo do caos que é a região, continuam investindo. Vejam só. Dois tradicionais prédios destruídos nas enchentes do começo do ano, foram reformados e alugados novamente. Uma perfumaria perdeu tudo de novo e uma farmácia só não perdeu tudo, pelo fato dos medicamentos não estarem expostos ainda para a inauguração.

Universidades

Algumas pessoas e analistas políticos ontem cobravam as universidades da cidade. Oras, o que mais se produziu dentro da UFSCar e USP nos últimos 30 anos, foram trabalhos, estudos, análises e projetos. Sabe para o que serviu? Ficar como objeto de estudo na internet. É só digitar no Google, enchentes em São Carlos e você terá acesso a todo esse material.

Revitalizar para revitalizar e revitalizar?

 O que não podemos permitir e isso cabe aos vereadores atuais, deixar a Prefeitura continuar a investir horrores em revitalizações de áreas que sabemos que serão destruída logo em seguida. Veja o Calçadão da General.  E agora querem investir alguns milhões na revitalização do “Shopping Beira Rio” na Alfredo Maffei. Para a água do Gregório levar tudo embora?

Até ele desistiu

Ontem nem mesmo a velha estátua do co-fundador da cidade, Jesuíno de Arruda, resistiu às forças da água e numa cena triste marcante foi embora sabe lá para onde, dando a impressão de estar abandonando a cidade.

Ele é o cara

Inteligente foi o Toninho Calçados, esse foi o único que tomou a atitude correta para evitar prejuízos com as enchentes. Depois de 40 anos sofrendo, ele abandonou sua tradicional loja na 9 de Julho com a Geminiano e foi para a parte alta da General Osório.

Nossa Solidariedade 

Amigo comerciante do centro da cidade de São Carlos, os nossos sentimentos e solidariedade pelas suas perdas materiais nesses tempos sinistros e se continuar insistindo nesta área, até a próxima enchente. É triste, mas é a mais pura realidade.

Bom final de semana

"Irmãos, precisamos respeitar o espaço da mãe natureza!" Fale conosco: [email protected]

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp