07/03/2019 às 09h29min - Atualizada em 07/03/2019 às 09h29min

Trabalhadores confirmam aviso de greve em assembleia

O vice-presidente do Sindicato, Vanderlei Strano, disse que a entidade trabalha na defesa da reparação financeira de parcela dos metalúrgicos demitidos. Desemprego

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, confirmou, na manhã desta quarta-feira, 6, o aviso de greve dos trabalhadores da Tecumseh do Brasil. A medida visa garantir um canal de diálogo com a empresa, que na última quinta-feira, 28 de fevereiro, demitiu 214 trabalhadores, nas contas da entidade que representa os interesses dos trabalhadores.

O vice-presidente do Sindicato, Vanderlei Strano, disse que a entidade trabalha na defesa da reparação financeira de parcela dos metalúrgicos demitidos. Na assembleia realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, ele ressaltou que a empresa feriu algumas regras trabalhistas, a estabilidade de trabalhadores em vias de aposentadoria.

De acordo com Vanderlei Strano, a empresa sustenta o foco da atual direção em fazer a Tecumseh crescer novamente. “Nós aguardamos que essa proposta dos trabalhadores prospere, caso contrário poderemos fazer uma nova assembleia no domingo para debater greve”.

Pressão

Na entrevista, Vanderlei Strano denunciou pressão psicológica dos trabalhadores. “Os trabalhadores demitidos deixaram os uniformes na empresa e ainda nesta semana, o material estava lá, num canto, para que todo o trabalhador empregado tenha a impressão que a coisa está, realmente, feia. Isso é para amedrontar o trabalhador”, acredita Strano.

A Tecumseh acusa os efeitos da crise desde o ano passado. Em outubro, a fabricante de compressores demitiu 60 trabalhadores e concedeu férias coletivas para 800.

Ainda no ano passado, em abril, a empresa anunciou um acordo com o sindicato da categoria e o Ministério do Trabalho para que 310 trabalhadores trabalhassem em ‘lay off’, se afastando do trabalho e se qualificando por dois meses e meio.

Em nota divulgada na semana passada, a Tecumseh do Brasil informou que desde 1973 vem contribuindo para impulsionar a economia em São Carlos e região, permanecendo assim ainda hoje, mantendo elevado número de empregos diretos e contribuindo para a criação de outros tantos empregos indiretos, bem como com o desenvolvimento econômico e a capacidade inovadora da região.

“Para permanecer competitiva e proteger empregos em meio a condições de mercado extremamente desafiadoras, a empresa reduziu o seu quadro de colaboradores. Na medida em que a Tecumseh busca melhorar a competitividade de seus negócios, a empresa reforça o compromisso com o crescimento econômico e a inovação tecnológica no Brasil”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp