01/10/2015 às 14h49min - Atualizada em 01/10/2015 às 14h49min

UFSCar oferece avaliação física para homens com idade acima dos 60 anos

Orientações e avaliação médica e fisioterapêutica ocorrem no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar do Departamento de Fisioterapia da Universidade

O Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar oferece orientações para sessões de exercícios e avaliação médica e fisioterapêutica a homens, com idade superior a 60 anos, que não utilizem medicamentos de uso diário, que não apresentem doenças cardíacas ou respiratórias e não utilizem medicamentos de administração diária.

Os voluntários serão submetidos a avaliação cardiopulmonar realizada por um médico, fisioterapeuta e educador físico, que vão avaliar a condição de saúde diante da realização de exercícios. Os participantes também receberão orientações dos profissionais de saúde para a prática de atividades físicas.

Os voluntários participam de três sessões de atividades, todas com acompanhamento de um profissional da área da saúde, compostas por teste de exercício cardiopulmonar em bicicleta ergométrica, um teste de exercício de repetição máxima para os membros inferiores em aparelho de musculação leg press e dois testes de exercício com 70% e 90% da carga máxima para os membros inferiores também no leg press. Os testes serão realizados com monitoramento de eletrocardiograma, pressão arterial e frequência cardíaca, além do registro de outros ajustes cardiovasculares e respiratórios.

As avaliações e sessões de exercícios fazem parte dos estudos da aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, Clara Italiano Monteiro, sob orientação de Ramona Cabiddu, docente colaboradora do PPGFt, e da professora do DFisio Renata Gonçalves Mendes. O objetivo do estudo é analisar os ajustes cardiovasculares e respiratórios, como alteração da frequência cardíaca, pressão arterial e acoplamento cardiorrespiratório, no período de recuperação após exercício resistido de membros inferiores em indivíduos idosos por meio de novas ferramentas computacionais.

"Os voluntários serão avaliados e se beneficiarão da análise de toda avaliação cardiopulmonar realizada com médico, fisioterapeuta e educador físico, que permitirá avaliar sua condição de saúde frente à realização de exercícios, além de receberem orientações dos profissionais de saúde para a prática dos exercícios", explica Clara.

Interessados podem entrar em contato com as alunas pelos telefones (14) 98112-2447 e (16) 99708-7713 e também pelos emails [email protected] e [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp