02/02/2023 às 12h27min - Atualizada em 03/02/2023 às 04h00min

Elanco lança website para estimular a adoção responsável de animais e reduzir o abandono ou a devolução de pets

O “Adoção de Responsa” foi idealizado para ajudar a conscientizar sobre a adoção responsável e evitar o abandono ou a devolução de cães adotados. O portal reúne conteúdo exclusivo com dados sobre abandono e ações para fazer a adoção dar certo; Organização Mundial da Saúde estima que hoje haja mais de 20 milhões de cães abandonados no país.

SALA DA NOTÍCIA Elabore Estratégia
Divulgação
 

“Quando você adota um cão, você muda a vida dele, mas ele também muda a sua. O processo de adaptação pode não ser simples no início e, infelizmente, é nesse momento que muitas pessoas desistem, abandonando-o (uma prática cruel e criminosa – há punições previstas em lei) ou devolvendo-o para o abrigo”.  

Esta é a abertura do novo portal do Movimento Adoção de Responsa, lançado pela Elanco Saúde Animal com o propósito de contribuir para a conscientização sobre como realizar uma adoção responsável e fazer a parceria entre pessoas e pets dar certo. “O conteúdo foi desenvolvido para estimular a adoção consciente de animais e reduzir casos de abandono, maus-tratos ou a devolução de cães adotados, o que traz muito sofrimento aos animais”, afirma Cristiano Anjo, gerente de marketing de Pet Health da Elanco para o Brasil e Cone Sul. 

A iniciativa conta com o apoio da ONG Cão sem Dono, do Projeto CAPA, da empresa Cuscoloko e tem a consultoria técnica de Renato Zanetti, zootecnista, mestre em Medicina Veterinária e especialista em comportamento animal. De acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil, veiculado no site do Governo Federal, há 370 ONGs atuando na proteção animal, tutelando mais de 172 mil animais, sendo que 96% deles são cães. Para a Organização Mundial da Saúde o cenário é ainda mais trágico e estima que mais de 20 milhões de cães vivam em situação de abandono no país.

A falha na adoção é uma das principais causas do abandono de animais, um crime previsto na lei brasileira. Segundo levantamento de Renato Zanetti, em sua tese de mestrado “Expectativas dos adotantes de cães domésticos (Canis lupus familiaris) e motivos de sua devolução”, de 2018, a duração média da permanência de um cão adotado, proveniente de abrigo, é de pouco mais de um ano (14,8 meses) no Brasil. Além disso, o estudo revela o lado triste das adoções: de um total de 189 animais, 15% foram doados pela própria família adotante inicial, 4,3% fugiram e 3,2% haviam sido devolvidos ao abrigo, ou seja, o processo de inserção do  cão no ambiente familiar muitas vezes é difícil e fracassa.

O website “Adoção de Responsa” surge justamente para levar às pessoas informações e orientação sobre como adotar e o que fazer para uma melhor adaptação do pet ao novo lar. Também convida quem está interessado em adotar um animal a refletir com mais cuidado e responsabilidade. 

“Sabemos que os pets fazem uma diferença muito positiva para a saúde física e mental de seus tutores. Com esse movimento, a Elanco e seus parceiros pretendem ajudar a transformar a vida de milhares de famílias e pets”, completa Cristiano.  

O Adoção de Responsa faz parte do Pet Pledge da Elanco: um conjunto de ações criadas para ajudar milhões de pets a receberem melhores cuidados por meio de trabalhos com médicos-veterinários e responsáveis em 90 países. 

Além do website e das parcerias que construímos para promover o tema, em breve teremos novidades que oferecerão um novo olhar. Para ficar por dentro das novidades e de outras iniciativas criadas pela Elanco, visite o nosso perfil no Instagram @Elancopets.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp