10/09/2022 às 11h14min - Atualizada em 10/09/2022 às 11h14min

Teia - Casa de Criação oferece atividades culturais gratuitas online e presenciais no mês de setembro

Aulas gratuitas de dança, skate, capoeira e produção cultural fazem parte do evento “Festival Teia 21 anos”.

Contramestre Guga Santos
Para quem gosta de cultura, esta é uma oportunidade imperdível. A entidade Teia - Casa de Criação continua oferecendo atividades culturais gratuitas através do evento “Festival Teia 21 anos”, mas há novidades, a partir do mês de setembro serão oferecidas oficinas presenciais e virtuais.

Neste sábado, 10 de setembro, o contramestre Guga Santos realiza uma oficina de Capoeira Angola que terá seu início às 9 horas na Feira Orgânica, que ocorre na praça da Biblioteca Municipal Amadeu Amaral no Centro de São Carlos. No período da tarde, a partir das 14h, será na Teia, localizada na rua Rua Antonio Botelho, 593 - Vila Prado.

No sábado 24 de setembro das 10h às 12h, o dançarino Iratã Rocha oferece também na Teia uma oficina de dança destinada à adultos. Para a molecada que gosta de skate, o Ricardo Riccó do Projeto Skate Cidadão oferecerá uma oficina nos dias 25 e 26 de setembro das 8h30 às 10h30 no CEU das Artes Emilio Manzano.

E, para finalizar o mês, Lucas Silveira ministra uma oficina de Elaboração e Execução de Projetos Culturais através da plataforma Google Meet nos dias 22 e 29 de setembro das 19h às 21h. Para as oficinas presenciais, basta chegar no local de realização, para a oficina online é necessária inscrição prévia através das redes sociais da Teia.

A Teia - Casa de Criação é uma entidade cultural que desenvolve atividades de produção e difusão de práticas culturais, artísticas e de formação coletiva, com experiência nas áreas de educação, cultura popular, arquitetura e meio ambiente. Para as oficinas do mês de setembro foram convidados integrantes da entidade e parceiros que desenvolvem atividades nas cidades de São Carlos, Campinas e Recife.

Para Iratã Rocha, integrante da Teia, participar destas atividades é um modo de agrupar grupos e público que a entidade costumava ter e da mesma forma “ conseguir atingir o público da Vila Prado com essas atividades, para que possamos ter uma boa interação com a comunidade desse bairro o qual pertencemos agora”, complementa.
 
Valorização Cultural
 
Um dos motes da entidade é a valorização de diferentes tipos de cultura e no mês de setembro a entidade oferece atividades da cultura popular à cultura urbana. Com a oficina do contramestre Guga Santos o objetivo é proporcionar a contextualização histórica, assim como a vivência rítmica e corporal da Capoeira Angola e sua influência nos brinquedos populares do estado de Pernambuco, dentre eles o passo do Frevo, a pisada do Maracatu Rural e o trupé do Cavalo Marinho.

Já na oficina de Dança, Iratã Rocha propõe um trabalho com o Contato Improvisação, Consciência Corporal e Improviso Cênico. No Contato Improvisação têm danças em duplas, trios ou grupos a partir de diferentes interações como peso, deslize, e carregamentos. Para desenvolvimento da consciência corporal será trabalhado a visualização do esqueleto e os movimentos a partir dos ossos. No Improviso Cênico serão criadas cenas a partir de regras de composição, tendo em consideração sempre o olhar da plateia.

Com Ricardo Riccó a cultura urbana do skate, que já foi discriminada e criminalizada, sendo hoje esporte olímpico, ganha valorização e é uma forma de gerar inclusão social. Através da oficina a molecada é convidada a conhecer a história e as técnicas do skate de forma divertida. Por fim, a oficina de Elaboração e Execução de Projetos Culturais com Lucas SIlveira tem a intenção de trocar experiências sobre o desafio de executar mais de um projeto ao mesmo tempo. Serão abordados metodologias de elaboração e desafios na execução de projetos incentivados no Brasil.

Serviços
 
Oficina de Capoeira Angola com Contra-mestre Guga,  sábado, 10 de setembro, às 9h na Praça da Biblioteca Amadeu Amaral e a partir das 14h na Teia - Casa de Criação localizada na rua Rua Antonio Botelho, 593 - Vila Prado.

Oficina de Dança com Iratã Rocha, sábados, 24 de setembro, 01, 08 e 15 de outubro, das 10h às 12h, na Teia -  Casa de Criação, localizada na rua Rua Antonio Botelho, 593 - Vila Prado.

Oficina de Skate com Ricardo Riccó, domingo, 25 de setembro, e segunda, 26 de setembro, no CEU das Artes Emilio Manzano, localizado na Rua Luiz Luchesi Filho - Bairro Dom Constantino Amstalden.

Oficina de Elaboração e Execução de Projetos Culturais com Lucas Silveira, quintas, 22 e 29 de setembro, das 19h às 21h no Google Meet.
Para mais informações [email protected].

Este projeto foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC No 51/2021.
 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp