31/05/2022 às 20h47min - Atualizada em 31/05/2022 às 20h47min

Rede Municipal de Ensino de Ibaté participa da Semana Mundial do Brincar

Para o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Moraes Gaspar, brincando a criança aprende a relacionar-se com o mundo a sua volta 21 e 29 de maio

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Em 2022 ela aconteceu entre os dias 21 e 29 de maio, e o tema foi “Confiar na força do Brincar”, como um ato transformador e essencial.

Para o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Moraes Gaspar, brincando a criança aprende a relacionar-se com o mundo a sua volta e acreditar em novos mundos possíveis. “Nossos professores reforçaram a confiança no brincar como um ato essencial, que é da natureza da criança. Confiar no brincar é confiar na alegria e no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor”, destacou Gaspar.

Muito mais que um evento pontual, a Semana Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros.

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolveram diversas atividades, resgatando muitas brincadeiras populares (queimada, cabo de guerra, bambolê, joquempô, adoleta, brincadeiras de roda, amarelinha e jogo da velha), contação de histórias, atividades na natureza e outras que motivaram os alunos.

Para finalizar, o Secretário destacou que o objetivo foi reforçar sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade do direito da criança ao brincar ser respeitado. “Brincar é uma ação essencial para o desenvolvimento das crianças, e o ambiente escolar é um local propício para isso. A brincadeira propicia a socialização da criança e estimula o aprendizado sobre o mundo à sua volta”, concluiu o secretário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp