02/09/2021 às 13h50min - Atualizada em 02/09/2021 às 13h50min

Erro de cadastramento de email, deixa São Carlos fora da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Erro da SME

A Secretaria da Educação de São Carlos perdeu o prazo, que era até o dia 31 de agosto, para enviar os relatos de prática de Língua Portuguesa que representariam o município na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

A Olimpíada foi lançada no dia 22 de fevereiro deste ano, ou seja, a Secretaria da Educação teve seis meses para planejar e se organizar, a fim de garantir a participação das escolas são-carlenses. No entanto, por um “erro humano” (veja nota abaixo), a cidade não estará presente nesta edição.

A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

A Secretaria da Educação teve do dia 20 de agosto a 31 de agosto (anteontem) para realizar a Etapa Municipal, quando a Comissão Julgadora Municipal deveria avaliar os materiais que foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Escolares das escolas do município e enviar os relatos de prática que representariam o município na Olimpíada.

Caso disputassem e avançassem até as etapas finais da Olimpíada, profissionais da Educação e alunos poderiam ser premiados com tablets, computadores, celulares, leitores de livros digitais e até com acervo de livros para a biblioteca das escolas, que seria de grande importância para melhoria do Ensino.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que detectou um erro no cadastramento dos e-mails de contato da secretaria no ato de inscrição do município de São Carlos no site da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa foram inseridos endereços eletrônicos sem funcionalidade institucional no domínio “@educacao.saocarlos.sp.gov.br”.

Por isso, a comunicação entre a plataforma do governo federal e a SME ficou comprometida. Assim, com o encerramento da fase de validação e avaliação dos textos produzidos ocorrido no dia 31/08/2021, data do fechamento do sistema de acesso, não houve tempo hábil para a participação dos alunos das redes municipal e estadual na próxima fase da competição em 2021.

A SME buscou de todas as maneiras, pelos canais disponíveis, encontrar uma forma de reinserir os textos na disputa pelos meios legais, mas não houve sucesso.

A equipe técnica da SME está empenhada em evitar que novos episódios desta natureza não mais aconteçam. A Secretaria Municipal de Educação também vai solicitar a abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades. (Com informações do Jornal Primeira Página)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp