09/03/2021 às 20h49min - Atualizada em 09/03/2021 às 20h49min

Sessão solene da Câmara homenageou 20 anos da Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes”

Um serviço que há 20 anos bravamente se mantém e salva vidas de mulheres e de seus filhos todos os dias Online

A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta segunda-feira (8), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, uma sessão solene online comemorativa aos 20 anos da Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes”. A homenagem foi instituída pelo requerimento nº 256 da vereadora Raquel Auxiliadora (PT) e aprovado por unanimidade em sessão ordinária. 

Participaram da mesa da solenidade o presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso (MDB); a vereadora Raquel Auxiliadora, que conduziu o evento; a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mirlene Severo; a representante do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sabrina Mazo da Fonseca; a ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes; e a professora do Departamento de Psicologia da UFSCar, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. Outros vereadores e participantes também acompanharam o evento por meio das redes da Câmara. 

A Casa Abrigo, criada pela Lei Municipal nº 12682/2000, de autoria da ex-vereadora Julieta Lui, e inaugurada em 2001, tem o objetivo de acolher em caráter emergencial e/ou provisório, através de atendimento integral, a mulheres ameaçadas ou vítimas de violência e seus filhos em situação de risco pessoal e social. Foi nomeada em homenagem a Gravelina Terezinha Lemes, que em março de 1997, em São Carlos, após ser agredida por seu companheiro, buscou ajuda nos órgãos de proteção e nenhum teve condições de protegê-la. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado com golpes de marreta. A filha, de um ano e meio, ainda sugava os seios da mãe. 

“Um serviço que há 20 anos bravamente se mantém e salva vidas de mulheres e de seus filhos todos os dias. Ao mesmo tempo em que ficamos felizes pelas duas décadas de existência desse equipamento tão importante em nossa cidade, também ficamos tristes de ainda existir a necessidade por ele e por tantas outras ações de enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou a vereadora Raquel. 

PRESERVAÇÃO DA VIDA - Em sua fala, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, também ressaltou a importância da Casa Abrigo na preservação da vida das mulheres e pontuou que nos seus 20 anos de existência, o equipamento atendeu 394 mulheres, além de seus filhos, aproximadamente 250 crianças. As participantes também comentaram que a pandemia de Covid-19 agravou a violência contra a mulher e impôs aos serviços públicos adaptação e desafios na forma de atendimento. 

Raquel Auxiliadora agradeceu e destacou a importância da fala de todos os participantes da solenidade. “São pessoas que construíram a trajetória, que estiveram lá no início e que lutaram muito pela criação da Casa Abrigo, e também as pessoas que hoje lutam para manter o equipamento funcionando e trabalham arduamente para atender da melhor forma possível as mulheres”, disse. 

É possível assistir ao vídeo do evento no Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e no Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos) da Câmara, bem como no site do Legislativo (camarasaocarlos.sp.gov.br), na aba Sessões.


Link
Notícias Relacionadas »