17/10/2020 às 11h11min - Atualizada em 17/10/2020 às 11h11min

Vai começar o Paulista Sub-23 Segunda Divisão!

Federação Paulista de Futebol e clubes se unem para viabilizar com segurança e competitividade o campeonato, que terá 35 clubes Segundona

ALE VIANNA/DIVULGAÇÃO/FPF

Não foi uma decisão fácil. Quando a pandemia causada pela covid-19 chegou ao Brasil, em fevereiro, dezenas de clubes de todos os cantos do estado se preparavam para a disputa do Paulista Sub-23 Segunda Divisão. Mas, assim como aconteceu em todo o futebol brasileiro e mundial, os planos foram interrompidos e uma nuvem de incertezas dominou o cenário.

Conforme o tempo passou, foi possível retomar os torneios, passo a passo. A Segunda Divisão terá 35 clubes, divididos em sete grupos. A rodada de estreia está marcada para 17 de outubro, com sete partidas sendo disputadas às 15h (com transmissão ao vivo da FPF TV, pela plataforma MyCujoo).

O empenho da FPF é total para garantir que o torneio seja realizado com o máximo de precaução contra o coronavírus. Por isso, todos os itens do protocolo de segurança devem ser rigidamente respeitados. Os atletas e demais integrantes dos clubes, assim como as pessoas que trabalharão nas partidas, serão testados. Os estádios estarão segmentados, com zonas e áreas distintas para a entrada de delegações, arbitragem, profissionais da imprensa cadastrados e demais trabalhadores.

As pessoas que não estiverem diretamente ligadas à parte esportiva, ou seja, que não entrarem em campo, terão de usar máscaras. Dispensadores de álcool em gel 70% serão espalhados pelas dependências dos estádios, assim como cartazes orientando em relação às normas de higiene e prevenção. “O Paulista Sub-23 Segunda Divisão é um dos pilares do futebol paulista, sobretudo após a significativa mudança para a categoria Sub-23. Além de proporcionar mais oportunidades aos jovens atletas, mantém intacta a engrenagem do futebol paulista e suas quatro divisões principais, garantindo todos os acessos e descensos previstos para a temporada 2021 e mantendo o trabalho ativo de milhares de atletas, comissões técnicas e funcionários”, explica Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de futebol.

Os clubes que decidiram disputar o campeonato – já que houve algumas mudanças em relação à lista inicial do começo do ano – trabalharam para se adaptar. E, diante de um cenário cheio de incertezas e dificuldade financeira, não ficaram desamparados. “Tivemos o cuidado de avaliar cada competição e garantir que todas as medidas de saúde e prevenção fossem garantidas. Sabemos que há maior ou menor dificuldade financeira de acordo com as condições dos clubes e, por isso, a FPF entra em cena para colaborar com os clubes neste processo de saúde e segurança. Isso garante a viabilidade da competição e o bem-estar de todos os envolvidos”, diz o presidente da FPF.

Uma das maneiras encontradas pela FPF para esse auxílio foi ajudar a bancar os custos da realização dos exames dos atletas e da comissão técnica. Desde que o país foi atingido pela pandemia, os contatos a distância envolvendo membros da Federação e dos clubes foram constantes. E um dos motivos que fizeram com que a manutenção do Paulista Sub-23 Segunda Divisão fosse possível foi a vontade conjunta de se realizar um grande torneio. “A manutenção do torneio mostra a força do futebol paulista como um todo. Num primeiro momento, nossa prioridade era concluir as competições que haviam sido interrompidas, como os Paulistões A1, A2 e A3. E, neste segundo momento, é fundamental a disputa da Segunda Divisão, assegurando atividade econômica a toda uma cadeia produtiva pelo estado”, analisa Mauro Silva, vice-presidente da FPF.

O Paulista Sub-23 Segunda Divisão tem a final marcada para 16 de dezembro de 2020. Os dois clubes que se classificarem para a decisão terão o acesso automático para a Série A3 de 2021. O regulamento completo pode ser conferido clicando aqui.

Todas as partidas serão transmitidas ao vivo na FPF TV, pela plataforma MyCujoo

Saúde é o que interessa
No atual cenário, é fundamental dar segurança aos atletas e demais profissionais envolvidos. Essa é a convicção de todos os envolvidos na disputa do Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a partir de 17 de outubro.

“Nada é mais importante do que as medidas de saúde, segurança e o bem-estar de atletas, comissões técnicas, árbitros e funcionários. Todo o cuidado e respeito dedicados aos Paulistões A1, A2 e A3 serão também aplicados na Segunda Divisão, com as medidas previstas pelos protocolos médicos do Comitê Médico da FPF e do Centro de Contingência da Covid-19 do governo do estado”, reforça Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

A medida, claro, teve aprovação dos clubes. Todos os representantes ouvidos pela reportagem da FPF mostraram preocupação com esse fator, mas demonstraram confiança de que as medidas necessárias serão adotadas.

As conversas entre ambos os lados, aliás, foram constantes nos últimos meses. “Mantivemos diálogo com os clubes da Segunda Divisão desde o princípio da pandemia, e sentimos o tempo todo que havia essa plena disposição para que a competição saísse do papel”, explica Reinaldo, listando alguns dos principais motivos para a manutenção do torneio. “Assim como em todas as competições do mundo, é importante manter a roda girando, garantir o trabalho de toda uma cadeia produtiva, o sustento de milhares de famílias pelo estado afora. Por isso, desde o princípio houve essa intenção dos clubes em tirar a competição do papel.”

Dessa maneira, o torneio terá 35 participantes, divididos em sete grupos. O posicionamento dos clubes teve uma estratégia de tentar reunir integrantes de uma mesma região do estado na mesma chave, facilitando, assim, a logística.

Os dois classificados para a final, que será disputada em 16 de dezembro de 2020, terão acesso garantido para a disputa da Série A3 do ano que vem. O atual campeão do Paulista Sub-23 Segunda Divisão é o Paulista, que, em 2019, superou o Marília na final.

Sarrafo alto
A realidade trazida pela pandemia de covid-19 afetou os clubes nas mais diferentes maneiras. Ficou mais complicado, por exemplo, manter elencos que estavam previamente contratados para a disputa do torneio, quando ele era previsto para ocorrer no início do ano. Depois, consequentemente, os desafios para reunir novamente um grupo de atletas foram grandes.

Além disso, a paralisação das atividades por meses foi um baque, financeiramente falando. As receitas diminuíram, as parcerias ficaram mais distantes e os clubes sofreram para se manter em pé.

Mas conseguiram. A Federação Paulista de Futebol ajudou, em alguns setores. Está, por exemplo, bancando parte das despesas da realização de exames clínicos em atletas e comissão técnica, fator preponderante para a manutenção das partidas.

Por isso, depois do esforço de todas as partes, a expectativa segue alta para a realização da competição. “Sempre é alta, né?”, reforça Mauro Silva, vice-presidente da FPF. “O Paulista Sub-23 Segunda Divisão vem evoluindo ano após ano, com clubes cada vez mais qualificados e bem preparados.”

Para o ex-volante, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos EUA, um fator catapultou essa maior competitividade. “Desde a implantação do sistema de 16 clubes em cada série da Primeira Divisão, estamos vendo isso. Fez com que a Segunda Divisão ganhasse um peso maior, valorizando os trabalhos bem feitos e o planejamento bem realizado.”

O Paulista Sub 23 Segunda Divisão será disputado de 17 de outubro a 16 de dezembro, entre 35 clubes divididos por região, em sete grupos. Os dois que se classificarem para a final terão o acesso garantido para a Série A3 de 2021.

Assista de onde quiser!

Transmissão será feita na FPF TV, pela plataforma MyCujoo. Medida se torna ainda mais importante porque jogos não poderão ter torcida.

Um dos efeitos negativos causados pela pandemia foi a proibição da presença de público. nas partidas de futebol. Isso acabou eliminando dos campeonatos um dos pilares mais importantes para os clubes: o apoio da torcida.

Dessa maneira, a Federação Paulista de Futebol trabalhou em uma solução para ajudar os torcedores a continuar acompanhando seus times do coração. No Paulista Sub-23 Segunda Divisão, ninguém vai ficar sem saber o resultado das partidas em tempo real.

Bernardo Itri, vice-presidente executivo do departamento de Marketing e Comunicação, explica por quê. “Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pela FPF TV, no Mycujoo”, explica Bernardo, dando ênfase à importância desse projeto na entidade.

“Será a primeira vez, na história, em que toda competição terá exibição ao vivo. Um feito inédito, que valoriza os clubes, os atletas e a competição, além de oferecer aos torcedores a possibilidade de acompanhar todos os jogos, já que o público está impedido de ir aos estádios.”

O MyCujoo é uma plataforma de streaming que oferece transmissões de eventos esportivos no mundo inteiro. A Federação Paulista de Futebol tem uma parceria com o serviço, que viabiliza o acompanhamento das partidas.

Para assistir, basta ficar ligado nas redes sociais da FPF. O link do perfil da entidade na plataforma pode ser acessado clicando aqui.

O Paulista Sub-23 Segunda Divisão 2020 terá a presença de 35 clubes, distribuídos regionalmente na primeira fase em sete grupos. Os dois times que se classificarem para a decisão terão acesso automático para disputar a Série A3 de 2021. Para conferir a tabela completa do Paulista Sub-23 Segunda Divisão deste ano e se organizar para acompanhar os jogos do seu time, basta acessar o link clicando aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp