06/02/2015 às 22h26min - Atualizada em 06/02/2015 às 22h26min

Agentes de Trânsito trabalham no limite e sem condições

Após apagão no Centro os amarelinhos como são conhecidos, resolveram tornar público as dificuldades que vivem no dia á dia da cidade

A falta de energia elétrica que atingiu o centro da cidade na tarde da quinta-feira (05), alem de trazer transtornos no trânsito, expôs uma ferida que há tempos era reclamada de forma velada. A falta de estrutura do Departamento de Trânsito de São Carlos. Sem agentes suficientes e faltando até material de sinalização, eles não conseguiram atender a todas solicitações que não paravam de chegar por telefone, em abordagem de pessoas, políticos e comerciantes nas ruas. Ao mesmo tempo que faltava energia no centro o que acabou provocando um apagão nos semáforos, acidentes na avenidas Getúlio Vargas e Teixeira de Barros, acabaram sobrecarregando o trabalho dos agentes de trânsito ou amarelinhos como são conhecidos.

O problema de falta de energia teve início por volta das 13h30 e foi até às 15h30, parando o centro da cidade. Durante esse período a reportagem obteve a informação de que havia cerca de 10 agentes de serviço nas ruas. Foi pouco. Cansados de serem cobrados por quase tudo o que acontece no trânsito, muitos deles disseram a reportagem do SCDN que a situação está cada dia mais difícil.

"A falta de energia, os acidentes que ocorreram no mesmo período e ainda uma obra que estava sendo realizado na avenida Bruno Ruggiero, tudo isso ao mesmo tempo evidenciou a total falta de estrutura que estamos passando, falta de condições de trabalho já que são poucos agentes, pouco material de sinalização e também o sucateamento da nossa frota", reclamou um agente. Ele ainda informou que o telefone do Departamento não parou de tocar eram diversas pessoas exigindo o apoio dos agentes em diversos cruzamentos da cidade. Os agentes fizeram questão de expor a situação para esclarecer a sociedade que a prestação de serviço na tarde da quinta-feira não foi realizada a contento por falta de condições de trabalho.

Prejuízos – A falta de energia no centro prejudicou as atividades de diversos estabelecimentos comerciais e bancários, muitos tiveram de suspender o atendimento. A CPFL informou que um temporal, com muitos raios, que atingiu São Carlos durante a quarta-feira (04), causou avaria em um equipamento da rede elétrica, que veio a se romper na quinta, deixando cerca de 3,5 mil clientes sem energia elétrica.

Diretor admite problema – Na tarde desta sexta-feira o SCDN esteve na Secretaria de trânsito e conversou com o diretor do órgão Mateus Araújo e Silva. Ele admitiu quase todos os problemas apontados pelos agentes. Mateus disse que atualmente dispõe de apenas 30 agentes que se revezam em três períodos. Porém sempre tem agentes de férias e ou afastados. Por período em média são 8 agentes de serviço. O ideal para uma cidade como São Carlos seria 160 agentes, de acordo com resolução do Ministério das Cidades, número hoje impossível de ser alcançado.

Mateus disse que para suprir essa deficiência de pessoal, ele contará em breve com apoio da Guarda Municipal que desde o ano passado, está legalmente autorizado a exercer poder de autoridade de trânsito por Lei Federal. O projeto para regularizar essa situação em São Carlos já está na eminência de ser aprovado. Inicialmente 30 GMs serão preparados para essa atividade de trânsito, depois a intenção é preparar toda a tropa até o final de 2015. Mateus ainda lembrou que o município tem um convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, promovendo a atividade delegada dos policiais militares. Indagado sobre a frota, Mateus admitiu que a mesma se encontra precária.

Hoje os agentes dispõem apenas de seis motos antigas, uma Kombi e uma Saveiro. A renovação da frota dos agentes de trânsito ainda não aconteceu por questões orçamentárias. Para Mateus faltou planejamento desde a criação do Departamento de Trânsito e isso acaba refletindo no dia á dia dos agentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp