16/04/2024 às 17h43min - Atualizada em 16/04/2024 às 17h43min

Prefeitura capacita alunos das escolas estaduais para formar Brigadas de Combate a Dengue

Eles serão multiplicadores das informações de prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, junto à população

Prefeitura capacita alunos das escolas estaduais para formar Brigadas de Combate a Dengue
O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, promoveu na manhã de terça-feira (16/04), no auditório do Paço Municipal, a capacitação de alunos de escolas estaduais que farão parte de uma brigada contra o mosquito Aedes aegypti. Eles serão multiplicadores das informações de prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, junto à população.

O principal objetivo foi conscientizar os participantes acerca do cenário epidemiológico da cidade, assim como identificar, tratar e eliminar criadouros. Com o treinamento, a conscientização e o conhecimento adquirido, os chamados embaixadores ambientais vão desenvolver e implantar nas escolas estaduais brigadas contra o mosquito Aedes aegypit.

“Os embaixadores ambientais vão identificar dentro das escolas estaduais quais são os pontos em que podem ser encontrados os criadouros do mosquito, indicar para os professores, fazer a remoção e a prevenção para que estes locais não tenham mais criadouros”, ressaltou Denise Scatolini, chefe de Seção de Informação, Educação e Comunicação do Departamento de Vigilância em Saúde.

Sacatolini explica, ainda, que se forem criadouros móveis é mais fácil fazer a remoção, mas assim como os recipientes fixos, ambos os criadouros podem ser tratados com produto sanitário, evitando que haja desenvolvimento de larvas nestes locais.

Sobre os benefícios da capacitação para os alunos das escolas estaduais, Scatolini destacou, que além do desenvolvimento das brigadas a meta é dar continuidade ao ciclo preventivo e de multiplicação das informações.

“É uma continuidade de tudo o que eles aprenderam aqui, fazer mapa de risco, conhecer qual é o ciclo do mosquito, quanto tempo dura, que doenças ele pode transmitir, quais são os sintomas da dengue, enfim, os alunos, considerados educadores e/ou embaixadores ambientais podem levar as informações para a casa, conversar com os pais e fazer a ação de multiplicação destas informações para que possamos ter em São Carlos uma diminuição no surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypit.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2024 já foram registradas 5.532 notificações para Dengue, com 1.509 casos positivos, sendo 1.358 autóctones e 151 importados. Para Chikungunya foram registradas 46 notificações, com 37 casos descartados e 09 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 16 notificações, com 16 casos descartados e para Febre Amarela foram registradas 2 notificações, com 2 casos descartados.

“Os criadouros em sua grande maioria ainda estão nas residências, mas também estão presentes nos equipamentos  públicos como as escolas, por isso é importante orientar a população conscientizando que qualquer local que tenha água parada é criadouro do mosquito que transmite essas doenças que são as arboviroses urbanas”, anunciou Scatolini.

Semanalmente São Carlos tem registrado um acréscimo de 300 a 400 casos, são pessoas que já tiveram sintomas, procuraram unidades de saúde e estão sendo tratadas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação de que no surgimento dos sintomas o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, fazer a notificação, para que seja registrada pela Vigilância Epidemiológica, auxiliando no mapeamento de quais são os bairros que tem o maior número de casos de dengue.

Atualmente o maior número de casos de dengue em São Carlos está concentrado no Cidade Aracy, seguindo para o Santa Felicia, Tijuco Preto e Vila Brasília, todas regiões com uma grande concentração e circulação de pessoas, mas existem casos espalhados por toda a cidade e a Prefeitura tem travado uma verdadeira batalha para identificar, controlar e eliminar o surgimento de novos criadouros do mosquito Aedes aegypi.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp