14/04/2024 às 11h47min - Atualizada em 14/04/2024 às 12h00min

Nova Rodoviária recebe sinal verde do COMDUSC

Rodoporto será moderno terminal multimodal de transporte urbano e rodoviário, podendo gerar até R$ 1 bilhão em negócios

Jornal 1º Página
Nova Rodoviária recebe sinal verde do COMDUSC (Divulgação)

O COMDUSC (Conselho de Desenvolvimento Urbano de São Carlos), em reunião realizada na noite de anteontem, quarta-feira, dia 10 de abril, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, aprovou, sem nenhum voto contrário, a localização e a modelagem de negócio do Rodoporto, novo e moderno terminal rodoviário que deverá ser construído pela iniciativa privada em regime de concessão e poderá gerar até $ 1 bilhão em negócios no município.

A nova estação rodoviária será construída às margens da Rodovia Washington Luís, nas proximidades do trevo da UFSCar. A meta da Prefeitura de São Carlos é implantar uma nova rodoviária sem nenhum investimento direto. O objetivo é a implantação de um novo Terminal Intermunicipal de Transporte Coletivo e de Integração Multimodal de Transportes Rodoviários do Município de São Carlos.

NOVAS TECNOLOGIAS

“O Rodoporto São Carlos não é mais um empreendimento comum no Município. Deverá incluir um conjunto de inovações e estar à altura do processo e projeto de Cidade Inteligente e Sustentável de São Carlos. Seus equipamentos e seu funcionamento devem estar rigorosamente enquadrados nos processos e metodologias mais avançados da atualidade”, afirma o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor José Galizia Tundisi.

Do alto de sua experiência como homem público e cientista renomado internacionalmente, Tundisi, garante que o empreendimento dará melhor atendimento à população considerando conforto, acessibilidade, saúde e educação e incluirá avanços tecnológicos significativos nas áreas de energia, meio ambiente, condições sanitárias, equipamentos e funcionamento do Terminal Rodoviário.

SUSTENTABILIDADE

Segundo ele a sustentabilidade será prioritária para a implantação do projeto. “Toda a energia utilizada no complexo deve ser proveniente de fontes alternativas, como energia fotovoltaica e energia eólica.  A utilização destes dois sistemas de geração de energia deve promover substancial redução no consumo além de produzir um avanço significativo na infraestrutura e uma inovação importante”, ressalta.

Tundisi também explica que o novo terminal vai operar uma estação de tratamento de esgotos de alto nível, eficiente e compacta com remoção de fosforo, nitrogênio, particulados em alta eficiência. “O efluente desta estação deve ser tratado com radiação ultravioleta antes da descarga para remover bactérias e vírus. Deve-se recorrer a uma área alagada artificial para completar o tratamento do efluente e despeja-lo no coletor de esgotos”.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Quanto aos resíduos sólidos, o local deverá prever sistemas de coleta seletiva de lixo para futura reciclagem em toda a sua área. A iluminação deve ser garantida com lâmpadas de LED em toda a sua extensão.

Em toda a área do Complexo do Rodoporto painéis e sistemas de TV deverão informar e educar os usuários sobre os avanços tecnológicos existentes como energia, tratamento de esgoto, coleta seletiva de resíduos sólidos, avaliação da qualidade do ar.

QUALIDADE DO AR

Em todas as áreas do Rodoporto haverá sensores da qualidade do ar: estes sensores serão de Dióxido de Carbono; Metano; Temperatura do ar; Partículas em suspensão; Nível de radiação Ultravioleta. Os dados coletados serão transmitidos em tempo real. “Além disso, haverá dispositivos e equipamentos que deverão tratar a água disponível aos usuários do Rodoporto”, comenta Tundisi.

De acordo com o secretário, em área especial do Rodoporto será criado um Jardim Botânico com espécies do Bioma cerrado. “Isto é um dos compromissos que deverá ser assumido para ampliar a capacidade de educação do empreendimento. Além disso, o Rodoporto terá todas as suas dependências monitoradas por câmeras.

 

 

Atual terminal rodoviário tem mais de 40 anos

O antigo terminal rodoviário de São Carlos, que já tem mais de 40 anos, está a cerca de dois quilômetros da rodovia, o que inibe novas empresas rodoviárias em oferecer seus serviços aos são-carlenses, já que o custo de entrada e saída da cidade é elevado e as viagens são morosas com o tempo gasto apenas neste percurso. Um dos objetivos também é melhorar a fluidez e a segurança no tráfego na Avenida Luís Augusto de Oliveira e Avenida São Carlos entre a rodovia e o atual terminal rodoviário.

O novo equipamento público será construído pela iniciativa privada em troca da cessão de áreas do entorno onde poderão ser implantados empreendimentos comerciais e imobiliários.

A Secretaria de Transportes e Trânsito de São Carlos, preocupada com a precariedade da antiga rodoviária, já ultrapassada diante do desenvolvimento de São Carlos, tomou a iniciativa de publicar um Edital de chamamento do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a realização de estudos que indicassem os caminhos para viabilizar a concessão do direito de construir e de operar o novo terminal, moderno, prático e eficiente para a Prefeitura de São Carlos.

A empresa ARCO Arquitetura Contemporânea, vencedora do PMI, realizou todo o estudo técnico de viabilidade que sugeriu que a empresa vencedora do processo de concessão deverá construir e administrar o novo terminal por 35 anos. Depois disso, o terminal reverterá para a posse da Prefeitura de São Carlos. O projeto é denominado como Complexo do Rodoporto. Os estudos apontam que as obras devem ser concluídas num prazo mínimo de um ano e meio.

O próximo passo para a implantação do Rodoporto será o envio de Projeto de Lei de Autorização da Concessão para a Câmara Municipal de São Carlos. Depois do aval do Poder Legislativo, o edital de licitação poderá ser publicado para que as empresas interessadas se manifestem e a ganhadora inicie os trâmites para a construção do Rodoporto.


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