21/03/2024 às 08h17min - Atualizada em 21/03/2024 às 08h17min

Câmara Municipal realiza sessão comemorativa aos 90 anos da Universidade de São Paulo

A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (21), na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene em celebração aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP).

Câmara Municipal realiza sessão comemorativa aos 90 anos da Universidade de São Paulo (Divulgação)
A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (21), na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene em celebração aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). A solenidade terá início às 19h e terá transmissão ao vivo pelo canal 20 da Net, pelo Canal 49.3 - TV aberta digital, Canal 31 da Desktop/C.Lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal.

A criação da Universidade de São Paulo data de 25 de janeiro de 1934, quando o interventor federal do Estado de São Paulo Armando de Salles Oliveira assinou o decreto No.6.283 que constituiu  a Universidade, agrupando a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia. Naquela ocasião, o são-carlense Dr. Christiano Altenfelder Silva (1889-1985) era o secretário estadual de Educação. Ele foi um dos primeiros homenageados pela universidade com o título de “Doutor Honoris Causa”.

Em 1948, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a Lei n° 161, oriunda de projeto do deputado Miguel Petrilli (1910-1995), que criou estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior paulista subordinados à USP. Das unidades instituídas na época, foram efetivamente ligadas à USP a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

CAMPUS DE SÃO CARLOS - Em 1952, a Prefeitura Municipal cedeu à USP a área ocupada pelo Posto Zootécnico, fundado em 1905. No ano seguinte foi ministrada pelo governador Lucas Nogueira Garcez a alula inaugural da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) no prédio do antigo colégio Dante Alighieri, que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Em 1956, foi ativado o edifício E1, do atual campus 1 da USP. Em 2005 foi inaugurada a área 2 do campus numa área de mais de 100 hectares,  que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade. O Campus USP  São Carlos é composto por cinco unidades de ensino – EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -, somadas à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), ao Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos – CeTI-SC, ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços.

Números da USP-São Carlos:
Alunos de Graduação: 4.976
 Alunos de Pós-Graduação: 3.709
 Professores: 542
 Funcionários: 996
 Cursos de Graduação: 23
 Programas de Pós-Graduação:  19
 Vagas oferecidas por vestibular (Graduação): 1.010
Fonte: USP

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp