20/03/2024 às 15h57min - Atualizada em 20/03/2024 às 15h57min

Fórum das Cidades Acessíveis será realizado em São Carlos

Para a mesa redonda de debates durante o Fórum das Cidades Acessível, o convidado para a abertura é o Secretário de Estado, Marcos da Costa

Fórum das Cidades Acessíveis será realizado em São Carlos
A primeira edição do Fórum das Cidades Acessíveis está agendada para o dia 24 de abril de 2024 e será realizada em São Carlos como município-anfitrião para representantes de todos os municípios paulistas. A promoção do encontro é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR).

A Secretaria já está convidando as autoridades da região e representantes de todo o Estado de São Paulo para participarem do evento que discutirá a promoção da acessibilidade que significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum.

Considerando a estrutura física das cidades, por exemplo, uma política pública voltada para a acessibilidade e inclusão alcança a ampliação de calçadas regulares e a aplicação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos multiplamente acessíveis, o aumento da quantidade de calçadas com rampas de acesso conectadas à faixa de pedestres, a adaptação semáforos inteligentes para PCDs, a criação de políticas de apoio à mobilidade inclusiva, entre outras.

“São questões que envolvem a qualidade de vida de todos os cidadãos e não só as pessoas com deficiência, com espaços e oportunidades em condições plenas, sem barreiras e sem impactos, e que sempre foram prioridade nas duas gestões do prefeito Airton Garcia à frente do município de São Carlos”, afirmou a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia.

A cidade de Uberlândia, por exemplo, é considerada por órgãos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), como referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana. Isso inclui a implantação de rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos.

Para a mesa redonda de debates durante o Fórum das Cidades Acessível, o convidado para a abertura é o Secretário de Estado, Marcos da Costa, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp