08/03/2024 às 19h10min - Atualizada em 08/03/2024 às 19h10min

Prefeitura aumenta adicional de risco de vida da GM e anuncia abertura de concurso

Hoje a corporação é composta por 147 agentes e a ideia é aumentar o efetivo para 200 guardas

Prefeitura aumenta adicional de risco de vida da GM e anuncia abertura de concurso (Divulgação/PMSC)
A Prefeitura de São Carlos anunciou nesta sexta-feira (08/03), o aumento do adicional de risco de vida da Guarda Municipal. Recentemente a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei para aumentar em 10% o benefício para a corporação. Com esse aumento o adicional de risco de vida passou de 50% para 60% do vencimento básico do cargo, a partir de 1º mês de março deste ano.

Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal, ressaltou que esse é o terceiro ano consecutivo que o prefeito Airton Garcia concede aumento do adicional do risco de vida. “O que demonstra o respeito e a valorização dos guardas municipais. Faço questão de agradecer o empenho dessa administração na sanção destas leis que proporcionam melhorias aos benefícios dos profissionais da GM”.

 “A Guarda Municipal está exposta a situações de risco, sempre sujeita ao enfrentamento. O risco de vida é diferente da periculosidade e da insalubridade. Agora o município passará a conceder o percentual de 60% relativo ao risco de vida. Desde 2017 o prefeito vem investindo na reestruturação da corporação. Começou com a troca da frota, depois com a substituição de equipamentos e apoio a implantação de sistemas modernos para a corporação e a população, como o aplicativo SOS Escolar e a Central de Monitoramento. Nossa meta é continuar investindo na capacitação, valorização e tecnologia e o município ganha muito com isso, parabéns a todos pelo excelente trabalho”, finalizou o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.

O vice-prefeito, Edson Ferraz, afirmou que a administração já avançou na questão do adicional do risco de vida dos agentes. “Conseguimos chegar a 60%, mas a ideia é continuar trabalhando para que eles tenham 100% desse benefício. É visível que a corporação evoluiu ao longo desses 7 anos da administração do prefeito Airton Garcia”, disse Ferraz.

Durante a solenidade o secretário de Governo, Netto Donato, em nome do prefeito Airton Garcia, anunciou a realização de um novo concurso público para repor o efetivo da Guarda Municipal. O edital será publicado no Diário Oficial do Município na próxima semana. “Por determinação do prefeito Airton Garcia vamos abrir vagas para a Guarda Municipal, por meio de concurso público. Hoje temos 147 agentes e a ideia é aumentar o efetivo para 200 guardas. É um concurso complexo, com várias etapas e caro para os cofres públicos porque envolve cursos e capacitação para os novos agentes, porém devido ao equilíbrio financeiro da Prefeitura vamos fazer. Nossa GM trabalha muito e, até o prefeito Airton Garcia assumir, não tinha sido devidamente valorizada. Há muito o que se fazer ainda, mas já avançamos para que os nossos guardas pudessem oferecer tranquilidade e segurança à população de São Carlos juntamente com as polícias militar e civil. O concurso é mais um avanço para a categoria. Quanto ao aumento no adicional, é mais que merecido, uma vez que correm risco quando estão na função e também nas folgas”, finalizou Netto.

Hoje o salário base do Guarda Municipal é de R$ 3.102,00 mais benefícios como Ticket Refeição, Cesta Básica e 60% de adicional de risco de vida.
Também participaram da solenidade os vereadores Bruno Zancheta, Elton Carvalho, Moisés Lazarine, a vereadora licenciada Professora Neusa, além secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Paulo Belonce, o chefe de Gabinete da pasta, Aparecido Donizetti Penha, o subcomandante da Guarda Municipal, Damião Dizarro dos Santos, além dos diretores da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp