23/02/2024 às 10h21min - Atualizada em 23/02/2024 às 10h21min

Os números impressionam, mas que tal andar dentro do limite?

São Carlos nos 46 primeiros dias de 2024 quase 6 mil multas decorrentes de infrações de trânsito flagradas pelo radar

O Campeão: Radar instalado na avenida São Carlos, em frente ao número 939 no centro da cidade
Com seus 19 radares fixos, sendo que três deles, identificam o avanço de semáforo e de faixa de pedestre, São Carlos nos 46 primeiros dias de 2024 por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, emitiu 5.885 multas decorrentes de infrações de trânsito flagradas por esses equipamentos.

O campeão
A maioria das infrações foram flagradas pelo radar instalado na avenida São Carlos, em frente ao número 939, aquele na frente da antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde (Pronto Socorro). Sozinho este “campeão” foi responsável por 1.196 multas, o equivalente a 20,7% do total do período. A maior parte delas (62,4%) por excesso de velocidade até 20%.

Desacostumou
Cabe lembrar que São Carlos ficou mais de um ano sem radares por conta de problemas com a licitação dos aparelhos. Em abril de 2023, vários equipamentos foram instalados e, em janeiro desse ano, houve o reforço de mais seis.

E talvez aí seja o “X” da questão
O motorista de São Carlos desacostumou com os radares e lógico isso acaba pesando no bolso, pois a atuação desse equipamento é implacável. Alegar desconhecimento da localização dos aparelhos é uma desculpa até aceitável, mas os mesmos estão sinalizados e suas vias também com placas de limite de velocidade. Hoje só não vê esses equipamentos se estiver “distraído” ou “acima do limite de velocidade”.

Mais uma
A exoneração recente de Vanessa Soriano Barbuto do cargo de secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Inovação ainda não foi bem digerida em alguns setores da política local. Ela a exemplo do ex-diretor do PROCON, André Di Salvo, foi exonerada sem se quer ser avisada pela alta cúpula do governo Airton.

Só relembrando
Vanessa ocupava cargos desde o início da gestão Airton Garcia, tendo passado por diversas áreas. Ela já ocupou as Secretarias de Saúde e Assistência Social. Também esteve por um período no gabinete do prefeito.

Modus operandi
Mas diferente de Di Salvo, Vanessa está colocando a “boca no trombone” e disse a agentes da CIAP (Central de Inteligência da coluna Ácidas da Política) que “esse é o modus operandi de certo tipo de gente que tomou nossa cidade”, eitaaa.

Luto
Foi com muita tristeza que a coluna recebeu a notícia do falecimento do amigo Antonio Roberto de Assis aos 65 anos. Ele foi durante muitos anos presidente da Cooperativa dos Ex-Trabalhadores da CBT e no governo do ex-prefeito Paulo Altomani (2013-2016), ocupou o cargo de corregedor do Município.

Um grande amigo
No âmbito familiar, passamos por muitas festas, churrascos, zoações e até uma pequena “novela” produzida por ele para um jornalista dessa cidade recém-casado na época, que passou por um “sufoco” nas águas do mar de Mongaguá. Aos familiares nossos sentimentos.

Azedou
O vereador Lucão Fernandes arrumou na última sessão da Câmara uma dor de cabeça com as merendeiras da Rede Municipal. Tudo aconteceu após ele na Tribuna culpar uma merendeira pela denúncia de pacote de biscoito com rato em uma escola municipal. Perdeu a chance de ficar de boca fechada.

Azedou II
O problema veio a público também na sessão da última terça-feira, através da vereadora Raquel Auxiliadora que expos as condições com que os alimentos estariam às escola. Entre as revelações perturbadoras, destacam-se frutas e legumes deteriorados e até mesmo a presença de um rato dentro de um pacote de biscoitos destinado às crianças.

Cautela para não generalizar
Esse é o tipo de assunto que merece todo cuidado do mundo, antes de ser exposto a público. Não que deva “esconder o caso”, mas também temos de ter o cuidado de não generalizar, ainda uma questão que acaba envolvendo no mínimo duas secretarias municipais (Educação e Agricultura).

Luta livre
Mas vai falar isso para político em véspera de eleição municipal. O vale tudo já começou e agora com a força das redes sociais, podem aguardar que “coisas piores” surgirão.

Araucária
O vereador Djalma Nery protocolou requerimento pedindo análise e viabilidade técnica da Secretária Municipal de Transporte e Trânsito quanto a extensão do canteiro central da Avenida Nicolau Chicrala, no Jardim Araucária. Essa é a única via de acesso e saída do bairro. Esse canteiro está instalado na frente da EMEB Dr. Alcyr Affonso Leopoldino.

Loucura, loucura, loucura
Na entrada e saída de alunos aquela região fica um caos, graças aos “pais” que não respeitam as regras de trânsito e ao invés de fazerem o contorno indicado pela sinalização existente, saem na contramão.

Aumentar um pouquinho 
A ideia do vereador é levar esse canteiro central já existente até aproximadamente a esquina da Rua Anilda Lopes de Freitas, isto é, fecharia a passagem por onde os carros entram na contramão de direção. Boa sugestão vereador!

Mutirão
A Prefeitura de São Carlos realiza neste sábado (24), das 9h às 13h, no Jardim Zavaglia, um mutirão de limpeza para combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da 7ª Campanha Regional de Combate a Dengue.

Mutirão II
O ponto de encontro do “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti será na Unidade de Saúde da Família (USF), do Jardim Zavaglia, localizada na Rua deputado Antônio Donato, nº 340.

Números
Esse ano já foram registradas 765 notificações para Dengue, com 100 casos positivos, sendo 85 autóctones e 15 importados. Para Chikungunya foram registradas 16 notificações, com 9 casos descartados e 7 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 8 notificações, com 8 casos descartados e para Febre Amarela ainda não foram registradas notificações. Nesta sexta-feira (23/02) o Departamento de Vigilância em Saúde divulga um novo boletim com atualizações dos casos de arboviroses.

Bom final de semana
Assim como o corpo precisa de descanso, a mente precisa de paz e o coração de alegrias! Superar os problemas é preciso e seguir em frente é essencial. Fale com a gente: [email protected]
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp