12/02/2024 às 09h00min - Atualizada em 12/02/2024 às 09h00min

Bancos não terão expediente no Carnaval

Atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir das 12h

Bancos não terão expediente no Carnaval (Arquivo)

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira), o que vale também para as compensações bancárias, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Já na Quarta-Feira de Cinzas (14), o início do expediente ao público começa às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 14). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

REPARTIÇÕES ESTADUAIS

Apesar de o Carnaval não ser considerado feriado no Estado de São Paulo, alguns órgãos e serviços estaduais terão alteração em seu funcionamento. Isso porque o Governo de SP estabeleceu ponto facultativo no Estado entre 12 e 14 de fevereiro (até as 12h).

SAÚDE

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Sobre os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), na segunda (12), terão funcionamento normal as unidades AME Andradina; AME Araçatuba; AME Assis; AME Barradas; AME Botucatu; AME Campinas; AME Caraguatatuba; AME Carapicuíba; AME Casa Branca; AME Catanduva; AME Franca; AME Idoso Sudeste; AME Interlagos; AME Itapeva; AME Ituverava; AME Jardim dos Prados; AME Jundiaí; AME Maria Zélia; AME Mogi das Cruzes; AME Ourinhos; AME Presidente Prudente; AME Promissão; AME Ribeirão Preto; AME São Carlos; AME São Vicente; AME Taquaritinga; AME Taubaté e AME Vale do Jurumirim, as outras unidades estarão fechadas. Já na terça (13), nenhuma unidade funcionará. Na quarta-feira (14), apenas o AME Santos estará fechado. As unidades, AME Jales; AME Jardim dos Prados; AME Pariquera-Açu; AME Santos; AME Santa Fé do Sul e AME Votuporanga, iniciarão o atendimento às 12h. As demais unidades terão expediente normal.

POUPATEMPO

Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira), reabrindo ao meio-dia de quarta-feira (14), devido ao Carnaval. Durante todo o período, os serviços digitais continuarão funcionando normalmente. Já são mais de mil opções online que podem ser acessadas de todo lugar e a qualquer momento, de forma simples e segura. Entre as mais procuradas, estão pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, pontuação na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório realizar agendamento de data e horário. As exceções são os cinco postos 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que atendem por ordem de chegada.

O agendamento – totalmente gratuito, deve ser feito somente pelos canais oficiais do Programa, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda através do WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

BOM PRATO

O Bom Prato e Espaço Prevenir, equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, terão seus funcionamentos alterados. Na terça-feira, para atender a demanda durante o Carnaval, o Programa Bom Prato abrirá 31 de suas 74 unidades fixas no Estado. Na segunda-feira, os restaurantes funcionarão normalmente.

As 31 unidades são as seguintes: 25 de Março, Bauru, Brás, Campinas, BP Refeitório Luz, Capão Redondo, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franca, Francisco Morato, Guaianases, Guarulhos, Itaquera, Jacareí, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes I, Osasco, Rio Claro, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santos I, São Bernardo do Campo I, São José dos Campos, São Mateus, Suzano, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp