Quem deseja ter um negócio próprio contando com transferência de know-how tem no sistema de franchising uma boa opção.
A lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil, exige que o franqueador, aquele que concede a franquia ao investidor (o franqueado), transfira a ele know-how, ou seja, o ensine a operar o negócio. É o que diz, justamente, o Artigo 1º da lei de franquias:
Art. 1º Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.
Em relação às marcas, o investidor pode optar por investimentos diversos. Existem as micro franquias, aquelas cujo investimento vai até R$ 135 mil e devem oferecer a mesma estrutura e suporte equivalente a qualquer outra marca, seguindo sempre a lei de franquias, mas que são focadas no franqueado que operará seu negócio sozinho ou com poucos colaboradores, e as franquias com investimento variado, que partem dos R$ 136 mil e vão até alguns milhões de reais, sendo as que exigem maiores investimentos indicadas para grupos de investidores. “Vale lembrar que o retorno do investimento é sempre proporcional ao valor investido. É impossível investir R$ 50 mil e faturar R$ 1 milhão, porque todo investimento tem seus limites. O futuro franqueado deve desconfiar de propostas mirabolantes e ter os pés no chão”, concordam Thais Kurita e Neander Souza.
Conheça seis marcas que oferecem suas franquias e têm foco de expansão nas cidades de Araraquara e São Carlos em 2024:
Felipe Kalaes, sócio-franqueador. A Dr. Shape é uma das franqueadoras que mais investe em suporte para sua rede franqueada. A marca mantém, além da consultoria de campo, uma plataforma que oferece treinamentos em diversas modalidades, de forma a melhorar a performance de franqueados e equipes. A novidade criada em 2023, que estará disponível em 2024, é a Universidade do Suplemento. “Ampliamos nossa plataforma de cursos on-line para que os franqueados e seus colaboradores, de todo o Brasil, possam ter acesso às aulas”, comemora Felipe Kalaes. O investimento em uma loja Dr. Shape inicia-se em R$ 250 mil.
“A ideia é levarmos a marca às capitais e, também, grandes cidades brasileiras”, comenta Leonardo Lamartine, um dos sócios da master franquia brasileira. Junto com os sócios Fernando Malutta, Janaína Boz e Luciano Fialho, Lamartine pretende chegar a 20 franquias em dez anos, nas principais capitais brasileiras e municípios-chave para a marca, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP); Balneário Camboriú (SC); Londrina, Maringá (PR); Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora (MG); Sinop, Sorriso (MT), dentre outras. Negociações avançadas estão acontecendo com potenciais franqueados para abrirem novas casas em Itu (SP), num grande complexo de entretenimento que se instalará na cidade; Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC). Além disso, há interessados em análise inicial para outras capitais. O investimento em uma unidade 3B inicia-se em R$ 2,5 milhões.
Finance Open Bank – Com 17 anos de mercado, a franqueadora atua com empréstimos, consórcios, financiamentos e seguros. Em 2022, a marca passou por uma grande estruturação para ampliar sua expansão por franquias, investindo em tecnologia, desburocratização e segurança em soluções financeiras de forma humanizada e clara para os clientes e pretende, a partir de 2024, atrair franqueados profissionais liberais dos setores de seguros, consórcios e correspondentes bancários. A marca conta com uma unidade própria, uma franqueada e mais quatro em implantação. Os planos para 2024 incluem de 15 a 20 franquias no Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A microfranquia exige investimento a partir de R$ 95 mil, com faturamento médio de R$ 12 mil mensais e prazo de retorno de 24 meses.
Novofio Clínica Capilar – A Novofio é uma rede de franquias que oferece Transplantes e Terapias Capilares com qualidade e eficiência médica. A marca busca franqueados em todo o Brasil, que se identifiquem com a área de Saúde e Beleza: médicos, profissionais de saúde, investidores e empresários que desejem investir no segmento, que tem alto potencial de retorno. Possui uma unidade própria e 13 franqueadas, com previsão para 2024 de abertura de 33 clínicas já comercializadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Pernambuco. O investimento médio é de R$ 450 mil.
“Quem consome nossos produtos fica fiel a eles”, pondera Nogueira. E, em relação à expansão, o franqueador é pé no chão: “Pretendemos crescer de forma consciente, aos poucos, com bons franqueados, construindo uma relação duradoura”, finaliza. Numa B.LEM Padaria Portuguesa, investem-se a partir de R$ 350 mil.