11/01/2024 às 09h50min - Atualizada em 11/01/2024 às 09h50min

Secretaria da Pessoa com Deficiência entrega certificados do Curso de Libras para servidores

A meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento das Pessoas com Deficiência (PcDs)

Secretaria da Pessoa com Deficiência entrega certificados do Curso de Libras para servidores (Divulgação/PMSC)
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), promoveu esta semana a entrega de certificados de conclusão do segundo módulo do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que foi oferecido aos servidores da Prefeitura de São Carlos.

A meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento das Pessoas com Deficiência (PcDs) e principalmente o acolhimento que é feito as pessoas surdas nos órgãos municipais.

 “Percebemos que, além de estarmos vencendo uma barreira comunicacional, estamos motivando os funcionários que desejam se tornar bilíngues para garantir mais esse direito constitucional das pessoas surdas, porque o que pretendemos é que dentro de cada secretaria tenha uma pessoa capacitada para facilitar o diálogo usando Libras”, disse a secretária Lucinha Garcia.
 
Com aulas gratuitas, a primeira turma iniciou o primeiro módulo em fevereiro de 2023, fechando o ciclo em abril. No segundo semestre de 2023 foi oferecido o segundo módulo para completar o curso. “Na minha opinião o curso foi muito bom, eu aprendi muito e acho que isso pode ser muito proveitoso no atendimento ao usuário surdo”, comentou a agente comunitária Márcia Lima de Oliveira, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF), do bairro Romeu Tortorelli, uma das servidoras que completou o curso e recebeu o certificado na última segunda-feira, 8 de janeiro.

Durante o primeiro módulo do curso básico o objetivo foi ensinar os servidores municipais a se comunicar em Libras, se apresentar e apresentar outras pessoas, conhecer as regras gramaticais e vocabulários específicos para melhor atender uma pessoa com deficiência auditiva ou que perdeu a capacidade de falar. No segundo módulo, a expectativa foi aprimorar o vocabulário e também desenvolver diálogos.

 Em 2024 o objetivo da SMPDMR é abrir mais 20 novas vagas para o Módulo 1 do curso básico do Libras para as secretarias e também das autarquias e fundações e oferecer o Módulo 3 para os concluintes do Módulo 2. Os cursos são dedicados exclusivamente para os servidores públicos municipais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp