04/12/2023 às 11h13min - Atualizada em 04/12/2023 às 11h13min

HU-UFSCar inaugura Unidade de Pesquisa Clínica

A iniciativa vai prover infraestrutura adequada e uma equipe qualificada e especialista

Analice Gaspar Garcia/UFSCar
Unidade conta com salas de atendimento, coleta e medicação (Divulgação/UFSCar)
O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura no dia 5 de dezembro sua Unidade de Pesquisa Clínica (UPC). A iniciativa vai prover infraestrutura adequada e uma equipe qualificada e especialista no desenvolvimento de estudos clínicos patrocinados para o desenvolvimento de novos medicamentos e insumos para a saúde.

A inauguração será marcada pela realização do evento científico "O cenário atual da pesquisa clínica no Brasil: oportunidades e desafios", das 14 horas às 17 horas.


Atualmente, cerca de 60 estudos estão em andamento no HU-UFSCar. Com a inauguração da UPC, que será a primeira Unidade de Pesquisa Clínica da cidade de São Carlos, o objetivo é ampliar, em quantidade e qualidade, a produção de pesquisas científicas na região, bem como apoiar o SUS no desenvolvimento e validação de novas tecnologias em saúde.

Foram investidos na estrutura R$ 2,5 milhões, sendo parte proveniente de emenda parlamentar do Deputado Ivan Valente; parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Ebserh; e parte de um edital da estatal para implantação de Centros de Pesquisas Clínicas.


As pesquisas clínicas são aquelas desenvolvidas em seres humanos e, por meio delas, é possível validar a utilização de equipamentos, medicamentos, procedimentos cirúrgicos e radiológicos, bem como cuidados preventivos, que poderão melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças relevantes para a população.

A chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Renata Pedrolongo Basso Vanelli, explica a importância do novo espaço para o desenvolvimento da área no hospital. "Espera-se também apoiar a Rede Nacional de Pesquisa Clínica, além de proporcionar formação em Boas Práticas Clínicas, converter as atividades de pesquisa em benefícios nos campos da formação profissional e capacitação técnico científica, e disponibilizar à comunidade acesso a novas tecnologias em saúde (como novas medicações, vacinas e testes diagnósticos)", explicou.


Inauguração
O evento científico proposto para a inauguração da Unidade de Pesquisa Clínica do HU-UFSCar será aberto com a mesa redonda "O cenário atual da pesquisa clínica, desafios, oportunidades e potenciais de investimento". Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do HU-UFSCar. Em seguida, acontecerá a cerimônia de inauguração e o descerramento da placa.

Confira a programação

14h - mesa-redonda: "O cenário atual da pesquisa clínica no Brasil: oportunidades e desafios".
Palestrantes:
Leandro Machado Colli - Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Representante da FapespGreyce Lousana - Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica
Patricia Villar Martins - Coordenadora do Setor de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar

15h20 - Cerimônia de inauguração da Unidade de Pesquisa Clínica
Convidados: Ana Beatriz Oliveira - Reitora da UFSCar
Fábio Neves - Superintendente do HU-UFSCar
Felipe Santa Rosa Roitberg - Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp