26/11/2023 às 07h36min - Atualizada em 26/11/2023 às 07h36min

Araraquara vira assunto internacional com descoberta de nova espécie de dinossauro

Réptil denominado "Farlowichnus rapidus" foi destaque no portal britânico BBC News

Portal Morada
Araraquara vira assunto internacional com descoberta de nova espécie de dinossauro

Uma nova espécie de dinossauro que teve suas pegadas detectadas em Araraquara ganhou destaque nesta sexta-feira (25) no portal britânico BBC News. Denominado “Farlowichnus rapidus”, o animal foi descoberto nos anos 1980 pelo padre e paleontólogo italiano Giuseppe Leonardi, que veio para o Brasil na década de 1970.

O anúncio da descoberta foi feito na quinta-feira (24) pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB).

Em 1984, Leonardi doou uma das amostras das pegadas ao Museu de Ciências da Terra (MCTer). As marcas foram encontradas na chamada formação de Botucatu, que é um conjunto de rochas formadas por um antigo deserto de dunas no período Cretáceo, há aproximadamente 140 milhões de anos.

Os estudos apontam que era um dinossauro pequeno, com altura entre 70 e 90cm. Por conta da grande distância entre suas pegadas encontradas, os cientistas deduzem que era um réptil muito veloz que corria pelas dunas daquele período. Entretanto, como ainda não foram encontrados fósseis desse animal, o estudo foi feito apenas com base em suas pegadas.

A descoberta foi publicada na revista científica Cretaceous Research, da Holanda. No Brasil, os portais Uol e Terra também divulgaram a informação.

Quem se interessar em descobrir mais detalhes sobre os vestígios de dinossauros encontrados na cidade e sobre os estudos do Padre Giuseppe Leonardi, pode visitar o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), que fica na Voluntários da Pátria, 1485. A entrada é gratuita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp