28/10/2023 às 06h41min - Atualizada em 28/10/2023 às 06h41min

2ª Conferência Intermunicipal debateu Educação Infantil, Educação Especial e Relações Étnico-Racial

A Conferência tem como objetivo contribuir com a elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034)

2ª Conferência Intermunicipal debateu Educação Infantil, Educação Especial e Relações Étnico-Racial
A Secretaria Municipal de Educação ((SME), em parceria com a Coordenação Geral da Regional 12 do Fórum Estadual de Educação de SP (FEESP), Conselho Municipal de Educação e o Polo Undime São Carlos, realizou na noite desta quinta-feira (26/10), no Salesianos, a abertura oficial da 2ª Conferência Intermunicipal de Educação que terá outras atividades até sábado (28/10).

Por ser intermunicipal a Conferência reúne, além de São Carlos, a participação das secretarias de Educação dos municípios de Ribeirão Bonito, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Porto Ferreira, Santa Rita Passa Quatro e Brotas.

A Conferência tem como objetivo contribuir com a elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, envolvendo a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil.

Além da cerimônia de abertura da Conferência Intermunicipal de Educação o público pode acompanhar a apresentação cultural “Eu Canto Minha África - Coral de Vozes Infantojuvenis”, formado por 20 crianças e adolescentes que apresentaram músicas sob a regência de Nara Dom, coordenadora do projeto. O Coral tem o propósito de trabalhar com crianças e adolescentes negras e afrodescendentes para fazer o trabalho de resgate étnico racial.

Na sequência foi realizado o ciclo de debates “Educação das Relações Étnico-Racial”, tendo como primeiro palestrante o Prof. Esp. José Cláudio Salvador (professor formador na rede municipal de São Carlos, membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra em São Carlos – CMCN e membro do Núcleo Municipal de Promoção da Igualdade Racial – NUMPIR); a palestra “Educação Infantil nos Planos Municipais e Nacional de Educação”, ministrada pela Profa. Dra. Cleonice Maria Tomazzetti do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar e Giovana Alonso Botega, professora da Rede Sesi e doutoranda do PPGE-UFSCar e a palestra “Educação Especial nos Planos Municipais e Nacional de Educação” com a Profa. Dra. Vanessa Cristina Paulino que é Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. A mediação das palestras foi feita pelo Prof. Dr. Paulo Rogério da Silva, diretor do Departamento Pedagógico da SME.

O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, agradeceu os membros da Comissão de Organização da Conferência, da Comissão de Monitoramento do Plano Nacional de Educação, os representantes dos municípios, e destacou a importância de debater ações que visam a democratização das discussões acerca da educação nos municípios.

“Nosso objetivo é dar continuidade às discussões, promovendo espaços de reflexões para toda a sociedade, a fim de contribuir para a revisão e construção do Plano Nacional de Educação e junto com outros municípios dialogar sobre as políticas públicas para a educação, visando os próximos anos”, disse.

A Conferência de São Carlos é preparatória e deverá encaminhar as diretrizes para a Conferência Estadual de Educação que acontece no mês de novembro na cidade de Osasco/SP, seguindo para a Conferência Nacional a ser realizada no mês de janeiro em Brasília.
No sábado (28/10), no encerramento da 2ª Conferência, acontece a reunião dos grupos de trabalhos, às 8h, apresentação das sínteses feitas nos grupos de trabalho, às 14h e às 15h a elaboração e aprovação do texto final que será encaminhado para a Conferência Nacional de Educação - etapa São Paulo 2023 (CONAE/SP) e às 16h30, eleição dos delegados.

Participaram da abertura da Conferência de Educação o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Virgílio, Dr. Daniel Henrique Silva Miranda, Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Valéria Feltrin, secretária  de Educação de Itirapina, Daniela Garcia Chaves, secretária de Educação de Ibaté, Ayodele Silva, NEAB UFSCar, Hícaro Costa, presidente do CAC’s FUNDEB, Renata Soares, presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Dr. Daniel Luiz Cardoso, representando a 30ª Subseção OAB/São Carlos e Ibaté e Leandro Alves Oliveira, coordenador do Fórum Estadual de Educação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp