25/08/2023 às 10h59min - Atualizada em 25/08/2023 às 10h59min

Ainda está longe de ficar bom, mas passos estão sendo dados

Saúde pública sempre foi o Calcanhar de Aquiles de qualquer administrador público e aqui em nossa cidade não é diferente

Ainda está longe de ficar bom, mas passos estão sendo dados
Saúde pública sempre foi o Calcanhar de Aquiles de qualquer administrador público e aqui em nossa cidade não é diferente, afinal estávamos mergulhados no pântano já algum tempo. Mas conforme foi “prometido” na época da “pacificação política” liderada pelo secretário de Governo Netto Donato, algumas mudanças estão deixando a parte teórica para a prática, para alegria da secretária adjunta de Saúde e nossa amiga Luciana Caldeira.

A pacificação
Nestes 365 dias de pacificação, ocorreram sim alguns avanços na área de infraestrutura, mais médicos, mais serviços e parcerias inovadoras para oferecer um atendimento mais humano e eficiente.

Precisa melhorar é claro
Lógico que esse atendimento humano e eficiente está ainda um pouco distante da realidade vivida pela população que de fato necessita desse serviço, afinal ainda existe esperas por consultas especializadas, falta alguns remédios e por aí vai.

Médicos
Porém é importante destacar aqui os avanços, por exemplo os médicos. 11 novos profissionais foram contratados via concurso público, nas UPAs, quatro médicos atendendo a população em plantões de 12 horas, além da contratação de mais 64 médicos de empresas terceirizadas para atender nas Unidades Básica de Saúde (UBS) e de Saúde Família (USF).

Infraestrutura
Os prédios que abrigam unidade de saúde já bastante tempo em estado deplorável e a Prefeitura agora está investindo R$ 13 milhões nas reformas dos mesmos. Algumas dessas reformas já iniciadas.

Exames e cirurgias
Outro ponto que merece ser destacado é a retomada de exames e cirurgias que estavam “literalmente” estacionados no município.

Mão de obra e serviços
Agora esta semana a Prefeitura abriu licitação para contração de empresa especializada na prestação de mão de obra de serviços médicos nas especialidades de plantonista em urgência e emergência, pediatra e coordenador médico para atendimento da população via Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de urgência e emergência do município.

Enfim
Falta muito ainda é verdade, mas é inegável que avanços estão ocorrendo e merecem ser comentados. Quem deve estar com aquele sorrisão aberto de ponta a ponta é o vereador Lucão Fernandes, não é mesmo nobre ex-jogador de futebol?

Agora vai
E a esquerda de São Carlos entrou oficialmente na disputa eleitoral para o ano que vem. Na última quarta-feira (23) o ex-prefeito Newton Lima e seu grupo, lançaram o programa “Participa São Carlos”. O lançamento ocorreu com auditório lotado no Centro do Professorado Paulista.

Figuras conhecidas
O evento contou com a presença de figuras conhecidas da esquerda local, como Newton Lima e Oswaldo Barba, vereadores, como Raquel Auxiliadora, Djalma Nery, Azuaite Martins, lideranças partidárias como Roberto Menezes (PC do B) e Gabriel Bruno (PV), representantes de várias entidades e segmentos de São Carlos e a ilustre presença do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que falou sobre políticas públicas e participação popular,

Comparações
Em seu discurso, Newton Lima fez comparações com a política vivida atualmente em São Carlos e Araraquara e criticou o atual governo e apontou o que chamou de desmonte das políticas públicas implantadas durante os mandatos petistas na cidade.

Imenso desafio
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, disse que o próximo pleito será “imenso desafio” para o petismo, principalmente em São Carlos, cidade que deu vitória a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro passado.

Eixos temáticos
Durante o evento, foi lançada a plataforma Participa São Carlos, em que o partido convida a população a enviar sugestões de políticas públicas a serem incluídas nos programas de governo. O fórum se desdobrará em 24 eixos temáticos que terão lideranças políticas, membros da sociedade civil organizada, professores universitários e pesquisadores como coordenadores.

Desenvolvimento
O Desenvolvimento Econômico e Social de São Carlos foi tema do primeiro debate organizado pelo professor Marcos Martinelli com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP). O encontro aconteceu no dia 24 de agosto (quinta) no CPP São Carlos. De acordo com Martinelli, o intuito do evento foi discutir o futuro de São Carlos

Reunidos
Presidentes de três entidades de São Carlos estiveram reunidos para falar sobre o assunto. José Fernandes Domingues, o Zelão, (ACISC), Marcos Henrique Santos (Ciesp) e Renato Barros (OAB). O ex-reitor, ex-prefeito e ex-deputado federal, Newton Lima e a jornalista Kelly Godoy também foram participaram do evento. Também estiveram presentes o ex-prefeito Oswaldo Barba e aos vereadores Azuaite Martins de França e Raquel Auxiliadora.

Dá-lhe Lobão
Com equipe completa, o Grêmio São-carlense fará o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista da Série B e a partir das 15h deste sábado (26), enfrenta o União Barbarense no Estádio Municipal, Antonio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara D’Oeste.

Vantagem
O Grêmio tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa (sábado, 2), por ter melhor campanha que o adversário. Mas se os dois jogos terminarem empatados, o classificado para a semifinal sairá da cobranças de pênaltis.

Puxão de orelhas
O vereador Dé Alvim na última sessão da Câmara, deu um puxão de orelhas na secretária municipal de trabalho, emprego e renda, Dani Favoretto. O motivo foi em relação a utilização (ou não) da área onde está instalado o entro Público de Economia Solidária “Paul Israel Singer”, no bairro Cidade Aracy (anexo ao Centro da Juventude).

Não gostou
O vereador disse na Tribuna que encaminhou um requerimento para a secretária fazendo alguns questionamentos sobre a área e ele não gostou do teor das respostas. O motivo disso tudo foi a utilização de um quiosque existente na área. Sobrou até para o chefe de gabinete da pasta Murilo Locatti Carvalho o qual foi chamado pelo parlamentar de “arrogante e prepotente”. O vereador não exagerou não? Sabemos que ele tem um “grande apreço” por essa pasta a bastante tempo.

O melhor
Mas o melhor dessa história toda ficou para o fim do pronunciamento. Quando enaltecia o governo Airton, Dé Alvim “quase” trocou o nome do vice-prefeito de Edson Ferraz para Netto Donato.

O melhor II
A gafe ocorreu quando ele respondia ao chefe de gabinete que a cidade tinha uma prefeitura apenas: “O senhor sabe que existe uma prefeitura, não é duas prefeituras é a prefeitura comandada pelo prefeito Airton Garcia, vice Netto Do, vice Edson Ferraz e o secretário de Governo Netto Donato, essa é a prefeitura que conheço”. Esse é o Dé que todos conhecem...

Bom final de semana
"Muitos de nós lutamos contra quem já fomos, e nosso passado tenta derrotar e nos impedir de avançar" (Junior Rostirola - livro Café com Deus Pai). Fale com a gente: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp