24/07/2023 às 13h25min - Atualizada em 24/07/2023 às 13h25min

Prefeitura promoverá ações da Campanha “Julho Amarelo”

A iniciativa provém da Lei Federal nº 13.802/2019 e tem sido capitaneada em São Carlos pelo Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC)

Prefeitura promoverá ações da Campanha “Julho Amarelo”
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a programação da campanha “Julho Amarelo”, que envolve ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A iniciativa provém da Lei Federal nº 13.802/2019 e tem sido capitaneada em São Carlos pelo Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realizando atividades externas e a conscientização da população.

No primeiro dia de campanha, na quarta-feira (26/07), as equipes do CAIC estarão na FESC – Vila Nery promovendo a testagem rápida contra hepatite B e C – método que identifica em 15 minutos a existência destas doenças –, vacinação contra hepatite B, orientações com profissionais técnicos, entrega de panfletos e de preservativos masculinos. O plantão acontece das 8h às 15h.

Depois, no sábado (29/07), o local de atividades será a Praça “Maria Apparecida Resitano” (Praça do Mercado Municipal), que, das 9h às 13h, receberá os mesmos serviços. Além disso, outras atividades também poderão ser promovidas pontualmente, em diversos locais da cidade.

A enfermeira do CAIC, Eliza Costa, explica a relevância da ação. “A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus ou uso de alguns medicamentos, álcool, outras drogas ou doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, podendo ou não apresentar sintomas. Por isso, a finalidade do “Julho Amarelo” é reforçar as campanhas de vigilância e controle das hepatites virais”, disse Eliza.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, destaca a importância da vacinação como medida de prevenção. “O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), oferta vacinas contra as hepatites A e B no Calendário Nacional de Imunização e, em São Carlos, estão disponíveis nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município”, lembra a diretora.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp