07/06/2023 às 15h16min - Atualizada em 07/06/2023 às 15h16min

Prefeitura segue Governo do Estado e amplia a vacinação contra a Meningite C

Expansão do público-alvo, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, ocorre neste momento por conta do período do ano em que as temperaturas estão mais baixas.

Prefeitura segue Governo do Estado e amplia a vacinação contra a Meningite C
A Secretaria Municipal de Saúde seguiu a determinação do Governo do Estado e ampliou os públicos-alvo para a vacinação contra a meningite C.

Agora, além das crianças com menos de 11 anos de idade e dos profissionais de saúde, também estão aptos a se imunizar as pessoas de 15 a 19 anos, os professores e os agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula.

Em São Carlos, a imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, o munícipe deve levar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.

A expansão do público-alvo, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, ocorre neste momento por conta do período do ano em que as temperaturas estão mais baixas.

“A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios. Por isso, o Programa Estadual de Imunização optou pela ampliação temporária do público-alvo para a vacina meningocócica C e o município irá manter esta ampliação de acordo com a quantidade de doses disponíveis em estoque”, explica Denise.

Neste sentido, o ambiente escolar pode se tornar um eventual local de transmissão e, assim, a imunização do maior número de pessoas é fundamental para o controle da infecção.

“A vacinação é uma medida importante, considerando a gravidade e a letalidade da doença e tem como objetivo proteger estes públicos e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono e inverno”, finaliza a diretora.
Números da Vigilância Epidemiológica atestam que, de janeiro a abril de 2023, São Carlos vacinou apenas 50% do público-alvo contra a meningite C. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, porém, prevê que a cobertura vacinal deve chegar a 95% do público-alvo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp