02/06/2023 às 18h11min - Atualizada em 02/06/2023 às 18h11min

Câmara realizou cerimônia de diplomação dos Embaixadores das Escolas Estaduais

O projeto é uma ação conjunta entre a Diretoria de Ensino - Regional São Carlos, o Ministério Público e a Câmara Municipal.

Câmara realizou cerimônia de diplomação dos Embaixadores das Escolas Estaduais
A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (2) na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, a Cerimônia de Diplomação dos Embaixadores das Escolas Estaduais. O projeto é uma ação conjunta entre a Diretoria de Ensino - Regional São Carlos, o Ministério Público e a Câmara Municipal.

A solenidade foi presidida pelo vereador Azuaite Martins de França, e contou com a presença de Débora Gonzalez Costa Blanco, dirigente regional de ensino da Diretoria de Ensino - Região São Carlos, Rangel Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Okamoto, promotor de Justiça, Mariel Olmo, presidente do SAAE.

Também estiveram presentes os vereadores Dé Alvim, Laíde das Graças Simões, Professora Neusa e Robertinho Mori.
 
Na ocasião, além da segunda diplomação dos embaixadores ambientais, foi lançado oficialmente o Selo Lobo-Guará,  visando incentivar práticas de sustentabilidade nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é reconhecer em que medida as unidades escolares adotam ações efetivas de conservação ambiental, de redução do consumo de recursos naturais, da promoção da educação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos com foco na preservação da biodiversidade local.
 
O aluno João Pedro de Souza Rodrigues, de 14 anos, da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho, um dos embaixadores ambientais diplomados, destacou que o certificado lhe confere uma  responsabilidade muito importante de cuidar do meio ambiente a ajudar a cidade a tratar de questões como as relacionadas a resíduos sólidos, desperdício de água e outros aspectos ambientais no município.
 
Mariel Olmo, presidente do SAAE, qualificou esta sexta-feira como um dia especial para a cidade de São Carlos e para a autarquia ao apoiar a iniciativa ao lado da Diretoria de Ensino, Promotoria de Justiça e vereadores. “Vamos contribuir com atividades ambientais para que as crianças, em seu dia a dia, possam cuidar do nosso planeta. A gente se sente orgulhoso de participar desse momento”, ressaltou.
 
O promotor de Justiça do Meio Ambiente Flávio Okamoto ressaltou a ampliação do programa de Embaixadores Ambientais, observando que a experiência “deu muito certo, principalmente nas questões relacionadas a incêndios   e resíduos sólidos”. 
 
Ele destacou que a partir da parceria com  o SAAE e a criação do Selo Lobo-Guará, as escolas terão que atingir três níveis de metas para serem certificadas, entre os quais apontou a realização de compostagem nas escolas, utilização dessa compostagem em hortas e, principalmente,m para ganhar o selo ouro, apresentar técnicas inovadoras em meio ambiente, o que estimula a educação e a pesquisa.
 
A professora Débora Blanco, diretora regional de Ensino mencionou a consolidação do projeto, que criou o programa iniciado no ano passado, frisando que os alunos passam a ter responsabilidade de desenvolver projetos que se disseminam para toda a sociedade. 
 
Ela enalteceu a colaboração do SAAE  nessa parceria e a criação do Selo Lobo-Guará  Escola Sustentável que estabeleceu metas de ações ambientais para que os estabelecimentos conquistem  certificações nas categorias ouro, prata e bronze. “Vamos mudar a concepção de educação ambiental que hoje a gente tem entre as pessoas, é algo muito mais amplo”, declarou.
 
O vereador Azuaite França, presidente da Comissão de Educação da Câmara, que conduziu a solenidade, apontou a importância de que a defesa do meio ambiente “não seja  apenas passiva e declaratória, mas ativa e capaz de articular segmentos da sociedade para ir mais fundo  onde as coisas acontecem, envolvendo as famílias, grupos sociais e instituições, inserindo mais gente neste trabalho”.
 
“As escolas estaduais, sob a liderança da professora Débora, saiu na frente abrindo a trilha, desbravando a rota, mas as escolas municipais e privadas do ensino básico deveriam estar dialogando e se inserindo nesse contexto”, declarou. “Este é o desafio que eu proponho a todos: enxergar que  se nós não defendermos de forma ativa o nosso o meio ambiente, seremos responsabilizados e pagaremos por isso”.  

“A agenda ambiental é hoje fundamental em nosso país. O mundo todo está disposto a negociar com o Brasil e estabelecer relações comerciais somente com aqueles que respeitam a pauta ambiental”, completou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp