12/04/2023 às 10h34min - Atualizada em 12/04/2023 às 10h34min

A pesquisa e as eleições municipais de 2024

Pesquisa da FTR divulgada pela rádio Jovem Pan São Carlos ouviu 1061 pessoas no período de 27 de março a 6 de abril

Pesquisa da FTR divulgada pela rádio Jovem Pan São Carlos ouviu 1061 pessoas no período de 27 de março a 6 de abril
A rádio Jovem Pan de São Carlos, divulgou nesta terça-feira (11) uma pesquisa de opinião já visando as eleições municipais de 2024. A pesquisa foi elaborada pela empresa FTR Pesquisas no período de 27 de março a 6 de abril onde foram entrevistadas foram 1061 pessoas em cinco regiões da cidade. A margem de erro ficou em 3%.

Espontânea
A primeira pesquisa foi a espontânea com a pergunta direta ao eleitor: Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) Sr.(a) votaria para Prefeito de São Carlos? E o resultado apontou o ex-prefeito  Newton Lima na frente com 8,29%, Neto Donatto em segundo com 3,48% e o ex-vereador Julio César e o vereador Djalma Nery empatados em terceiro com 3,29%.

Os demais
O vice prefeito Edson Ferraz, aparece com 2,73%, atrás do vereador Elton Carvalho que foi lembrado na pesquisa espontânea por 2,45 dos entrevistados. O atual presidente da Câmara, Marquinho Amaral também apareceu na pesquisa com 2,26%. Alguns empresários da cidade e políticos também foram lembrados, mas com índices abaixo dos 2%.

Não sabem em quem votar
Porém o que chamou atenção na espontânea foi a quantidade de entrevistas onde o eleitor não sabe em quem votar, 52,12% dos entrevistados. Outros 13,85% disseram votar nulo ou em branco.

Estimulada
A FTR pesquisas também apresentou um quadro com os nomes estimulados. Nesta Newton continuou na frente com 15,17%, Netto Donato em segundo com 10,93%, Djalma Nery em terceiro com 8,57% e Edson Ferraz em quarto com 8,10%. Brancos e Nulos foram 0,84% e não sabe ou não opinou 2,07%.

Rejeição
O instituto FTR Pesquisas também apresentou uma lista com os mesmos nomes da pesquisa estimulada mas com a pergunta em quem os entrevistados não votariam. Newton também aparece na frente com 11,70% de rejeição, Netto Donato com 10,46% e Edson Ferraz com 9,61%.

Indicação do prefeito
Uma outra pergunta interessante feita aos eleitores foi a seguinte: Se a eleição fosse hoje você votaria em um candidato indicado pelo atual prefeito Airton Garcia? 55,51% disseram que não votariam, 30,44% que sim e 14,04% não souberam ou não opinaram.

O mais lembrado
Como se vê o nome do ex-prefeito Newton Lima é o mais lembrado, mas chama atenção o desempenho de Djalma Nery, além é claro de Edson Ferraz e Netto Donato. Mas a pesquisa na espontânea trouxe ainda outros nomes como Marquinho Amaral, Marina Melo, Elton Carvalho e até mesmo Roselei e Mariel Olmo.

Pote de ouro
Mas o que se observa também é quem muita gente que não sabe em quem votar e é aí que talvez esteja o pote de ouro no final do arco-íris. Na sexta-feira, iremos divulgar a pesquisa sobre a avaliação do governo Airton Garcia.

Curioso
Na pesquisa espontânea chamou atenção a ausência de alguns nomes famosos como a dos ex-prefeitos, Altomani, Barba, Melo e Rubinho. Será que eles foram "esquecidos" pelos eleitores?

Boatos
Falando no prefeito, nos bastidores políticos crescem os boatos de que ainda nesta semana o prefeito Airton Garcia poderia pedir um afastamento do seu cargo inicialmente por 30 dias para poder cuidar de sua saúde. Airton é paciente renal e realiza tratamentos para essa enfermidade.

Um já caiu
Um dos boatos caiu por terra nesta terça-feira. A outra é que ele se afastaria na sexta e que Edson Ferraz assumiria o cargo no próximo final de semana. Porém oficialmente não existe nenhuma notícia neste sentido.

Vereadores no executivo
São Carlos hoje deve ser a cidade com mais vereadores licenciados ocupando cargos no executivo municipal. E pelo visto essa “bancada” poderá aumentar. Atualmente temos, Roselei Françoso (Educação) Paraná Filho (Agricultura), Rodson (PROHAB). Fora os parlamentares que são secretários por “tabela”, isto é, de seus gabinetes determinam o que cada secretário (a) devem fazer. Vai indo bem...

Segurança
Outro assunto bastante debatido na sessão desta terça-feira foi em relação a segurança em nossas escolas. Na ocasião os vereadores aprovaram o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino, proposto pelo vereador André Rebello (União Brasil) por 13 votos a 2.

Detectores
Além disso, os vereadores também aprovaram a obrigatoriedade de instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas, proposta pelo vereador Ubirajara Teixeira, o Bira (PSD). O placar também foi 13 votos a 2.

Terceirizados
Sobre o projeto do vereador André será um prato cheio para as “terceirizadas” que atuam na cidade e mais vagas para cabos eleitorais de políticos. Já em relação ao projeto do Bira, sabemos que não vai resolver o problema, nem estrutura nas escolas temos para isso. Tem escola que não tem nem alambrado, né CAIC?

Chama atenção
O interessante nessa história toda é que a aprovação das leis ocorreu antes mesmo da audiência pública convocada pela própria Câmara para discutir a segurança nas escolas. A audiência está marcada para quinta-feira (13). Fazer por qual motivo se já está tudo “resolvido”?

Outro problema
Colocar uma arma de fogo dentro de uma escola pode ser muito perigoso. Irão dar tiro no pé, pode escrever aí. É cada uma viu...

Pra pensar
Vamos voltar aos terceirizados. Quanto custa hoje um controlador de acesso (que em muitas unidades fica o dia inteiro vendo celular)? Quanto custa uma auxiliar de limpeza e quanto custaria um vigilante armado?

Pra pensar II
Lembram que em um tempo não muito distante, tínhamos a figura do “tiozinho da escola” que era brabo pra danar e cuidava da manutenção de toda escola (portaria, zeladoria, hidráulica, além de ser o “relações públicas” pois conhecia todo mundo. Não seria mais interessante voltar com o tiozinho.

Segurança
Muitos comerciantes da região central de São Carlos estão reclamando da presença de pessoas em situação de rua e de alguns viciados em drogas e pedem providências. A Base Móvel da GM que nunca funcionou está lá jogada na Garagem Municipal e o Centro POP que dá assistência a essas pessoas vulneráveis está instalada a pouco metros da região, acham que isso tem solução?  

Até sexta
Ter fé é esperar pelos planos de Deus sem desanimar, porque a gente sabe que não é uma questão de entender, mas de acreditar! Fale com a gente: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp