25/03/2023 às 09h43min - Atualizada em 25/03/2023 às 09h43min

Itirapina completa 88 anos com conquista histórica, o Poupatempo, e agora mira moradia

Prefeita Dona Graça faz uma avaliação dos avanços do município, fala das principais obras e adianta projetos futuros

Itirapina completa 88 anos com conquista histórica, o Poupatempo, e agora mira moradia
Com estimados 18.610 habitantes, Itirapina completa 88 anos neste sábado, 25, com vários avanços para comemorar. São melhorias no setor de saúde, da educação, infraestrutura urbana e rural e nos serviços, cuja festejada conquista foi a unidade do Poupatempo, inaugurada no início deste ano, que facilitou a vida dos cidadãos e também de moradores da região. Os investimentos refletem diretamente na qualidade de vida de seus moradores.
 
A lista dessas ações inclui o Corujão da Saúde, com atendimentos médicos em horário ampliado, até a noite; e visita de médico e dentista a sítios e fazendas para atender a população da zona rural. Na educação, reformou e ampliou creches, e está construindo uma nova, assim como uma nova escola; aumentou número de linhas de transporte de alunos da zona rural, com ônibus equipado com plataforma para entrada de deficientes e investiu em material pedagógico e na formação de todos os profissionais, enumera a prefeita Maria da Graça Zucchi Moraes, a Dona Graça.
 
Um dos maiores municípios do Estado de São Paulo, Itirapina está bem estruturada para a manutenção de estradas rurais e pequenas obras. No ano passado, em convênio com o Governo do Estado, ampliou sua frota em 11 veículos. Entre eles estão maquinários de grande porte e alto valor, como retroescavadeira e motoniveladora. Município de Interesse Turístico (MIT), Itirapina agora conta com sinalização turística e estão em construção novos banheiros públicos, entre outras melhorias, para o Balneário Santo Antônio, o Broa. Em breve, será inaugurado o Posto de Informação Turística (PIT) no Passeio Público, que está passando por uma ampla reforma.
 
Itirapina está avançando em qualidade de vida para seus habitantes. A cidade ganhou uma pista de skate e, em breve, será entregue a piscina de água aquecida. Aproveitando o aniversário de Itirapina, Dona Graça adianta que tem muitos projetos pela frente. Um deles é na área de habitação. “Queremos oferecer moradia para baixa renda, pois temos defasagem de casas”, afirma. Confira entrevista com a prefeita.
 
Pergunta – Como o Poupatempo, que hoje é um orgulho da cidade, ajuda a população?
Dona Graça – Na verdade, ninguém acreditava que Itirapina poderia ter um Poupatempo, porque normalmente é um serviço para municípios com mais de 20 mil habitantes, número que ainda não atingimos. E o Poupatempo resolveu a vida de muita gente porque reúne serviços tão importantes para o cidadão, seja pessoa física ou jurídica. A população, antes, precisava viajar até São Carlos ou Rio Claro para tirar um simples RG e resolver pendências de documentação. E hoje, isso se faz aqui. Inclusive recebemos moradores de cidades menores da região para resolver suas pendências.
 
Pergunta – Na área da saúde, quais os principais avanços?
Dona Graça – Avançamos bastante, mas em saúde sempre se tem muito a fazer porque a demanda é grande. Era preciso priorizar e nós priorizamos fazer um bom atendimento na atenção básica. Ou seja, prevenção. Para isso, ampliamos o Programa de Saúde da Família (PSF). Atualmente, estamos abrindo o terceiro PSF. E implantamos o Corujão da Saúde para, em dias agendados, atender a população à noite. Assim, quem trabalha e não conseguia ir à unidade de saúde no horário regular é atendido. Também levamos médico e dentista até os moradores da zona rural para consultas e vacinação, um serviço que não tinha. E temos um hospital 100% municipal que atende dia e noite, sempre com dois médicos plantonistas e a equipe de enfermagem necessária.
 
Pergunta – E em educação, o que Itirapina agregou?
Dona Graça – Temos ações em várias frentes. A entrega de uniforme escolar no início do ano letivo é uma delas. Antes, não tinha esse cronograma. Outra é ampliação no número de linhas de transporte escolar para a criança ou adolescente chegar mais rápido à escola porque nossa zona rural é muito extensa. Agora, ninguém fica mais de uma hora dentro do ônibus. Investimentos em material pedagógico para todas as escolas e capacitação para todos os profissionais da educação. E investimos nos prédios escolares. Estamos ampliando uma das creches, que terá mais quatro salas e sanitários; reformamos uma outra creche; estamos ampliando e reformando uma escola de período integral, que vai ficar muito bem estruturada, e temos uma obra de grande vulto: a construção do Cemei, que é o Centro Municipal de Educação Infantil. É um prédio grande, que está na primeira fase da obra, que é a terraplanagem, e vai abrigar creche e pré-escola.
 
Pergunta – A frota municipal foi ampliada e renovada de forma que está estruturada para os próximos anos?
Dona Graça – Isso. Recebemos onze veículos. Acho que é um ganho que, nesta dimensão, nunca houve. O Governo do Estado abriu um programa de renovação de frota e nós corremos atrás e conseguimos onze veículos, incluindo máquinas pesadas e caras. Tem retroescavadeira e motoniveladora, caminhão-pipa, duas ambulâncias e duas caminhonetes 4X4, uma para a Defesa Civil e outra para segurança no campo. Também conseguimos ônibus escolar e van para transporte de deficientes.
 
Pergunta – Na cidade, o que tem sido feito para a qualidade de vida do itirapinense?
Dona Graça - Temos obras grandes e que toda a população, um dia ou outro, usufrui. Reformamos um calçadão, que era muito antigo e estava deteriorado, e construímos outro do zero em um terreno abandonado na Vila Lemos. Agora, esse calçadão é um dos lugares mais bonitos da cidade. Entregamos uma pista de skate, antiga reivindicação da população desde que outra pista existente foi demolida. Era um compromisso meu de campanha.  E investimos em iluminação tanto do novo calçadão quanto da pista de skate e isso deixou a cidade mais bonita. Estamos reformando o piso do Passeio Público e temos muitas obras em andamento.
 
Pergunta – Para o restante deste ano e 2024, o que Itirapina pode esperar?
Dona Graça – Temos várias obras de grande serventia para a população que serão entregues ainda neste ano. E temos outras em planejamento. Mas destaco meu compromisso de ofertar casas populares. Inclusive já estamos desapropriando uma área para a construção das casas, mas é um processo complexo e demorado porque é judicial. Com a liberação do terreno, que é o primeiro passo, minha ideia é fazer parceria com projetos como Minha Casa Minha Vida ou CDHU para oferecer moradia para quem é de baixa renda. E vamos entregar, fruto de um investimento do Governo do Estado, a pavimentação da vicinal que liga Itirapina a Ubá, que é um bairro turístico e onde temos envase de água mineral. 
 
Pergunta – E para fomentar o turismo, o que Itirapina está fazendo?
Dona Graça – O desenvolvimento do turismo é uma luta que travamos há muito tempo. Hoje somos MIT, Município de Interesse Turístico, e recebemos anualmente um recurso para investir no setor. É um recurso importante, mas não o suficiente. Então, o município também põe recursos próprios. E temos trabalhando na divulgação da cidade, implantamos a sinalização turística dentro da cidade e nos pontos turísticos; em breve, teremos o Posto de Atendimento ao Turista, PIT, no Passeio Público; estamos fazendo banheiros públicos no Broa, vamos calçar a avenida principal de acesso ao Broa e estamos fazemos o portal de entrada da cidade. Um portal muito bonito, que é característica de cidade turística. E fomentamos o turismo com eventos culturais e esportivos para chamar o turista a visitar Itirapina. E fazemos parte da região turística Serra do Itaqueri, que prevê ações conjuntas das cidades para fomentar o turismo.
 
Pergunta – Além das obras e melhorias em serviços para a população, também teve valorização dos servidores públicos municipais?
Dona Graça – Sim. Conseguimos recuperar parte do poder aquisitivo dos servidores, que estava muito defasado. No ano passado, o reajuste foi de 15%, sendo que 10% de reposição da inflação de 2020 e 2021, e 5% de reajuste real. Além disso, fizemos uma reforma administrativa que nos permitiu corrigir distorções de alguns cargos cujos salários estavam muito defasados. E tivemos reajuste de 40% no Vale Alimentação para todos os servidores. E vamos continuar a valorização do servidor. Para este ano, ainda estamos estudando o percentual de reajuste, mas o objetivo é recuperar o poder aquisitivo.
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp