17/02/2023 às 16h11min - Atualizada em 17/02/2023 às 16h11min

Audiência Pública sobre enchentes em São Carlos tem participação recorde em 2023 e lota plenário da Câmara

Ao longo de mais de duas horas de discussão, moradores da cidade puderam expor suas demandas e pontos de vista como forma de angariar ideias para a implementação de políticas públicas voltadas a esta temática.

Problemas relacionados às enchentes foi tema de audiência pública na Câmara Municipal
A audiência pública para debater o tema das enchentes na cidade de São Carlos, convocada pelo vereador Djalma Nery (PSOL), realizada na última quinta, (16), teve intensa participação popular, lotando o plenário da Câmara.
 
Estiveram presentes Nino Mengatti, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mário Pelissari, da Secretaria de Obras e Samir Gardini, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Secretário Samir Gardini. Também compareceram à audiência, o promotor do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, do Ministério Público, e a professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Luciana Schenk. Representantes da ACISC e AEASC também participaram da audiência.
 
Além das mudanças climáticas - uma questão global que tem provocado eventos cada vez mais extremos em todas as regiões do mundo -, a topografia da cidade e equívocos no desenvolvimento urbano e na ocupação e uso de solo são os fatores principais que agravam a problemática das enchentes em São Carlos. Diversas falas na audiência apontaram a necessidade de buscar soluções mais robustas e permanentes, de médio ou longo prazo, para superar os desafios da descontinuidade das administrações.
 
De forma participativa, foi debatida a possibilidade de planejar uma transferência do centro comercial para outra localidade, e revitalizar a baixada em um grande parque linear, que respeite a área de várzea do rio Gregório, e aumente a permeabilidade do solo e a arborização na região.
 
O vereador Djalma Nery afirmou se sentir honrado por presidir uma audiência de tamanha relevância ao município e com recorde de público na casa. Ele comentou ainda que “os interesses coletivos devem estar acima dos interesses da especulação imobiliária, já que é a vida da população que está em jogo”. Djalma destacou que “erros urbanísticos devem ser reparados e é preciso pensar, de forma democrática e inclusiva, em uma política pública de transição da região comercial da baixada para outra localidade mais segura, onde todos possam ser beneficiados por uma ação planejada e necessária à nossa cidade”.
 
A equipe do vereador Djalma Nery produziu um relatório que reúne as principais propostas da audiência, disponível neste link.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp