17/02/2023 às 10h20min - Atualizada em 17/02/2023 às 10h20min

HU inicia obras da Unidade de Pesquisa Clínica

A nova área, com cerca de 430 m², será cenário para a realização de pesquisas clínicas, que testarão a eficácia e a segurança de novas tecnologias na área da saúde.

Obras da nova área devem ser entregues em setembro (Foto: HU-UFSCar)
Em janeiro de 2023, foram iniciadas as obras da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh-MEC). A nova área, com cerca de 430 m², será cenário para a realização de pesquisas clínicas, que testarão a eficácia e a segurança de novas tecnologias na área da saúde.  

As pesquisas clínicas são desenvolvidas em seres humanos e, por meio delas, é possível validar a utilização de equipamentos, medicamentos, procedimentos cirúrgicos e radiológicos, bem como cuidados preventivos, que poderão melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças relevantes para a população. "Pesquisas envolvendo seres humanos são submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e conduzidas de acordo com normas de Boa Prática Clínica (BPC), o que assegura a proteção dos direitos, integridade e confidencialidade dos participantes da pesquisa, bem como a credibilidade e precisão dos dados e resultados relatados", explica Fábio Fernandes Neves, superintendente do HU-UFSCar.   

"A construção de UPC do HU proporcionará a infraestrutura básica para o fortalecimento da pesquisa clínica em nosso Hospital, a disponibilização de tratamentos de última geração para a cidade de São Carlos e região, a capacitação da equipe multiprofissional em boas práticas para atuar em pesquisas clínicas e apoiar projetos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a nova unidade permitirá a capacitação de fomentos públicos e privados, o que possibilita reinvestimento em equipamentos e melhorias para o Hospital, refletindo a longo prazo para a sustentabilidade financeira do HU", relata Renata Pedrolongo Vanelli, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital da UFSCar.   

A nova área terá sala de espera, dois consultórios, sanitários, sala administrativa e de procedimentos (coleta de exames, pré-processamento de material biológico e de medicação), arquivo e farmácia. A previsão de entrega do novo espaço é a partir do mês de setembro deste ano e o início das pesquisas clínicas será imediato. O valor total do investimento é de R$ 2,4 milhões com verbas oriundas de emendas parlamentares e de edital da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para Implantação e Consolidação de Centros de Pesquisa Clínica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp