25/01/2023 às 08h16min - Atualizada em 25/01/2023 às 08h16min

Disciplina optativa na USP de São Carlos é um sucesso e regressa em 2023

“Inovação e Empreendedorismo com ênfase em Patentes”

Rui Sintra - Jornalista e Assessor de Comunicação
Prof. Daniel Magalhães, que, além de ministrar a disciplina, é um dos coordenadores de inovação do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
A realização da disciplina optativa “Inovação e Empreendedorismo com ênfase em Patentes”, iniciativa levada a efeito no segundo semestre de 2022 (agosto/novembro) e organizada pelo IFSC/USP, com a participação do Escritório de Ações para Imersão no Mercado de Trabalho (EAIMT), resultou na aprovação de cerca de 85 alunos, dentre os 150 que se inscreveram.
 
Totalmente online e aberta a todos os alunos que frequentam cursos no ensino superior  - seja qual for a área do conhecimento -, esta disciplina optativa tem o objetivo de complementar o conhecimento que os alunos estão adquirindo em seus respectivos cursos, transmitindo-lhes a importância de cultivar algo que já é tradicional em nosso Instituto - a inovação e o empreendedorismo -, neste caso com foco na produção de patentes.
 
Esta disciplina optativa, ministrada pelos Profs. Daniel Magalhães e Vanderlei Salvador Bagnato tem como principais fundamentos:
 
- Apresentar o papel das instituições de ensino e pesquisa no contexto da inovação e empreendedorismo;
- Apresentar aos alunos de graduação quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitude que necessitam ser desenvolvidas para possibilitar, a partir da concepção da ideia, a obtenção de uma marca e patente;
- Estimular a criatividade do aluno na geração de ideias e sistemas inovadores, que possam se tornar marcos com seu domínio institucional garantido. 
 
Ênfase na produção de patentes - propriedade intelectual
 
“Muitas disciplinas falam de algo que já constitui uma longa cultura aqui no IFSC/USP, que é a inovação e o empreendedorismo, e algumas delas têm mais foco em aspectos gerais de empreendedorismo e empreendedorismo para “startups” - como criar uma “startup”, etc. O foco desta disciplina optativa é a ênfase que ela dá na produção de patentes, que é, de fato um objetivo muito interessante. Quando alguém decide empreender, e se tem uma ideia ou um produto novo, inovador, essa pessoa tem a necessidade de se proteger, de proteger sua ideia ou produto, até porque isso facilitará muito a captação de investimentos no futuro para que a entrada dela no mercado seja uma realidade”, relata o Prof. Daniel Magalhães, que, além de ministrar a disciplina, é um dos coordenadores de inovação do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um CEPID da FAPESP alocado no IFSC/USP.
 
Empreendedorismo em São Carlos - Startups
 
A questão da produção de patentes está intimamente ligada ao empreendedorismo, algo que ainda não faz parte do cotidiano de nossa cidade, necessitando de ações mais robustas, como explica o Prof. Magalhães. “Muitas vezes, empreender pode acontecer na sua sala, no seu ambiente de trabalho. Fala-se muito em “intra-empreendedorismo”, algo que é apenas desenvolvido dentro de uma empresa graças a ideias e projetos de seus colaboradores no sentido de implementar algo novo. Tem grandes empresas que estimulam os funcionários e colaboradores a proporem inovações, mesmo patenteáveis. Por exemplo, temos ex-alunos que têm patentes junto com grandes empresas, recebendo royalties só por isso”, pontua Magalhães.
 
A propriedade em São Carlos já deu origem à criação de cerca de duzentas “startups” e elas continuam florescendo em nossa cidade, embora em um ritmo lento. “Muitas dessas “startups” estão diretamente focadas na ideia ou no produto proposto na patente, com a intenção de virarem um negócio, ou serem absorvidas por uma empresa de grande expressão, consoante a inovação que for apresentada. A “startup” tem a agilidade de ser criada e de repente sumir caso não dê certo, com pouco ônus.
 
Regresso da disciplina no segundo semestre de 2023
 
A disciplina optativa “Inovação e Empreendedorismo com ênfase em Patentes” vai regressar no segundo semestre de 2023 (data a anunciar), mantendo os dias e os horários que foram instituídos no ano passado - quartas-feiras entre as 19h00 e as 20h00 -, ao longo de três meses, no formato online.
 
Quanto ao conteúdo da disciplina, ela estará organizada da seguinte forma:
 
-  Considerações gerais, histórico e definição;
- Principais tratados;
- Sistema de Propriedade Intelectual;
Legislação de propriedade intelectual (internacional e brasileira);
- Formas legais de proteção/exemplos;
- Patentes (definição e requisitos legais exigidos);
- Informação tecnológica a partir dos documentos de patente / Busca de anterioridade;
- Elaboração de relatórios de patente;
- Depósito e gestão de patente;
- Fases do patenteamento;
- PCT (Tratado de Coo´peração em Matéria de Patentes);
- - Exemplos de patentes;
- Da ideia ao produto;
- Como escolher a proteção adequada;
- Marcas;
- Procedimenmtosd para registro e gestão da marca;
- Atividades.
 
Fique atento às noticias veiculadas no portal e nas mídias sociais do IFSC/USP em relação ao anúncio relativo ao início desta disciplina.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp