06/12/2022 às 09h08min - Atualizada em 06/12/2022 às 09h08min

Roselei destaca luta contra pedágio e inclusão de melhorias em novo edital de rodovias

Mobilização das Câmaras de São Carlos, Ibaté e Araraquara envolveu sociedade e demais autoridades contra o pedágio e inclusão de marginais e faixas adicionais

Em maio de 2022, Roselei e Valentin Fargoni se reuniram com o secretário estadual de Transporte João Octaviano para solicitar a inclusão no edital das melhorias na W. Luís
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), comemorou a homologação pelo governador de São Paulo Rodrigo Garcia no dia 1º de dezembro da licitação de concessão do Lote Noroeste, que contempla 600 quilômetros de rodovias, e que permitirá a implantação das marginais e construção de faixas adicionais no trecho entre Araraquara e São Carlos da Rodovia Washington Luís.
 
A vencedora foi a empresa Ecorodovias Concessões e Serviços no valor de R$ 1,23 bilhões pelo prazo de 30 anos. O edital do Lote Noroeste estava em elaboração pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo quando foi anunciado, em outubro de 2021, a possibilidade de construção de uma nova praça de pedágio no quilômetro 255 da rodovia Washington Luís.
 
“Logo no dia seguinte iniciamos um protesto junto com as Câmaras de Ibaté e Araraquara para impedir a construção do pedágio e reivindicar melhorias neste trecho da rodovia”, lembra Roselei. Vereadores dos três municípios realizaram audiências públicas, protocolaram documentos, conversaram com o governador Rodrigo Garcia e conseguiram retirar do edital a construção do pedágio e garantir a inclusão de 4,5 quilômetros de vias marginais e 66 quilômetros de faixas adicionais entre os quilômetros 227,8 e 293.
 
“Não tenho dúvidas de que essas conquistas foram possíveis graças à luta que travamos junto com os municípios da região, parlamentares, prefeitos e população”, destaca Roselei, que lembrou ainda do papel de liderança dos presidentes do Legislativo de Araraquara, Aloisio Boi, e Ibaté, Valentim Fargoni. “A Artesp percebeu nas audiências públicas que estávamos mobilizados e que não era possível lançar um novo edital sem prever novos benefícios para o trecho entre São Carlos e Araraquara”, frisou. “Agora nossa luta precisa se concentrar na agilização da construção desses novos dispositivos, não podemos esperar o fim dos 30 anos para termos as marginais e as faixas adicionais”, destacou Roselei.
 
O lote Noroeste contempla cinco rodovias: SP 310 (Rodovia Washington Luís), SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto); SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima - entre Bebedouro e Barretos); SP 333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil) e SP 351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone). Estas rodovias atravessam municípios das regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.
 
O investimento total de R$ 13,9 bilhões desta concessão (sendo que R$ 5 bilhões deverão ser aplicados nos primeiros sete anos) prevê 123 km de duplicação de pistas; 99 km de terceira faixa, 18 quilômetros de novas marginais; implantação de 75 quilômetros de ciclovias e 37 dispositivos. Também devem ser instaladas 42 passarelas, 20 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e 3 pontos de parada de descanso para caminhoneiros. Nos cinco primeiros anos de concessão, devem ser gerados 26 mil empregos diretos e indiretos.
 
“Além do investimento em melhorias para trazer mais segurança e fluidez às rodovias com uso de novas tecnologias, essa nova concessão do Lote Noroeste trará benefícios importantes aos usuários com a redução das tarifas de pedágio”, afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. Está prevista a redução de 10% nas tarifas de pedágio atualmente praticadas e desconto adicional de 5% para veículos com tag e descontos progressivos na tarifa para usuário frequente (DUF).

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