18/11/2022 às 10h51min - Atualizada em 18/11/2022 às 10h51min

Demorou, mas saiu e o contrato está assinado

Esta foi mais uma novela que o prefeito Airton Garcia conseguiu concluir, entre tantas que se arrastavam ao longo dos últimos governos

Prefeitura e o empresário da Rigras assinando o contrato nesta quinta-feira
Não foi fácil mas enfim São Carlos passa ter uma empresa contratada em definitivo para explorar em forma de concessão o transporte coletivo da cidade. Nesta quinta-feira o prefeito Airton Garcia assinou o contrato com a Rigras Transportes (a Suzantur disfarçada), finalizando uma concorrência pública do transporte coletivo que demorou 18 anos para ser concluída.

Como deverá ser
A Rigras agora deverá disponibilizar frota operacional com 91 veículos (59 veículos tipo ônibus básico, 22 veículos do tipo midiônibus, 3 veículos tipo miniônibus adaptados para atendimento do serviço porta a porta e 7 veículos reserva, sendo 5 veículos tipo ônibus básico e 2 midiônibus).

Investimentos
A vida útil dos veículos deve respeitar o limite máximo de 10 anos de idade por veículo. Já a idade média da frota deverá ser de 5 anos.  A empresa também deve investir no sistema de bilhetagem eletrônica, GPS e aplicativo, monitoramento por câmeras e wi-fi. Um central também será instalada para a fiscalização da prestação do serviço, principalmente com relação ao cumprimento de horário das linhas.

Fim da novela
Esta foi mais uma novela que o prefeito Airton Garcia conseguiu concluir, entre tantas que se arrastavam ao longo dos últimos governos.

Para o Xandão não
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira (16), os vereadores rejeitaram uma moção de aplausos para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O propositor da moção foi o vereador Azuaite Martins de França.

Para o Xandão não II
Em requerimento, o decano da Câmara Municipal ressaltou a eficácia e lisura do processo eleitoral brasileiro, e que o ministro se mostrou “exemplar na defesa do Estado Democrático de Direito”.

Ficaram de fora
Com a negativa dos vereadores, os juízes eleitorais Paulo César Scanavez e Gabriela Muller Carioba Attanasio também deixarão de ser cumprimentados pelos trabalhos nas eleições em São Carlos.

Os votos
Votaram contra a moção os vereadores André Rebelo (União Brasil), Moisés Lazarine (União Brasil), Bruno Zancheta (PL), Gustavo Pozzi (PL), Lucão Fernandes (MDB), Robertinho Mori (União Brasil), Sérgio Rocha (PTB) e Tiago Parelli (Progressistas). A favor, Raquel Auxiliadora (PT) e Djalma Neri (Psol).

Provocar consequências?
O prefeito Airton Garcia, vetou a Lei da Agenda, que obrigaria a ele próprio e membros do primeiro escalão da administração municipal tornar público os compromissos oficiais do governo, uma espécie de agenda, como já ocorre nas esferas Estadual e Federal. O veto está em tramitação na Câmara Municipal e depende de pareceres de comissões, como a Constituição e Justiça, e da manifestação do plenário para se manter vigente.

Independência do Poder?
Na visão da Procuradoria-Geral do Município e do prefeito Airton Garcia, havia “vício de iniciativa” no projeto, que “poderá ocasionar sérias consequências, tais como, pôr em risco a independência do Poder Executivo”.

Prejudicar acordos?
Outro argumento usado pela Administração é que a publicação dos encontros realizados pelo prefeito e por secretários municipais pode “prejudicar acordos, transações, convênios e negócios que estão sendo realizados pelo Poder Executivo”, além de “pôr em risco a segurança”.

Argumentos vazios esses hein?
Como citamos acima, essa prática já é adotada inclusive pelo Governo do Estado de São Paulo (e outros estados também) e até pelo presidente da república. Cabe ressaltar que o projeto teve a aprovação unânime por 18 vereadores.

Pode melar
Como já era de se esperar a Promotoria de Meio Ambiente de São Carlos recomendou ao prefeito Airton Garcia o veto total à Lei dos Rodeios aprovada recentemente pela Câmara Municipal. Em carta assinada pelos promotores Flávio Okamoto e Sérgio Domingos de Oliveira, são levantadas questões constitucionais, legais e judiciais à pratica no município.

Que rápido não
O projeto foi aprovada no último dia 25 de outubro a toque de caixa pelos vereadores. O projeto havia sido protocolada horas antes da sessão começar e foi colocada em votação sem passar por comissões como de Constituição e Justiça e Meio Ambiente. A rapidez chamou a atenção do promotor Flávio Okamoto.

Coincidência ou não
Após a aprovação desse projeto, o vereador Paraná Filho, defensor dos rodeios, foi nomeado para voltar a comandar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O pior não foi isso
Para o lugar de Paraná na Câmara, o nosso “engraçadinho” Moisés Lazarine, assumiu a vaga. A primeira sessão que participou foi na última quarta e lógico ele estava daquele jeitinho. Cheio de graça em cada vez que usou a Tribuna.

É muita gente
O Departamento de Vigilância em Saúde informa que de acordo com o relatório analítico de faltosos do Vacivida, a cidade contabiliza nesta quinta-feira (17/11), 43.884 sem a primeira dose adicional da vacina contra a COVID-19 e 38.351 que ainda não tomaram a segunda dose de reforço ou quarta dose.

Vamos vacinar 
Em São Carlos todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) e todas as unidades de saúde da família (USF’s) aplicam as vacinas contra a COVID-19 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A partir de segunda
A Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, inicia nesta segunda-feira (21/11), a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades contra a COVID-19. O imunizante destinado a essa população é a Pfizer Pediátrica-Baby.

Aleluia
Finalmente cerca de 180 professores da Rede Municipal de Educação que lecionam disciplinas específicas, com Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática, conhecidos como Professores PIII, poderão respirar aliviados quanto à jornada de trabalho. Foi aprovado na sessão ordinária realizada na última quarta-feira (16), na Câmara Municipal, o projeto de lei (PL) que regulariza a hora-aula desses profissionais. O impasse se arrastou por três anos.

Parabéns
No próximo dia 22 de novembro Santa Eudóxia completa 110 anos como Distrito. Já foi Povoado, Vila, Distrito de Paz e hoje Distrito. A Prefeitura realizou no último final de semana a 7° Festa do Torresmo, realizará ainda a Meia Maratona de Água Vermelha a Santa Eudóxia no dia 11 de dezembro e para completar a comemoração também de Água Vermelha, que passou a distrito no dia 25 de Dezembro de 1948, será realizado um grande show com Rick Vallen em Água Vermelha no dia 17 de dezembro. Parabéns aos distritos.

Bom final de semana
O segredo é não correr atrás das borboletas; cuide do jardim pra que elas venham até você! (Mario Quintana)
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
  • Luciney escreveu:
    18/11/2022 às 11h28min

    E no aracy 1 foi alembrado de colocar mais onibuns pq aqui o povo ficou abandonado com um onibuns só não tem nem farmácia aqui aliás não tem nada procura melhorar um pouco a situação do povo nem pra vc ir até na rodoviária não tem condução só pro centro precisa melhorar mais aqui no aracy que estamos abandonado

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp