16/08/2022 às 10h47min - Atualizada em 16/08/2022 às 10h47min

Professores da rede pública de ensino de São Carlos são homenageados

Desempenho destacado na CUCO-2022 (USP)

Professores da rede pública de ensino de São Carlos são homenageados
A sala “Vem Saber”, localizada no Centro de Apoio Didático (CAD) situado na Área-2 do Campus USP de São Carlos, recebeu na última sexta-feira (12/08) uma homenagem aos professores da rede pública de ensino e à Diretoria de Ensino de São Carlos alusiva ao desempenho destacado que os mesmos tiveram na promoção do programa Competição Universitária de Conhecimento (CUCo - USP), que ocorreu no primeiro semestre deste ano.

A homenagem foi coordenada pelo idealizador do projeto, que ocorre desde 2016, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes. A CUCo, que é um projeto gratuito, consiste em um desafio que é colocado aos estudantes do ensino médio das escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo, buscando formá-los e incentivá-los a ingressar em instituições de ensino superior públicas, sendo dedicada a todos os estudantes das 1ª, 2ª, 3ª séries do ensino médio (EM) regular, EJA e CEEJA, regularmente matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Encontrando-se em tratativas para que, em face do manifesto sucesso alcançado, o projeto siga em frente, Antonio Carlos Hernandes mostra-se confiante dado o desejo já manifestado pelos professores e por todas as diretorias de ensino do Estado de São Paulo, atendendo a que as expectativas dos alunos aumentaram exponencialmente, haja visto, por exemplo, o número de alunos que participou no decurso das seis edições da CUCo - 500 mil.

Para o docente do IFSC/USP, a principal meta atingida foi a impressionante mudança cultural que aconteceu em todo o Estado de São Paulo devido às informações pormenorizadas que foram passadas pelos professores aos alunos sobre o acesso ao ensino superior, e principalmente sobre o acesso à própria USP que, até há seis anos a esta parte, era considerado elitista, quando, afinal, o processo é muito simples... Basta querer e saber como fazer.

“Antes, ninguém falava da USP, como ingressar nela ou em qualquer outra universidade, não se falava em vestibular da FUVEST, nada! Passados seis anos do início do programa CUCO todos os alunos e professores estão motivados para atingirem essa meta”, enfatiza o docente.
 
A motivação dos professores
 
A CUCo foi - e é - um trabalho de continuidade em prol da educação, que começa exatamente pelos professores. Para eles, a motivação tem a ver com o desejo de que cada aluno possa olhar para mais longe, buscando um futuro com mais oportunidades de vida. Por outro lado, Antonio Carlos Hernandes sublinha que o interesse dos alunos em cursar o ensino superior simplifica o trabalho dos professores em sala de aula, já que os jovens “sentem” que podem vencer e, por isso, se mostram muito mais interessados e colaborativos.

Quando a CUCo iniciou o programa em todo o Estado de São Paulo, e principalmente nas regiões onde a USP tem seus campi - quase desconhecidas até então -, as informações sobre como ter acesso a um curso superior eram praticamente inexistentes, sendo que houve casos em que professores alegaram que seus alunos nunca conseguiriam atingir esse fim. Contudo, quando você leva as informações certas aos professores, fazendo com que eles se sintam seguros na disseminação delas entre os jovens, o conhecimento dos jovens aumenta exponencialmente e você vê resultados impressionantes através do entusiasmo deles.

Ao longo destes seis anos da CUCo ingressaram nos diversos cursos da USP quatro mil alunos, não contando os muitos outros que entraram em outras instituições de ensino”, relata o docente, acrescentando que “quando você tem um impacto como esse na Universidade, imagine o impacto que tem na escola, dentro da sala de aula”.
 
Onze mil professores trabalham para o sucesso dos alunos
 
Noutra vertente, para o coordenador da CUCo, o trabalho feito pelas Diretorias de Ensino, de uma forma geral, e que fazem o meio de campo entre os professores que lecionam nas cerca de quatro mil escolas que participam do programa, mudou o panorama, fazendo com que fosse implementada uma cultura pró-ativa em benefício do acesso dos alunos ao ensino superior, sendo que, inevitavelmente, a USP está nos sonhos de muitos deles. Não sendo uma competição igual às das olimpíadas, a CUCo caracteriza-se por ser um processo de formação que transmite e ensina ao aluno que ele tem todas as chances de entrar em uma universidade e ganhar a sua independência.

“O aluno que estava fora desse processo e dessa informação, ele entrou para a CUCo para compreender tudo e para enxergar o caminho que tem pela frente e isso irá fazer uma enorme diferença não só para ele, como para sua família e sociedade como um todo”, salienta o Prof. Hernandes, que cita, como exemplo, o fato de antes da implantação das cotas na USP haver cerca de 75% dos alunos oriundos das escolas particulares, com pouca diversidade, em contraponto com o momento atual, onde mais de 50% dos alunos são oriundos das escolas públicas, contribuindo com uma diversidade enorme. “Todo este processo da CUCo está voltado para a escola pública, que é o retrato do país”, argumenta o docente.
 
A cerimônia de premiação dos professores das escolas públicas da cidade de São Carlos e da respectiva Diretoria de Ensino reuniu cerca de trinta docentes e, segundo o coordenador da CUCo, tratou-se de reconhecer, de forma singela e individual, o trabalho individual de cada um deles em prol dos alunos poderem ingressar em um curso superior, tendo em consideração que todo o esforço desenvolvido não passa pela quantidade de alunos, mas sim para aumentar a oportunidade deles para que tenham uma opção de vida melhor.

“Desde 2017, temos onze mil professores que trabalham diariamente e em uníssono para que seus alunos possam enxergar as portas que lhes darão acesso a uma nova vida”, destacou Hernandes em seu breve discurso perante os homenageados.
 
Herbert João Alexandre e a experiência de vida
 
Bastantes alunos do ensino médio são oriundos de famílias que não possuem qualquer histórico de passagem pelo ensino superior e esse fato parece contribuir para que esses jovens não vislumbrem as oportunidades, se resignem a uma espécie de “destino. O Prof. Herbert João Alexandre, docente do IFSC/USP,  que em parceria com o Prof. Antonio Carlos Hernandes tem desenvolvido ativamente o programa CUCo, entre outras iniciativas similares, é um exemplo extraído da realidade acima citada, mas que conseguiu reverter o caminho graças à sua própria força de vontade e à oportunidade que o fez enxergar mais longe, tendo relatado sumariamente sua história perante os homenageados.

“De fato, o que a CUCo quer mostrar, comprovadamente, é que os jovens alunos podem ser os primeiros a conquistar essa meta dentro de suas famílias, algo que é uma vitória imensa para todos. Eu próprio vivi essa história, da mesma forma que o Prof. Hernandes. Nascido e criado em São Carlos, vindo de família humilde, sem qualquer histórico relativo a ensino superior, minha educação foi toda feita em São Carlos, cidade de onde nunca tinha saído. Na então 8ª série do ensino médio me atrevi a participar de uma olimpíada de matemática e fui classificado para disputar a final na cidade de São Paulo, algo que para mim seria impossível atendendo a que meus pais não tinham condições económicas para cobrir os custos da viagem”, relatou Herbert.

Enfrentando esta impossibilidade, os pais de Herbert decidiram falar com os professores de sua escola e com a Diretoria de Ensino, naquela época, e juntos conseguiram que um vendedor conhecido desse uma carona para São Paulo, para que o jovem Herbert João pudesse participar do evento acadêmico. “Fiquei extasiado quando entrei na cidade, quando olhei em redor, e quando descobri que havia um mundo além de São Carlos, de onde eu nunca tinha saído... Só aí percebi que seria através da educação que eu poderia abrir a minha porta para o futuro. Agora sou professor... Essa é a missão da CUCo - abrir as portas dos jovens estudantes para o futuro e ajudá-los a alcançar suas metas”, sublinhou Herbert.
 
Já na parte final da cerimônia, a Dirigente de Ensino, Profª Débora Costa Blanco, teve a oportunidade de agradecer aos Profs. Hernandes e Herbert João o fato deles acreditarem na escola pública, ao continuarem promovendo e realizando a CUCo. “Incentivaram-nos e aos nossos alunos a entender que a universidade é de todos. Por isso, queremos que nossos alunos ocupem as vagas disponíveis na USP. Nós temos excelentes alunos e podemos ajudar a transformar a vida deles, encaminhando-os para um projeto que lhes faculte um futuro brilhante. Nós, em São Carlos, temos duas das mais prestigiadas universidade do país e temos que mostrar esse caminho para nossos alunos, ou seja, que eles podem conquistar aquilo que quiserem. Parabéns para vocês, professores, parabéns aos alunos e às suas famílias”, concluiu a Dirigente Regional de Ensino.

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