11/08/2022 às 16h52min - Atualizada em 11/08/2022 às 16h52min

Fundação Pró-Memória realiza atualização do cadastro de bens arquitetônicos de São Carlos

Este banco de dados, de acesso interno à instituição, possui registros de cerca de 6.000 imóveis, dos quais 236 são protegidos

Fundação Pró-Memória realiza atualização do cadastro de bens arquitetônicos de São Carlos
Com o objetivo de orientar as análises técnicas da Fundação Pró-Memória de São Carlos, a respeito de pedidos de obras de restauro, reforma e demolição de edificações de interesse histórico e cultural, São Carlos possui desde 2002 um amplo banco de dados, com imagens e informações detalhadas de seus bens edificados.

Conhecido como “Cadastro de Bens Arquitetônicos de São Carlos”, este banco, de acesso interno à instituição, possui registros de cerca de 6.000 imóveis, dos quais 236 são protegidos, seja por tombamento ou por outras formas de salvaguarda do patrimônio cultural previstas na legislação municipal.

O cadastro, que abrange principalmente a chamada Poligonal Histórica (Área de Especial Interesse Histórico que engloba a região da Estação Ferroviária e a região central da cidade) foi expandido em 2011, encontrando-se, desde maio de 2022, em processo de nova atualização, com modernização de sua interface, funcionalidades e ferramentas, que tornarão mais ágeis as análises dos pedidos dos consultores e detalhadas as certidões de diretrizes construtivas expedidas.

Na fase atual dos trabalhos, uma equipe de pesquisadores contratada pela Fundação Pró-Memória, devidamente identificada, está produzindo fotografias de cada um dos 6.000 imóveis cadastrados. Trata-se de um complexo levantamento de campo, cujos dados alimentarão o novo banco de dados.

A Fundação solicita que a população receba os pesquisadores, que estão produzindo importantíssimas informações que guiarão futuras políticas públicas de defesa, proteção e promoção do patrimônio edificado local, de importante significação cultural para a memória coletiva de São Carlos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp