05/08/2022 às 13h39min - Atualizada em 05/08/2022 às 13h39min

Deram Gatorade para o prefeito Airton?

Nos últimos dias o prefeito apareceu, falou, visitou e até deu umas risadinhas, daquelas que a cidade conhece

Da redação SCDN
Deram Gatorade para o prefeito Airton?
O prefeito Airton Garcia parece que decidiu reagir à enxurrada de críticas que vem recebendo, após a tensão que até então estava “velada” e acabou sendo “escancarada” nas últimas semanas entre os poderes Executivo e Legislativo. O prefeito pelo menos nas redes sociais arregaçou a manga e começou a se manifestar com maior intensidade.

Visitas

Essa semana, por exemplo, Airton esteve pessoalmente vistoriando obras e serviços da Prefeitura, que estão em andamento em bairros de São Carlos. Além da agenda externa, o Prefeito também recebeu secretários e diretores, em seu gabinete, para discutir as políticas públicas em execução na cidade.

Mudado

O visual do prefeito e até o tom de voz, voltou a ser bem parecido com o Airton que São Carlos conhece. Isso é bom e importante para ele e para a cidade que estava meio que perdida nesse meio de fogo cruzado entre os poderes.

Reação

De um lado, a maioria dos vereadores massacrando o prefeito e sua saúde e do outro o seu staff mais preocupado em fazer fotos para fazer de conta que estava tudo bem (e não estava). Mas pelo menos nos últimos dias a situação parece que mudou.

Fala prefeito

“Nosso jeito de trabalhar é ouvindo a população dos quatro cantos do município, dando atenção ao que cada bairro precisa. O trabalho não para, pois a cidade é um organismo vivo e, graças a um trabalho sério do governo municipal, em constante evolução e progresso”, destacou Airton Garcia.

Isso é bom

Esperamos mesmo que o prefeito tenha melhorado, pois a guerra já foi deflagrada, ele poderá até sair vitorioso, mas o desgaste será enorme. E isso já deu para perceber na primeira reunião da CPI que investiga a possível interferência e irregularidades cometidas por membros do alto escalão do governo municipal em licitações e outros procedimentos do Poder Executivo.

Pois do outro lado...

Na quarta-feira no comando do vereador Paraná Filho que a preside, a CPI ouviu por cinco horas os ex-secretários de saúde, Marcos Palermo e Denise Martins e a atual Jôra Teresa Porfírio.

Eu sou autoridade

Neste primeiro encontro Paraná deixou claro que vai pegar no pé de quem for depor ou prestar esclarecimentos. Com Denise e Jôra ele já mostrou suas garras e o “sangue nos olhos” que está contra o governo.

Com a Jôra, por exemplo

Paraná requisitou o telefone celular corporativo da secretária de Saúde. A determinação partiu após Paraná ter encontrado contradições entre o depoimento de Jôra e mensagens trocadas por ela com o ex-secretário Marcos Palermo. Ficou um climão de início no ar, mas depois tudo se resolveu e o aparelho foi entregue para a CPI.

Por fim

Paraná Filho afirmou que os depoimentos desta quarta foram produtivos para as investigações. “Foram depoimentos importantes, onde acabamos confirmando algumas dúvidas de interferência política em questões ligadas à gestão pública municipal. Tivemos servidores de área de saúde que remetem à tomada de decisões por parte de membros do alto escalão. Isso nos leva a pensar que tais interferências não se deram somente na Pasta da Saúde. Foi o primeiro dia de oitivas. Esta CPI ainda tem muito chão pela frente”.

O homem manda

Mesmo sendo o primeiro encontro da CPI com três depoimentos, já está claro que o chefe de gabinete do prefeito, o Carneirinho, tem plenos poderes no Paço. De carneirinho é só apelido mesmo, o cara é uma Águia...

Liberado

A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu liberar na quarta-feira (3) o Estádio Municipal Professor Luiz Augusto de Oliveira, o Luisão, para jogos do profissional e amador. A medida é provisória e superou as expectativas da prefeitura.

E sábado já tem jogo

As atividades no Luisão retornam no sábado (6), às 11h, com partida entre Grêmio e Marília pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista Sub-17. Até o momento o time não está classificado para o mata-mata e soma apenas uma vitória em quatro jogos.

Reprovadas

O SAAE São Carlos teve as contas de 2020 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Decisão aponta para irregularidades como pagamentos indevidos a diretores e funcionários, falhas na gestão e aumento do rombo da autarquia.  A Corte remeteu parecer ao Ministério Público do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal. 

Na decisão

A auditoria revelou déficit orçamentário de R$ 2,9 milhões no exercício de 2020, o que elevou o déficit total da autarquia para R$ 6,1 milhões. O TCE também apontou redução do resultado econômico do SAAE em 70,7%, frente 2019.  O tribunal ainda entendeu que a autarquia não se esforçou em combater a inadimplência e não cobrou créditos com a Prefeitura de São Carlos.

Em resposta

O SAAE afirmou que todos os apontamentos são passíveis de defesa e que será apresentada dentro do prazo estabelecido pelo TCE, que é de 15 dias a partir da sentença, que foi proferida em 1º de agosto.

Prazo maior

A Comissão Processante instalada pela Câmara Municipal dará prazo maior para que o prefeito Airton Garcia apresente defesa prévia em processo que pode cassar seu mandato. Processo conta com quatro testemunhas inicialmente.  Apesar de a legislação que rege a Comissão Processante mencionar 10 dias, sem especificar se úteis ou corridos, os parlamentares buscaram entendimento de dar o maior prazo para o mandatário.

Nova cara

Nosso leitor já percebeu que estamos mudando o layout do portal São Carlos Dia Noite, o processo foi iniciado na última segunda-feira e ainda está em fase de ajustes. Esperamos que gostem e façam bom proveito. Aqui no SCDN a informação não para desde 2008. Bom final de semana.

Inté

O segredo da vida é colocar-se no lugar do outro, mas cuidado, pode doer! Fale conosco: [email protected]
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp