03/08/2022 às 16h29min - Atualizada em 03/08/2022 às 16h29min

Escolas públicas de São Carlos recebem projeto ECOARTE com atividades ligadas à reciclagem e sustentabilidade

Patrocinadas pela Colgate-Palmolive, estações serão montadas em horário escolar e vão impactar cerca de 2 mil alunos do município

Escolas públicas de São Carlos recebem projeto ECOARTE com atividades ligadas à reciclagem e sustentabilidade
Alunos da rede pública de ensino de São Carlos, no interior de São Paulo, foram contemplados com um projeto social que busca mudar a forma como eles se relacionam com o meio ambiente.

Chamado de ECOARTE, o projeto vai levar para dentro das escolas, um circuito de atividades onde serão abordados os principais conceitos dos 5 “R”s da sustentabilidade, os conceitos de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Realizado pela NTICS Projetos com patrocínio da Colgate-Palmolive, o ECOARTE vai impactar diretamente cerca de 2 mil alunos do município.

Em parceria com a Secretaria da Educação, os circuitos serão instalados nas escolas entre os dias 8 a 12 de agosto, para alunos entre 6 e 12 anos de idade.

Em formato itinerante, serão montadas seis estações de trabalho, formando um circuito de atividades. Na primeira estação, chamada Recicle essa ideia, os alunos passarão por um um diagnóstico sócioambiental, depois, terão uma breve introdução sobre reciclagem, ressignificação do resíduo sólido e a importância do consumo consciente. “Por meio da educação, podemos formar cidadãos mais conscientes e engajados, que possam realmente ser agentes de transformação dentro das suas casas e comunidades. Essa é a nossa missão”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Na segunda estação, chamada Ressignificar, os alunos serão convidados a analisar  vários itens que, normalmente, são descartados no lixo e a partir deles, criar brinquedos e objetos de uso diário. Todos os itens usados nessa oficina serão trazidos pelos alunos.

Ao término da atividade, eles serão encaminhados para a próxima estação, onde vão conhecer sobre a vida terrestre e marinha e depois, poderão  confeccionar esculturas de seu animal favorito ou pintar um quadro expressando o aprendizado sobre o tema.
 
A estação 4 é chamada Jogo do Clima, onde os facilitadores apresentam um grande tabuleiro e os alunos são as peças. O jogo envolve temas climáticos e os os alunos são estimulados a trazerem ideias simples que podem contribuir para a contenção da mudança climática.
 
No encerramento do circuito, é apresentada uma oficina teatral interativa com a peça “Reciclando Ideias'', onde são abordados todos os conceitos aprendidos e a dinâmica se dá com a participação dos alunos.
 
O projeto ECOARTE trabalha quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles, Educação de Qualidade (4), Consumo e Produção Responsáveis (12) e Vida Terrestre (15).
Entre os dias 9 e 12, o projeto vai passar pela Escola Municipal Maria Ermantina Carvalho Tarpani, E.M.E.B. Dr. Alcyr Affonso Leopoldino e  E.M.E.B.Arthur Natalino Deriggi, E.M.E.B Antônio Stella Moruzzi, com circuitos em seis horários diferentes para que todos os alunos possam participar.
 
Para saber mais sobre o programa ECOARTE, acesse: https://ntics.com.br/ecoarte/home
 
Sobre Colgate-Palmolive

A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 95 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão reimaginar um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A marca oferece uma linha completa de produtos que fazem parte da família brasileira em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex® e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills).

A Colgate-Palmolive acredita que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atua em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já beneficiou mais de 73 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3.3 mil funcionários no Brasil, com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP).
 
Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos celebra
20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções
inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
 
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). 
 
Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.
 
A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025. Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp