15/06/2022 às 17h49min - Atualizada em 15/06/2022 às 17h49min

Foi um processo tenso, mas o bom senso prevaleceu

É importante destacar, após a aprovação desse projeto, o esforço dos vários personagens que participaram de todo esse processo Ácidas da Política

Conforme adiantamos aqui na coluna da última sexta-feira, a Prefeitura Municipal encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei aplicando mais 6% de reajuste nos salários dos servidores municipais.  Este percentual é referente às perdas que a categoria teve com o fim do prêmio-assiduidade e 14º salário, que foram extintos após decisão judicial. O projeto foi aprovado na sessão desta terça-feira (14).

No salário de Julho

Serão beneficiados os servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta, incluindo os inativos e pensionistas. Este percentual dos 6% passa a ser aplicado sobre o valor dos salários vigentes em junho de 2022.

Os personagens

É importante destacar, após a aprovação desse projeto, o esforço dos vários personagens que participaram de todo esse processo. O SINDSPAM, a comissão de servidores, os servidores que participaram das assembleias, os vereadores e claro o prefeito Airton Garcia que honrou com o compromisso público em devolver a reserva financeira criada desde que uma ação judicial suspendeu o pagamento dos benefícios, como reposição em percentual nos salários dos servidores.

22 de março

Outro ponto de destaque também é a atitude de todos os 21 vereadores que no dia 22 de março, paralisaram a sessão, se dirigiram até o Paço Municipal e pediram para que a Administração reabrisse a negociação com o SINDSPAM, que naquela altura estava emperrada.

O maior do Brasil

Enfim quem ganha com isso são os servidores municipais, afinal somando os 18% aprovados na assembleia da categoria e os 6% aprovados ontem, conquistam aí 24%, um dos maiores reajustes de servidores do Brasil.

Acordo GM

Outro avanço ocorrido nesta terça-feira foi que os GMs aprovaram em assembleia o Acordo de Compensação de Jornada de Trabalho dos Guardas Municipais, apresentado pela Prefeitura Municipal. O último acordo venceu em abril de 2021 e durante todo este período, a categoria, o SINDSPAM e a Prefeitura travaram uma negociação com o objetivo de obter um novo acordo.

Acordo GM II

Os GMs com o novo acordo passam a receber 40% de risco de vida que antes eram 30%, com a possibilidade de mais 10% entre janeiro e março de 2023 se o estudo de impacto permitir.

Escala 12x36

Outro ponto a destacar é que o acordo também regulariza o regime 12x36 e que todos os acordos individuais poderão ser revogados. O acordo vigorará pelo período de dois anos, iniciando-se em 10 de junho 2022 e expirando em 31 de maio de 2024.

Fluindo

É impressão, mas parece que com a saída da Dr. Helena Antunes, algumas coisas que estavam “travadas” no primeiro andar do Paço, começaram a andar? É só uma pergunta.

Whatsapp direto

O vereador Roselei Françoso esta semana manteve contato direto com o Secretario Estadual da Saúde Jean Gorinchteyn, para tratar das questões dos leitos de UTI COVID-19 da Santa Casa. Com o aumento dos casos na cidade, os leitos disponíveis passaram a ser alvo de preocupação. Esta semana inclusive 100% dos leitos chegaram a ser ocupados por pacientes com COVID.

Whatsapp direto II

Representantes do DRS III foram acionados pelo secretário e estiveram na Santa Casa onde foram tratadas as questões dos leitos, plano B e ainda as cirurgias eletivas do mutirão, da participação do município com a terceira tabela, tudo muito bem alinhado. A ideia é realizar mutirões à noite também.

Whatsapp direto III

Esse canal diretor de Roselei com o secretário estadual é muito bom para a cidade, pois pula todo aquele famoso e cansativo processo burocrático.

Tranquila, mas...

A sessão da Câmara desta terça-feira foi tranquila, sem muitas polêmicas. Um assunto que tomou conta das discussões foi a avaliação das primeiras semanas de trabalho da nova secretária de Saúde Denise Martins.

Boa vontade

Bruno Zancheta afirmou que vê boa vontade na secretária de Saúde, mas pediu liberdade e independência para que ela possa exercer sua função. "O que eu pude perceber da Denise, além de muita competência, é muita vontade. Precisamos ver se ela vai ter suporte para trabalhar, se vai ter tempo para trabalhar e se vão deixar. Vai ter ingerência? Alguma pessoa vai intervir na secretaria dela, assim como já vimos em alguns casos? Vamos ver se ela terá liberdade. Espero que sim", comentou na tribuna.

Cobrou resultados

Já o vereador Djalma Nery (PSOL) cobrou resultados da secretária, ele disse que não viu ainda trabalho no sentido a dar organização à pasta da saúde. Bom nesse ponto ele tem razão, a rede ainda está uma bagunça.

Difícil

Enfim precisamos esperar mais um pouco, mas para quem não está precisando usar da rede pública até que é possível “esperar” e para que esteja precisando?

E começou

Alguns vereadores de São Carlos, que vivem dizendo que a política de São Carlos tem de ser unida, que devemos eleger deputados da nossa cidade, blá, blá e blá! Pois bem, eles estão trazendo, recepcionando e promovendo diversos candidatos de “fora”. A tietagem tá geral. É só acompanhar as redes sociais das excelências.

Uma dúvida

A Prefeitura soltou uma portaria em janeiro (Portaria nº 24 de 14 de Janeiro de 2022) dizendo que os servidores teriam que compensar os postos facultativos. Só que esqueceram que tem a Lei Municipal 14.425/08 que obriga o município a pagar 100% de horas extras nos pontos facultativos.

Uma dúvida II

Entende- se que se compensar, ou seja, se trabalhar deve-se pagar. A dúvida é: Se todos os 5,1 mil servidores compensar, todos terão direito as horas extras? Ou será que o município vai sofrer mais uma ação?

Bom feriadão a todos

Procure ser o artista da sua vida, nunca dê tintas e pincéis pra que outros pintem a sua história! Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp