10/06/2022 às 17h18min - Atualizada em 10/06/2022 às 17h18min

Foi a primeira e daqui para frente como vai ser?

Criada no final do ano de 2001 a GM nasceu com uma filosofia totalmente diferente do que preconiza nos dias e hoje Ácidas da Política

O assunto nesta sexta-feira (10) sem dúvida está sendo a primeira ocorrência de resistência seguida de morte da Guarda Municipal de São Carlos. Não queremos aqui na coluna analisar a ocorrência, afinal infelizmente neste mundo do crime esses acontecimentos fazem parte do processo de segurança pública. Pelo que foi passado o GM em questão fez o que tinha para fazer naquele momento, um local ermo, pouca luminosidade e com um oponente a sua frente com duas facas em punho, não acatando uma ordem legal e sabemos lá mais o que. Só quem está ou esteve em uma situação como essa, sabe o qual difícil é o momento.

Vamos para 2001

Mas o que queremos descrever aqui é o que acontecerá daqui para frente. Criada no final do ano de 2001 a nossa Guarda Municipal começou os primeiros passos com uma filosofia totalmente diferente do que preconiza nos dias e hoje.

Outra pegada

Amarrada, desestimulada, sem muitos investimentos e perseguições diversas por algumas pessoas que a comandaram no passado, a GM se transformou com a administração do prefeito Airton Garcia.

A transformação

De “cuidadores” do patrimônio público, a corporação se transformou em uma força auxiliar das policias Civil e Militar. Mesmo estando com o mesmo número de componentes, ela se reestruturou, criou modalidades de policiamento (Canil, Romu, Rural, Maria da Penha) e lógico se armou.

Combate ao crime

O resultado disso tudo a gente já conhece bem. Apreensões diárias de drogas, prisões em flagrante, apoios dos mais diversos tipos a outras instituições e o merecido respeito da população. Afinal os mais velhos sempre comparavam a atual GM com a famosa Guarda Noturna que teve um final lastimável.

Mas nem todos

Acontece que nessa transformação nem todos os agentes da GM adquiriram a “pegada” que todo PM tem desde o seu primeiro dia de escola de formação. Talvez hoje a corporação tenha uns 30% da sua tropa com como se diz na PM “Sangue nos Olhos”, isto é, espertos, dispostos e atentos  para combater a criminalidade. Parte da tropa se pudesse estaria do jeitinho que a corporação era antes da gestão Airton. Mas isso é uma viagem sem volta. A tendência agora é só crescer e aumentar suas modalidades de policiamento e lógico efetivo.

Olhos tortos

Porém se de um lado a GM hoje tem o respeito da população, ela passou a ser vista com olhos tortos pelos criminosos, como hoje ocorre com a Polícia Militar. E claro que com essa primeira resistência seguida de morte o “mundo do crime” vai ficar mais ligeiro com os agentes da GM.

Estrutura paralela

Sabemos que os GMs passam por constantes treinamentos e cursos, mas somente isso basta? Acreditamos que não. Já que a nossa GM a exemplo de outras Guardas Municipais se tornou uma força auxiliar das policias se faz necessário criar uma estrutura paralela para acompanhar, orientar e dar suporte (jurídico, psicológico entre outros) a esses valorosos profissionais que deixam seus lares e familiares sem saber como irão voltar.

Não é eterno

Diferente da Polícia Militar que tem vida própria, independente de quem governa o Estado, mas e a nossa Guarda Municipal? O competente coronel Samir Gardini não ficará a frente dela para sempre, por isso se faz necessário criar essa estrutura de apoio aos GMs. Até acreditamos que já tenha um trabalho neste sentido, mas com esse episódio o processo tem de acelerar daqui para frente. Que Deus os acompanhem pois a missão é árdua.

Olha os 6%

A Prefeitura de São Carlos deverá mesmo conceder um novo reajuste de 6% para os servidores públicos municipais. O percentual é referente às perdas com o fim do prêmio-assiduidade e 14º salário, que foram extintos após decisão judicial. Além disso, a jornada da Guarda Municipal também passará a ser na escala 12×36. Um projeto de lei contendo o reajuste deverá ser encaminhado à Câmara Municipal ainda nesta sexta-feira (10), para ser votado na próxima sessão ordinária do Legislativo.

O maior do Brasil

Somando os 18% com os 6% que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal, o funcionalismo municipal conquistará 24% de reajuste, sem dúvida um dos maiores, se não for o maior do Brasil. E quem conseguiu esse índice de data base? SINDSPAM. Méritos para o sindicato da categoria que não parou um minuto para garantir essa conquista a todos.

Reclamam de tudo

Lógico que sempre tem aquele que reclamar de tudo e não ficou contente, acha que teria de ser mais. Para esses se derem 100%, irão também reclamar. Alias tem servidor que reclama de tudo.

Atendimento zero

Falando em servidor, surgem reclamações dos munícipes quase diárias de alguns que atendem pacientes nas UPAs da cidade, além de não darem bola para o problema, as vezes ficam dando risadas, sem se importarem com a dor de quem procura atendimento. Postura no trabalho é bom, não acham?

Que falta de articulação

O ex-vereador e pré candidato a deputado estadual Julio Cesar, divulgou em suas redes sociais uma situação um tanto embaraçosa e desnecessária por parte de algumas cabeças pensantes do Paço Municipal.

Não pode

Através de uma parceria dele com o Deputado Motta foi conquistado recursos (R$ 250 mil) para uma nova viatura para o SAMU. Porém nesta quinta-feira havia agendado uma reunião dele com a Secretária de Saúde de São Carlos Denise Martins, juntamente com o vereador Bruno Zancheta.

Não pode II

Sabe como é né, época de eleições, busca de votos é sempre bom fazer umas fotos para mostrar as conquista e agradar o eleitorado. Porém Julio disse que Denise teria recebido uma ordem de superiores pra não atende-lo, apenas atender o vereador Bruno.

É cada uma

Desnecessário esse comportamento não acham. Tanta gente visita o paço, faz fotos com interesses eleitoreiros, qual o problema do Julio fazer isso? É importante frisar que se tem algum pré-candidato com chances de ganhar uma cadeira no Legislativo Paulista é ele. Nas eleições passadas, ele bateu na trave.

Em campanha

Em quem visitou São Carlos nesta quinta-feira foi o pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad.  Acompanhado de lideranças do partido na cidade, como os ex-prefeitos Newton Lima e Oswaldo Barba, ele concedeu entrevistas nas rádios Jovem Pan e CBN e participou de duas reuniões na USP e UFSCar. De acordo com Haddad, o objetivo da visita é sempre recolher sugestões para incorporar no Plano de Governo que será apresentado em agosto.

Comemorou

“Estamos muito animados com o que estamos ouvindo. O clima de mudança é muito bom. E mudança com segurança, responsabilidade, propostas concretas. Estou muito satisfeito com a receptividade”, disse Haddad em entrevista.

Nas redes sociais

Quem também se manifestou pelas redes sociais foi o ex-prefeito Newton Lima. Ele escreveu: “A visita de Fernando Haddad em São Carlos foi um marco de luta e resistência pela Educação. Nos traz folego e esperança estar em meio a tanta gente que acredita na ciência e no desenvolvimento deste país.  Continuaremos lutando contra o bloqueio das verbas das Universidades e Institutos Federais e da ciência e tecnologia imposto por Bolsonaro, que as desviou para o orçamento secreto e eleitoreiro”.

Bom final de semana

Quando esticamos um pouquinho mais o sorriso, os problemas encolhem. Pense nisso! Fale conosco: [email protected] 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp