09/06/2022 às 13h40min - Atualizada em 09/06/2022 às 13h40min

Edital prevê instalação de “pedágios automáticos” em rodovias do Lote Noroeste

No lote está inserido a rodovia Washington Luís e surpresas poderão surgir durante os 30 anos de validade da concessão Surpresas

Reprodução

A instalação de uma praça de pedágio na rodovia Washington Luís (SP-310) entre São Carlos foi descartada e comemorada em São Carlos, porém a nova concessão de rodovias do Governo do Estado do lote noroeste e que inclui a Washington Luís que será realizada em setembro, poderá trazer algumas surpresas e uma delas poderá mexer no bolso de quem usa esse trecho da rodovia.

Trata da implantação do Sistema de Pagamento Livre – de cobrança 100% automática –, com a eliminação de todas as praças de pedágio, que serão substituídas por pórticos (ou “pedágios automáticos”). O sistema será implantado progressivamente nas rodovias que compõem o Lote Noroeste e poderá utilizar a cobrança por quilômetro rodado.

O sistema faz o cálculo por km rodado da tarifa de cada veículo. Essa informação consta no edital publicado recentemente no site da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), que também prevê uma suposta redução das tarifas em cerca 10% e desconto adicional de 5% para veículos que tenham a TAG (mecanismo de pagamento eletrônico).

Este sistema de cobrança é denominado ponto a ponto e já está em funcionamento em Campinas, onde a concessionária Rota das Bandeiras administra rodovias daquela região e poderá ser implementado entre São Carlos e Araraquara, local que ainda não tem cobrança de tarifa.

Segundo o edital, em 2024 as praças de Jaboticabal e Itápolis serão demolidas para a implantação da chamada cobrança “ponto a ponto”. O pedágio que está em Araraquara teria essa mudança até o ano de 2028, contando 2023 como o primeiro da nova concessão.

A vencedora da licitação assumirá as malhas rodoviárias atualmente operadas pelas concessionárias AB Triângulo do Sol e Tebe. Os 600 quilômetros de estradas abrangem cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323).


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