07/06/2022 às 23h14min - Atualizada em 07/06/2022 às 23h14min

Dia Mundial do Meio Ambiente é tema de palestra para professores e gestores da Rede de Ensino

Para o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Moraes Gaspar, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores Ibaté

Assim como outras importantes datas, o Meio Ambiente também tem seu dia especial, 05 de junho. Esta data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, durante à Conferência de Estocolmo, na Suécia, marcando assim um encontro importante entre vários países na busca da defesa do meio ambiente. 

No Brasil, a partir de 1974, foi iniciado um trabalho específico de preservação do meio ambiente, através da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza. Em razão da modernidade e da praticidade da vida, o lixo tem aumentado e levado a natureza ao caos da poluição e da destruição.

Sabendo de sua importância, a Secretaria de Educação proporcionou aos docentes e gestores da Rede Municipal de Ensino, uma palestra on-line denominada “Meio Ambiente, juntos pela proteção do planeta”, ministrada pela coordenadora Carla Cristina Castanheiro dos Santos, com foco na trajetória histórica da educação ambiental global, resíduos sólidos urbanos/domésticos, geração de resíduos no Brasil e estimativa por habitante e sugestões de ações que visam a mitigação dos impactos de ordem ambiental. 

 Para o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Moraes Gaspar, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores. “O tema será trabalhado no âmbito das escolas municipais de Ibaté, nas diferentes etapas de ensino, conforme orientações da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/99, que orienta a prática integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, sensibilização de pessoas e formação docente. O objetivo é estimular práticas sustentáveis de redução, reutilização e reciclagem de materiais”, salientou. 

O Secretário destacou a importância dos professores e funcionários na conscientização dos alunos em relação ao tema e sobre a relevância da data. “Os docentes e os funcionários são fundamentais na conscientização dos alunos, e fazem isso com maestria. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece destaque, entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia. É necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos”, concluiu. 

As coordenadoras Carla e Rosemary Gaudêncio destacaram a importância da conscientização sobre o Meio Ambiente. “Sabemos que precisamos tomar atitudes em nosso cotidiano para colaborar com o meio ambiente. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas são algumas atitudes que podem fazer a diferença. É muito importante que as crianças desde cedo aprendam e tomem consciência de como ajudar o meio ambiente”, finalizaram as coordenadoras. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp