02/06/2022 às 22h58min - Atualizada em 02/06/2022 às 22h58min

São Carlos participa do encontro brasileiro de Procons

As palestras e os painéis discutidos no encontro possuíam temáticas de absoluta relevância na Defesa do Consumidor Brasileiro Juiz de Fora

A diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortes, participou do Encontro Brasileiro de Procons, realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, na cidade de Juiz de Fora (MG). No evento, que contou com a presença de 121 representantes dos Procons de cidades de 19 estados do Brasil, Juliana foi convidada a fazer uma apresentação com o tema “Empréstimos consignados não solicitados, como combater? ”.

“As palestras e os painéis discutidos no encontro possuíam temáticas de absoluta relevância na Defesa do Consumidor Brasileiro”, enfatizou Juliana.

Temas como a necessidade de fortalecimento dos Procons; Lei Geral de Proteção de Dados, Processo Administrativo; Tutela Administrativa do Consumidor; Procons e novas tecnologias; estruturação de um Procon regional”, entre outros, foram amplamente discutidos. Isabela Maiolino, coordenadora Geral de Normatização ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) foi quem ministrou a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

“Eu e Leonardo Werlang , do Procon Ponta Grossa (PR), falamos sobre esses empréstimos consignados não solicitados, que causam o endividamento de muitos consumidores, principalmente os idosos, uma vez que este tema é uma grande preocupação para todos os Procons, pois em casos de empréstimos fraudulentos sempre envolvem assinaturas falsa  e vazamento de dados”, explicou Juliana Cortes , que também apresentou, na ocasião, algumas sugestões de ações que visam combater essa prática no setor financeiro. “Precisamos do fortalecimento dos Procons para realizar ações de fiscalização em massa, aplicando multas nos bancos e agentes financeiros que insistem em realizar essa prática, além de fomentar a educação ao consumo para os consumidores idosos e com isso evitar essas fraudes”, destacou a diretora do Procon São Carlos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp