01/06/2022 às 21h09min - Atualizada em 01/06/2022 às 21h09min

Maria Butcher faz show no Sesc São Carlos no próximo domingo, às 16h

A apresentação acontece no Galpão do Sesc com entrada grátis no domingo dia 5 de junho às 16h. O ingresso pode ser retirado uma hora antes do espetáculo Boa música

O show, Tropicália Moderna, traz músicas que são releituras desse movimento tão importante para a música brasileira.

A Tropicália foi um movimento artístico-cultural de contestação concentrado entre os anos de 1968 e 1969 e teve grande amplitude, abarcando diferentes tipos de manifestações artísticas, em um cenário em que repressões políticas e quadros autoritários levaram ao uso da alegoria como ferramenta das mais utilizadas para driblar a censura feroz presente naquele período.

O tropicalismo destacou-se como um marco na história da arte brasileira, trouxe discussões políticas e estéticas, resgatou debates e abordagens artísticas iniciadas na Semana de Arte Moderna de 1922.

Pode-se sintetizar que o movimento foi uma tentativa de reinterpretar o Brasil, seus valores, símbolos, heróis e temas negligenciados, e ao mesmo tempo, sob a ideia de atualização, incorporar elementos que vinham de fora, mas de forma antropofágica, devolver ao exterior uma versão artística genuinamente brasileira.

Para esse show do Sesc, a cantora Maria Butcher traz para os amantes da Tropicália, sua interpretação em diversas canções de artistas consagrados desse grande movimento da música nacional.

E para os iniciantes ao Tropicalismo será uma maneira de conhecer esse importante movimento e ouvirem os sons do famoso álbum, “Tropicália ou Panis Et Circensis”, considerado uma espécie de manifesto musical do Movimento, e que foi lançado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Capinam, Tom Zé, Nara Leão, Gal Costa, Os Mutantes e Rogério Duprat, em 1968. A obra trouxe uma mescla de Música Popular Brasileira, Rock’n Roll, o Concretismo e a Cultura Pop.

Serviço:

Data: 5 de junho, domingo.

Horário: 16h.

Ingressos: Grátis. Retirada limitada a 1 ingresso por pessoa, com 1h de antecedência. Lugares limitados. Livre

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp