31/05/2022 às 13h40min - Atualizada em 31/05/2022 às 13h40min

UFSCar recebe mais de 14 mil estudantes para o período letivo de 2022

Este é um importante momento para a UFSCar e para a sua comunidade, que volta a ocupar os espaços dos campi Atividades

A UFSCar recebe nesta segunda-feira (30/5) mais de 14 mil estudantes de graduação, sendo 2.234 calouros 2022, para o início das aulas do calendário acadêmico de 2022 que, após dois anos entre atividades remotas e híbridas, retorna ao formato presencial em sua totalidade em seus quatro campi (São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino). 

Neste importante e esperado momento para a UFSCar, também é ampliado o retorno dos 4.419 estudantes dos cursos de pós-graduação, que possuem calendário acadêmico diferenciado por curso, e dos 2.241 servidores docentes e técnico-administrativos. 

"Este é um importante momento para a UFSCar e para a sua comunidade, que volta a ocupar os espaços dos campi para a realização de suas atividades. É uma alegria receber os estudantes, que poderão aproveitar todas as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão que a UFSCar oferece e vivenciar a vida nos campi novamente, após termos nos preparado para que esse retorno pudesse ocorrer de forma segura para todos e todas", celebra a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, que gravou uma mensagem de boas-vindas à comunidade universitária. Confira!

Para acolher e receber seus estudantes, acontece nesta semana a Calourada, com uma programação específica para cada campus, voltada não somente aos ingressantes de 2022, como também para os de 2021 e 2020, que realizaram os primeiros anos de graduação no formato do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE).

A programação da Calourada contou com uma etapa virtual, realizada na semana passada, com rodas de conversa com os estudantes sobre "Cuidados com a saúde e a vida universitária: um retorno seguro e saudável", "Redução de danos e combate às violências nas festas universitárias" e "As possibilidades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária a partir das experiências estudantis". Para esta semana, estão previstas atividades organizadas pelas coordenações de curso e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), para integrar os estudantes de graduação à vida acadêmica e à rotina universitária.

A partir do vestibular indígena, que pela primeira vez foi unificado com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a UFSCar dá as boas-vindas a 100 novos estudantes indígenas, que se somam aos mais de 400 estudantes de 51 diferentes povos indígenas matriculados nos cursos de graduação.

Para recebê-los, as pró-reitorias de Graduação (ProGrad) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e o Centro de Culturas Indígenas (CCI) realizaram nas duas últimas semanas uma programação especial de acolhimento que incluiu orientações sobre as iniciativas de atenção à Saúde e de assistência e permanência estudantil.

Diversas atividades de pesquisa, ensino e administrativas já estavam ocorrendo na UFSCar desde meados de 2020 e foram sendo ampliadas, conforme as diretrizes do plano de enfrentamento à pandemia da Covid-19 da UFSCar, implementado pela atual gestão da Administração Superior da UFSCar, em 2021, a partir de um modelo centrado na construção coletiva para a tomada de decisões pela atuação do ConsUni. 

Além de definir as diretrizes do retorno escalonado e seguro para a comunidade universitária, o plano conta com uma estratégia de vigilância epidemiológica ativa e participativa e medidas de biossegurança, como uso de máscara e apresentação do comprovante vacinal.

A Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, que também é Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), evidencia que a preocupação sempre foi de preservar a saúde e segurança da comunidade, e que cada decisão tomada frente à pandemia da Covid-19 foi coletivamente debatida e deliberada, levando em consideração os dados científicos e o cenário pandêmico. 

"Ao longo desse período, adaptamos os espaços físicos, dentro das possibilidades orçamentárias, e investimos na compra de itens como máscaras, álcool 70% e testes rápidos de Covid-19. Contamos com uma estrutura de vigilância epidemiológica ativa e participativa, que acompanha de perto, através do aplicativo Guardiões da Saúde, o estado de saúde da comunidade universitária para que possamos agir prontamente para garantir o controle interno da pandemia e a saúde da nossa comunidade", destaca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp