25/05/2022 às 20h33min - Atualizada em 25/05/2022 às 20h33min

Em menos de 3 meses, Hospital de Ibaté realizou 20.428 atendimentos 100% SUS

Vale destacar que a unidade está em pleno funcionamento 24 horas, 7 dias por semana, ininterruptamente Saúde Pública

O Hospital e Maternidade Municipal de Ibaté, que presta atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde) à população ibateense, apresentou nesta quarta-feira, 25 de maio, um balanço dos atendimentos realizados pela unidade de saúde.

Em quase três meses (março-abril-maio) foram realizados 20.428 (vinte mil, quatrocentos e vinte e oito) atendimentos somente no pronto-atendimento do Hospital, onde o paciente passa por uma triagem para verificar sinais vitais (temperatura, oxigenação, pressão arterial, peso, estatura e principais queixas). Após esse pré-atendimento, ele é encaminhado ao consultório médico, sempre priorizando os casos mais graves, idosos, crianças e gestantes.

Vale destacar que a unidade está em pleno funcionamento 24 horas, 7 dias por semana, ininterruptamente, com atendimentos de urgência e emergência para toda a comunidade, inclusive, com internações e cirurgias de pequena e média complexidade.

Nestas últimas semanas, os casos de Dengue no município cresceram bastante e, nos últimos dias, pacientes com sintomas gripas (Covid-19) também aumentaram a fila de atendimento médico hospitalar. “Esses últimos meses têm sido de intenso trabalho e desafios”, contou a secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.

Elaine ressalta que o Hospital de Ibaté possui uma equipe especializada composta por 4 médicos (que trabalham em dupla em plantão de 12h), 11 enfermeiros, 35 auxiliares de enfermagem, 8 recepcionistas, 1 nutricionista, 1 farmacêutico, 2 auxiliares de farmácia, 5 técnicos de raio-x, 1 técnico de gesso, 14 na equipe de limpeza, e a vice-prefeita Ivani Almeida da Silva vai completar essa equipe para procurar a excelência no atendimento.

“Todos têm se dedicado ao máximo por cada cidadão que busca atendimento hospitalar. Infelizmente, uma certa parcela da população prefere utilizardas redes sociais para criticar o atendimento do nosso hospital, que é realizado por esses profissionais, ou seja, por pessoas. Sabemos que falhas acontecem, mas sempre que a gente toma conhecimento, procuramos apurar e saber o que de fato aconteceu e tomar todas as medidas cabíveis”, destacou Elaine. “O que não podemos é generalizar, afinal, todos os cidadãos que procuram por atendimento no hospital, são atendidos e ninguém fica sem ser medicado”, completou.

Elaine lembra que quando ocorre demora no atendimento é por conta de casos mais graves que estão sendo atendidos pelos profissionais. “Até em hospitais de excelência, esses de planos privados, esses fatos acontecem. As unidades de urgência e emergência são obrigadas a priorizarem casos mais graves. Recentemente, vimos hospital particular de São Carlos, com mais de 3:30 horas de espera por atendimento médico. Com a crescente no atendimento, isso é normal nos dias de hoje”, afirmou.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, ressalta que a prefeitura sempre investiu mais do que o dobro daquilo que a lei exige que seja investido na área da Saúde. “Sempre priorizamos a Saúde. Cada cidadão pode entrar no Portal da Transparência e ver que Ibaté investe quase 40% na saúde”, afirmou.

O prefeito destaca que, atualmente,o cidadão ibateense conta com a Ouvidoria Pública Municipal, criada para facilitar a comunicação entre o Poder Público e a população, recebendo denúncias, reclamações, solicitações de providência por parte da Administração Municipal e representações sobre atos irregulares ou que violem os direitos individuais ou coletivos, praticados por servidores da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

“Se não está sendo bem tratado, reclame no telefone 3343-9800, ramal 2099, por [email protected] ou pelo site da prefeitura [www.ibate.sp.gov.br/ouvidoria]. Só ficar postando nas redes sociais não adianta. A população pode entrar em contato com a nossa Ouvidoria Municipal e nos ajudar a seguir melhorado o atendimento da saúde em nossa cidade”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp