24/05/2022 às 18h49min - Atualizada em 24/05/2022 às 18h49min

Projeto inédito vai mapear edifícios históricos de São Carlos que possuem influência italiana

Parceria entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, a Sapienza Università di Roma e a Fundação Pró-Memória vai promover a captura de dados de edifícios na cidade e gerar modelos tridimensionais Projeto inédito

Wikimedia Commons

Um projeto inédito de documentação de edifícios históricos de São Carlos que possuem influência italiana será realizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em parceria com a Sapienza Università di Roma e a Fundação Pró-Memória. As instituições realizaram uma série de atividades conjuntas neste mês de maio com o objetivo de fortalecer o acordo de cooperação internacional que o IAU possui com a universidade italiana desde 2019.

A parceria já resultou na criação da disciplina Tópicos Especiais: Análise e documentação do patrimônio cultural: processos híbridos de representação, oferecida no Programa de Pós-Graduação do instituto. Com a participação dos professores Alfonso Ippolito e Simone Vizioli, ambos do IAU, as pesquisadoras italianas Martina Attenni e Marika Griffo utilizaram um laser scanner trazido da Itália para capturar dados dos edifícios e gerar, com riqueza de detalhes, modelos tridimensionais, com intuito de documentação e comunicação do patrimônio.

Segundo Ippolito, o projeto foi motivado pela influência italiana em diversos patrimônios arquitetônicos do Estado de São Paulo. No caso de São Carlos, muitos imigrantes italianos vieram para o município paulista, inclusive operários e mestres de obras, que passaram a replicar características da arquitetura de seu país de origem na cidade. “O nosso interesse com o projeto é verificar a influência italiana na arquitetura italiana presente em São Carlos. Nossa metodologia é precisa e vai nos permitir obter, de forma científica, um modelo tridimensional dos patrimônios levantados”, afirma.

Ainda segundo o professor do IAU, a ideia é realizar um estudo dos edifícios ecléticos, sistematizando e catalogando obras para diversos fins, entre eles, uma publicação documental. Na visita, ele pôde coletar os dados internos e externos de duas construções históricas da cidade: a Estação Ferroviária e o Palacete Bento Carlos. Além desses edifícios, os pesquisadores também realizaram mapeamentos externos de outras localidades previamente selecionadas pela Fundação Pró-Memória.

Encontro entre as equipes do IAU-USP e da Universitá di Roma – Foto: Divulgação/IAU

A vinda da equipe italiana vai muito além do uso do laser scanner. A ideia é, a partir da troca de conhecimentos, absorver a metodologia empregada na pesquisa. “A ideia é aprender todo o processo onde esse equipamento está inserido. Tudo começa com o estudo da cultura, da história, do edifício e da evolução urbana, passando pela aquisição de dados por meio de fotografia e do laser scanner, além da análise dos mesmos. Dessa forma, conseguimos oferecer uma comunicação muito mais moderna, didática e adequada para a sociedade, profissionais da área e para a academia”, destaca a professora Simone.

Scanner de documentação tridimensional – Foto: Divulgação/IAU

Para ela, o trabalho em desenvolvimento possui grande relevância para São Carlos. “Esses estudos são inovadores do ponto de vista da documentação científica para conservação e memória patrimonial, além da acessibilidade à informação.”

A cooperação internacional entre o IAU e a Sapienza já gerou uma dissertação de mestrado na Itália, elaborada pela aluna Giulia Lufarelli – orientada pelo professor Ippolito e co-orientada por Simone, cujo objeto de estudo era justamente São Carlos. Por meio da pesquisa, foi criado um site e realizada a musealização do espaço de alguns edifícios.

No dia 20 de maio, ocorreu o encerramento da disciplina de Análise e Documentação do Patrimônio Cultural e também foi o último dia da exposição Piazze di Roma, com o tema das praças de Roma, abordando a Capranica e a Piazza di Pietra.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp