23/05/2022 às 18h35min - Atualizada em 23/05/2022 às 18h35min

Azuaite enaltece os 34 anos do SUS: “Maior revolução na saúde do país”

Antes da criação do SUS, apenas os que tinham registro em carteira tinham direito a algum tipo de assistência. Saúde

O vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) destacou que a recente comemoração dos 34 anos de criação do SUS, é evento importante para todos os brasileiros porque, instituído pela Constituição de 1988, o Sistema único de Saúde representa a maior revolução na saúde do país em toda a história.

“Não fosse o SUS, não teríamos a estrutura vacinal que temos, não teríamos enfrentado de maneira competente, apesar dos pesares, a pandemia de Covid-19, para citar um desafio entre tantos que foram alvos de campanhas lideradas e sustentadas pelo SUS”, afirmou Azuaite durante pronunciamento na sessão da Câmara Municipal.

Ele enfatizou ser preciso que “os brasileiros estejam sempre atentos para fiscalizar o sistema de saúde, sim, mas também para aplaudir e apoiar aqueles heróis muitas vezes anônimos que perfilam no exército da boa vontade, da solidariedade e da competência; o exército que não mata, mas que salva vidas”.

O parlamentar, ao lembrar que 17 de maio de 1988 marcou a decisão de efetivamente criar o SUS no âmbito da Assembleia Nacional Constituinte, recordou o empenho dos cientistas da Fiocruz “que lutaram bravamente para que tivéssemos um sistema único de saúde no país, entre eles Sérgio Arouca, Eduardo Jorge e José Gomes Temporão, fundamentais nessa luta no passado”.

Antes da criação do SUS, apenas os que tinham registro em carteira tinham direito a algum tipo de assistência. Atualmente, o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente desse sistema, para qualquer atendimento de saúde. O SUS é uma das poucas instituições brasileiras, além dos símbolos pátrios e da moeda nacional, presente nos 5.570 municípios e no Distrito Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp