20/05/2022 às 14h49min - Atualizada em 20/05/2022 às 14h49min

Qual a diferença da pública para a particular?

Relatório aponta que 12 unidades municipais de ensino que foram vistoriadas não tinham o AVCB Ácidas da Política

A notícia divulgada pela EPTV em relação a regularização de escolas municipais que estão sem auto de vistoria dos bombeiros (AVCB) e com problemas estruturais e de manutenção, sob pena de multa é estarrecedora. Mais uma né vindo da área da Educação.

Liminar

A Promotoria de Justiça de São Carlos entrou com um pedido de liminar, na quarta-feira (18), para que a prefeitura seja obrigada a cumprir prazos para regularização dessa situação. Um relatório aponta que 12 unidades que foram vistoriadas não tinham o AVCB e algumas possuem problemas como telhas quebradas, infestação de cupins, infiltrações e parte elétrica precária

As vistorias

Segundo o MP, os bombeiros informaram à promotoria que realizaram vistorias e confirmaram a situação irregular das unidades escolares e assinalaram prazos que vão do dia 20/08/2022 até o dia 01/11/2022 para que seja providenciada a regularização.

Só isso?

Dentre as infrações detectadas, estão: brigada de incêndio ou bombeiro civil inexistente; sistema de alarme de incêndio inexistente ou inoperante; sistema de hidrantes ou   mangotinhos inoperante; armazenamento e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP) em desconformidade com a legislação; saída de emergência deficiente; sistema de iluminação de emergência inoperante ou deficiente; sinalização de emergência deficiente; sistema de extintores de incêndio deficiente e instalações elétricas prediais em desconformidade com a legislação. Ufá!

As 12 escolas

As escolas apontadas no relatório são as seguintes: CEMEI Bruno Panhoca, Carmelita da Rocha Ramalho, Dário Rodrigues, Dom Rui Serra, José Marrara, Julien Fauvel, Pedro Pucci, Vicente Botta, Walter Blanco, EMEB Afonso Fioca Vitali (CAIC), Antônio Stella Moruzzi e Arthur Natalino Deriggi.

“Incompreensível”

A reportagem da EPTV cita ainda que o MP destacou que é “incompreensível, porém, que a Prefeitura Municipal sequer tenha realizado vistorias em todas as 46 unidades escolares de grande porte para avaliar os riscos de cada edificação e, assim, detectar medidas que seriam importantes para reduzir a probabilidade de incidentes nos próximos 3 anos, enquanto os projetos não forem executados em cada escola".

O que diz a prefeitura

Sobre a regularização das Unidades Escolares junto ao Corpo de Bombeiros para o obtenção de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), informou que a Secretaria da Educação está tomando as medidas, como contratação de empresa terceirizada para a realização dos serviços de levantamento de dados, necessidades de serviços a serem executados, incluindo material pra a obtenção para atender o que é determinado pelo regulamento de segurança da corporação.

É sempre assim

Toda vez que é pressionada a Secretaria tem uma desculpa. Gente do céu o que esse povo ficou fazendo em dois anos de pandemia para deixar a estrutura da Educação no mais completo abandono?

Qual a diferença

Agora gostaríamos aqui de saber qual é a diferença da escola pública e particular. Os empresários que trabalham com educação na cidade, tem de seguir a legislação direitinho se não nem conseguem abrir suas portas. Já o poder público faz o que quer.

E não é só escolas

Outros prédios públicos funcionam da mesma forma, sem projeto, sem alvará, condições precárias e por aí vai. O Corpo de Bombeiros não vê isso não? Ou precisa ser provocado pelo MP por exemplo para agir e elaborar laudos.

Até quando?

Sim, até quando a iniciativa privada terá um tratamento “duro e firme” por parte das autoridades e o poder público fazer o que bem entende do jeito que quer? Aí quando acontece acidentes e as vezes até tragédia, fica aquele jogo de empurra de lá pra cá e de cá pra lá. Vergonha!

Fumacê

O vereador Ubirajara Teixeira, Bira, solicitou via requerimento que a Prefeitura Municipal providencie a pulverização ou fumacê, em toda a cidade, em combate a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o representante do legislativo, a solicitação foi motivada depois de pedidos dos munícipes, que estão com medo de contrair a doença.

Não para de subir

Passou da hora da Prefeitura tomar essa atitude, afinal os números não param de crescer na cidade. No último boletim divulgado na última terça-feira, tínhamos registradas em São Carlos 1.422 notificações, com 763 casos positivos de Dengue, sendo 723 autóctones e 40 importados com 1 morte.

Uma ideia

Falando em Dengue é notório que em imóveis de pessoas de maior poder aquisitivo, os agentes encontram algumas dificuldades em algumas regiões da cidade. É comum nesta época as denúncias de piscinas abandonadas em imóveis desocupados e outros problemas. A desculpa é sempre a mesma. Não tem como entrar no imóvel.

Drones

A “Capital da Tecnologia” bem que podia empregar um drone nesse tipo de fiscalização. Esses equipamentos hoje sobrevoam em qualquer lugar e é de fácil operação. A Prefeitura já usa esse recurso, mas para fazer propagandas como mostrar as ruas iluminadas, obras em andamento etc...

Reforço não acham?

Seria interessante em adquirir um equipamento deste, treinar dois ou três servidores e nos dias de mutirões, realizar um monitoramento aéreo na área visita. Lançada a ideia.

29

E na quarta-feira Prefeitura Municipal de São Carlos e o Governo do Estado de São Paulo iniciaram a recuperação da Estrada do 29 a Vicinal Guilherme Scatena em toda sua extensão de 12 km.

R$ 7 milhões

Segundo o cronograma das obras, os primeiros 4 quilômetros iniciais, da UFSCAR até a Embrapa será feito a retirada de todo pavimento e depois uma nova recomposição. O restante será recapeada integralmente, com sinalização horizontal e vertical. A obra será realizada pela empresa Bandeirantes Engenharia e Comércio e faz parte do Programa Pró Vicinais do Estado. O Investimentos é de cerca de R$ 7 milhões.

Bom relacionamento

Esta é mais uma obra conquistada junto ao Governo do Estado graças à boa relação que o prefeito Airton Garcia e seu chefe de gabinete Carneirinho, mantém com o Palácio dos Bandeirantes.

Parabéns

E hoje é aniversário do nosso amigo desde a época de Paulino Carlos e vereador Marquinho Amaral. Parabéns, muita paz, saúde, felicidades e muito trabalho pela frente. A festa vai ser onde? Já combinou com o presidente do SINDSPAM, Adail? Abraços.

SITS

A vereadora Raquel Auxiliadora esteve esta semana visitando o SITS (Serviço Integrado de Transporte Sanitário). Esse serviço é responsável pelo transporte sanitário no município, como todos os outros setores públicos da nossa cidade e segundo a vereadora, enfrenta um grande problema: a terceirização.

85 %

“O cenário que nos foi apresentado é de 85% de trabalhadores terceirizados no SITS. O descaso com o público, com aquilo que é de todos é assustador no governo Airton Garcia. Além disso, as condições das instalações também é precária. Mofo, infiltração, falta de local adequado para almoço e higiene dos funcionários”, reclamou a parlamentar.

Lascou

Raquel ainda escreveu na sua rede social: “O governo Airton Garcia parece estar seguindo uma receita: não realiza nenhuma manutenção em prédios públicos, não contrata servidores, sucateia o serviço público e vende a solução mágica: a terceirização”. A impressão que dá é essa mesma, uma pena!

Não é novidade

Ainda falando da vereadora Raquel, na sexta passada ela também esteve na UPA Aracy e o que ela encontrou por lá? Aquilo que todo mundo já sabe e ninguém faz nada: Falta de profissionais, falta de insumos básicos como gaze e esparadrapo, condições estruturais péssimas, muito mofo, muita infiltração, acomodações para descanso da equipe em condições insalubres e por aí vai.

Não é novidade

Enquanto isso a Secretaria de Saúde segue a dois meses sem um secretário e entregue a toda sorte do mundo. Triste isso.

Maestro

A entrevista do ex-prefeito e maestro Paulo Altomani no jornal da Joven Pan São Carlos esta semana foi simplesmente hilária! Como as pessoas esquecem das coisas fáceis, inclusive ele!

Raio-X

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, protocolou requerimento solicitando informações junto a Secretaria da Saúde, sobre o quadro de profissionais lotados nas unidades do município.

Raio-X II

Entre os vários questionamentos estão sobre a quantidade de servidores concursados atuando em cada UPA, SAMU e SITS. Qual quantitativo de profissionais que são da empresa OMESC por plantão e qual a categoria dos mesmos, e em que unidade de saúde estão alocados e qual quantitativo de profissionais da saúde afastados por INSS e/ ou aposentados por invalidez?

Raio-X III

No total o documento tem 22 questionamentos sobre a situação da saúde municipal. Essas respostas iremos ficar em cima, pois é de interesse de toda a coletividade. É um verdadeiro raio-x da saúde. Se irão responder a contento aí já é outra história.

Bom final de semana

Quem abandona o cultivo de si mesmo permite que o matagal de suas imperfeições tome conta de sua alma! (Chico Xavier). Fale conosco: [email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp